O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

186

Interpellação. O ti m que eu tive em v i á ta interpel-lando o Sr. Ministro, foi tranquilizar de algum rnndo as pessoas irvteressadas neste negocio; e qualquer palavra qne S. Kx.tt de'sse, podia pcoduzir um effeito- f.», voravel: fia toda a diligencia para que se dissesse alguma cousa a este respeito, para destruir o m ao e fiei to que pód«J produx;ir na Figwira n kiéa de se querer rescindir o contracto.

O Sr. Ministro do Reino: —Ê a primeira vez que o illustre Deputado rne accusa, com razão, de esquecimento, por que não fiz menção de uma parte muito essencial cia sua Interpellação, a respeito dos pagamentos no Dislrieto da (inania. Kttectiiva mente atrasaram-se os pagamentos dos Funccionarios Públicos rlaquelle Districfo; e escuzo de dizer agora o motivo ; mas affirmo que não foi culpa nem ommissâo da A uctorittade Central, quero dizer, o'rhcsooro Publico? í) um tacto que houve a irregularidade no Districto da Guarda, de que 03 Funecionarios Públicos, pela mnior parte, estiveram atrazados, não vinte *Mim mezes, mas quui-i s< is inezes com relação aos outros Funrcionariois lhe constou tão cedo como o illuslre Deputado pôde suppor; constou-lhe muito depois) mandou duas ofd-ers, e estas rui ò puderam ser satisfeitas; © que acontece muitas vezes ; o Governo teve de esperar que o íbs-sern ; e havendo demora na sua satisfação, viu-so obrigado a acudir a esta falta, e isto está j.:i prevenido. Agora em quanto ás medidas de segurança publica no Disiricto rfo Guarda, não foi necessário ao Go-verno tomar medidas a siinilhante respeito-; porque as Auctoridades locaes tinham já providenciado do melhor modo possível ; e o Governo não fez outra cousa senão ir cm s-eu auxilio reforçamdo as medirias, por cilas tomadas. Parece-rne que o illuslre Deputado se contentará com a resposta, que acabo de olar em nome do Governo á pergunta que lhe dirigiu.

O Sr. Carlos fíenlo: — Mando para a Mesa o seguinte Requerimento; e peço a urgência (Leu).

O Sr. Mello Soares: — A hora deu ; por isso peço a V. Ex.a consulte a Camará se quer que se proro-gue a Ses-suov

D-ccidiu-se negativamente.

Picou portanto para segund® leitura o rtunto do Sr. Carlos Henio

O Sr. liarão de j4l>rifirim:—~Sr. Presidente, eu tenho unicamente a pedir a V. E\-.a que com quanto se desse este incidente pelo qual ficaram adiadas as Interpellaçòes, estas se não julguem adiadas indefi-nida-inenle. Intendo que não se prejudica nada em serem retardadas por alguns dias, mas riem eu, nem os Srs. Deputados, mo parece pré cindem delias (jfpo-ia* dos).

O Sr. Presidente: — A CJamara resolveu ha dia«3 c-]iue se interrompesse a ordem do dia para se tractar das Inteipolla.çò<ís. ser='ser' a='a' tão='tão' de='de' ordcni='ordcni' resoluções='resoluções' consequência='consequência' apoiem-dos='apoiem-dos' eupossa='eupossa' hei='hei' gamara='gamara' por='por' as='as' r-í='r-í' t='t' cupupril-as='cupupril-as' hão='hão' dadas='dadas' exactamente='exactamente' pi='pi' continuar='continuar' da='da' quanto='quanto' _='_'>lo dia ( ^fut-iTífos '.

Agora sobre a ordem do dia, um Sr. Deputado mostrou a necessidade de a Camará se dividir cm Secções amanhã para tractarerr. de um objecto urgente, e que o Sr. Deputado indicou. Attendendo pois a isso, amanhã depois do expediente divide-se a Camará em Secções, as quaes se occupam dos negócios que l lies e?tão sujeitos, e tem rnais a nomear a Gornmissão Especial para a Proposta de Lei que hoje foi declarada urgente. Está levantada a Sessào — tiram i j nutro horcm da tarde.

O 1." REDACTOR,

J. B. CtASTÂO.

N.° 15.

Presidência do Sr. Silva Sunchcn.

CORRESPOfíDENCTA .

Presentes 81 Srs. Deputados.

Abertura. — As 11 horas e meia da manhã.

Acta. — Approvada.

O S'r. Ferrer: — Mando para a M'esa o seguinte

PARECER N.° 36— B — A primeira Coo'misèão oifr V^erificação de Poderes achow conforme o diplowia do Sr. Deputado Thonraa de Aqu-ino de Carvalho, e é d« parecer que seja proclamado DrpwVado da Na^âo! Portugui-za.

Sala da Corn-missão, l'í) de Fevereiro'de 1850,— José Caetano de Campos—T7. Ferrer—António Mana Ribeiro da Conta Holtvcmfin— Leonel Ta-cares Cabral — João de Mcilo' Soares e P'ascon-ccllos.

Foi adrnittido sem discussão,, e seguidamente foi introduzido' na Saiu, com as formalidades do estilo o Sr. Thonmi. de Equino de Carvalho ; prestou j>u-e tomou assento.

UM Orneia do- Ministério d« Reino, enviando o Projecto, que requerei! o Sr. Ferrer, e que o Claustro da Universidade discutiu, sobre a reforma da sua Legislação. — Para a Secretaria.

SEC!UNDA;S LEITURAS.

..-— u Requero por [Mi;rte d» Coin-mi^sSo de Reforma Judirial, qnie o Governo rernctta Í-:ORI urgência a asCa ('amora todos os' Projectos, Re-l-atorios, Consn-!ita'S e mais papeis sobre os- rnelhora-i»vento's que se dev-em fazer' na Rt-forrnn, na Divisão Judicial, e na Ta-Wila..» — /. A. de Freifm.

Foi admittido e a/iprovad<_ p='p' discussão.='discussão.' senv='senv'>