O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

522

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO EM 22 DE FEVEREIRO DE 1864

PRESIDENCIA DO SR. CESARIO AUGUSTO DE AZEVEDO PEREIRA

Secretarios os srs.

Miguel Osorio Cabral

Antonio Eleuterio Dias da Silva

Chamada — Presentes 60 srs. deputados.

Presentes á abertura dar sessão — Os srs. Affonso Botelho, Annibal, Braamcamp, Vidal, Abilio, Ayres de Gouveia, Carlos da Maia, Quaresma, Eleuterio Dias, Brandão, Gouveia Osorio, A. Pinto de Magalhães, Mazziotti, Mello Breyner, Lemos e Napoles, Pinheiro Osorio, A. de Serpa, Barão da Torre, Albuquerque e Amaral, Almeida e Azevedo, Ferreri, Cesario, Cypriano da Costa, Domingos de Barros, Poças Falcão, Bivar, Coelho do Amaral, Fernandes Costa, Ignacio Lopes, Borges Fernandes, F. L. Gomes, F. M: da Costa, F. M. da Cunha, Guilhermino de Barros, Medeiros, Mendes de Carvalho, J. A. de Sousa, Mártens Ferrão, J. J. de Azevedo, Nepomuceno de Macedo, Sepulveda Teixeira, Torres e Almeida, Neutel, Galvão, Infante Pessanha, José Guedes, D. José de Alarcão, Costa e Silva, Frasão, Sieuve de Menezes, Menezes Toste, José de Moraes, Oliveira Baptista, Julio do Carvalhal, Camara Falcão, Alves do Rio, Manuel Firmino, Sousa Junior, Pereira Dias, Miguel Osorio, Modesto Borges, R. Lobo d'Avila, Simão de Almeida e Thomás Ribeiro.

Entraram durante a sessão — Os srs. Garcia de Lima, A. B. Ferreira, Sá Nogueira, Correia Caldeira, Gonçalves de Freitas, Ferreira Pontes, Seixas, Arrobas, Pereira da Cunha, Pinto de Albuquerque, Magalhães Aguiar, A. V. Peixoto, Zeferino Rodrigues, Barão das Lages, Barão de Santos, Freitas Soares, Beirão, Carlos Bento, Cyrillo Machado, Claudio Nunes, Fernando de Magalhães, Fortunato de Mello, Barroso, Gaspar Pereira, Gaspar Teixeira, Henrique de Castro, Blanc, Silveira da Mota, Sant'Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, João Chrysostomo, J. da Costa Xavier, Aragão Mascarenhas, Joaquim Cabral, J. Coelho de Carvalho, Matos Correia, Rodrigues Camara, J. Pinto de Magalhães, José da Gama, Sette, Luciano de Castro, Alves Chaves, Fernandes Vaz, J. M. do Abreu, Casal Ribeiro, Rojão, Silveira e Menezes, Gonçalves Correia, Levy Maria Jordão, Camara Leme, Freitas Branco, Affonseca, Rocha Peixoto, Mendes Leite, Murta, Pinto de Araujo, M. Castello Branco, Ricardo Guimarães; Fernandes Thomás; Teixeira Pinto e Visconde de Pindella.

Não compareceram — Os srs. Adriano Pequito, Soares de Moraes, Fontes, Antonio Pequito, Lopes Branco, David, Palmeirim, Barão do Vallado, Barão do Rio Zezere, Garcez, Oliveira e Castro; Abranches, Pinto Coelho, Almeida Pessanha, Conde da Azambuja, Conde da Torre, Drago, Abranches Homem, Diogo de Sá, Vianna, Gavicho, Bicudo Correia, Pulido, Chamiço, Cadabal, Pereira de Carvalho e Abreu, Fonseca Coutinho, Albuquerque Caldeira, Calça e Pina, Ferreira de Mello, Simas, Mendonça, Faria Guimarães, Lobo d'Avila, Veiga, Silva Cabral Figueiredo de Faria, Latino Coelho, Alvares da Guerra, Rojão, Batalhós, Mendes Leal, Moura, Alves Guerra, Vaz Preto, Sousa Feio, Placido, de: Abreu, Charters, Moraes, Soares e Vicente de Seiça:

Abertura — Á uma hora da tarde.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

1.º Um officio do sr. Placido de Abreu, participando que não tem podido assistir ás sessões por motivo do fallecimento de uma de suas filhas. — Mandou-se desannojar.

2.º Do ministerio da marinha, participando, em resposta a um requerimento do sr. Sieuve de Menezes, que tendo sido remettidos para a camara dos dignos pares todos os documentos originaes, relativos á saída de pretos da provincia de Angola para S. Thomé, não os póde já enviar para a camara, o que fará em vindo da outra camara. — Para a secretaria.

3.º Do ministerio da justiça, acompanhando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Mártens Ferrão, relativos ao provimento do logar de escrivão da camara ecclesiastica de Coimbra. — Para a secretaria.

4.º Do ministerio das obras publicas, devolvendo informado o requerimento dos desenhadores á aquelle ministerio, pedindo augmento de vencimento. — Á commissão de obras publicas.

5.º Uma representação da camara municipal da Vidigueira, pedindo a construcção da estrada da Vidigueira, por Villar de Frades, á estação do caminho de ferro na villa de Cuba. — Á commissão de obras publicas.

6.º De alguns parochos do bispado de Castello Branco, pedindo a discussão do projecto de lei para a dotação do clero. — Á commissão ecclesiastica.

7.º Quatro requerimentos de capitães de caçadores n.° 8, pedindo que se lhes leve em conta o tempo que serviram como capitães graduados, para o effeito de serem considerados como de 1.ª classe. — Á commissão de guerra.

8.º De José Felix de Moura e Lima, pedindo ser readmittido no exercito no posto de alferes. — Á mesma commissão.