O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

503

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

deputado, damos a demonstração de que somos injustos e precipita-los na opinião severa que formâmos a respeito de todos; porque é impossivel que só um individuo esteja livre do alcance das accusações que elle proprio dirige a todo o mundo (apoiados. — Riso).

A commissão de fazenda esteve hontem, creio, que até perto da uma hora da noite, occupando-se da discussão do orçamento, e comtudo diz o illustre deputado — não ha orçamento! Já se vê que a commissão esteve, por um entretenimento pueril, consumindo o seu tempo até uma hora avançada da noite, e tem-se applicado todos os dias a discutir o orçamento, simplesmente para não haver orçamento! (Riso.)

Na opinião do illustre deputado isto não é serio, porque se apresentaram alguns projectos, dos quaes foram modificados uns, e outros tem-se demorado a sua discussão. O illustre deputado vae abandonar este paiz, vae para uma outra nação...

O sr. Barros e Cunha: — Não vou por causa d'isto.

O Orador: — O illustre deputado vae abandonar este paiz...

O sr. Barros e Cunha: — Peço a palavra.

O Orador: — Peça-a, mas deixe-me usar da minha (riso).

O illustre deputado vae abandonar este paiz, porque não fazemos nada serio. Têem-se demorado alguns projectos na commissão de fazenda, modificaram-se outros, e por isso não é serio o que se faz aqui! (Riso).

Se o illustre deputado visse n'este paiz, como aconteceu em outro, apresentar o ministro da fazenda um projecto de impostos, a camara aceita-lo n'uma sessão, e o ministro abandonar completamente esse projecto, havia de dizer — isso não é nada serio.

O sr. Barros e Cunha: — Pelo contrario, foi muito serio.

O Orador: — Nós não estamos aqui a discutir a politica estrangeira; trago este exemplo, porque elle demonstra mais uma vez que todas as nações têem motivos para os seus homens d'estado praticarem actos que, julgados com precipitação e ligeireza, levam a considerações injustas (apoiados).

O illustre deputado, que realmente tomou tanto calor, entendeu que effectivamente se havia abandonado o proposito firme, que s. ex.ª tem como todos nós, de tratar seriamente das cousas publicas, só pela circumstancia de suppor que o não se attender n'esta lei ao principio da publicidade da maneira que o illustre deputado desejava, compromettia o seu pensamento e as suas intenções; e julgou a opcasião opportuna para uma explosão de severas censuras, que na minha opinião têem a impropriedade de não estarem de accordo com a resistencia opposta ás idéas de s. ex.ª (apoiados).

Eu não tinha nem podia ter duvida em ir na lei inserto o principio da publicidade em relação ás matrizes; no que tinha duvida era em acquiescer á parte regulamentar que o illustre deputado mandou para a mesa, e que elle mesmo rectificou hoje (apoiados).

Pois o illustre deputado póde modificar a sua proposta sem que perdesse o seu caracter de seriedade, e nós não temos a mesma liberdade, não nos assiste o mesmo direito, perdemos o caracter de homens serios se rectificarmos as opiniões do illustre deputado?! (Riso. — Apoiados.)

Pois o illustre deputado vê que o governo, sem provocação de s. exª, inseriu na lei, como condição indispensavel para a rectificação das matrizes, a publicação das mesmas matrizes; e s. ex.ª não levando em conta nenhuma esta disposição, suppõe realmente que está tudo compromettido desde que indica um meio de publicidade, e elle não é aceito logo immediatamente?! (Riso.)

O illustre deputado renuncia a um principio de e conciliação, e na minha opinião parece-me que esse principio não tinha produzido maus effeitos.

Todos reconhecem que o credito tem melhorado alguma cousa. Não attribuo isto ao merecimento dos ministros, nem com especialidade ao merecimento proprio; mas esta circumstancia, a que o sr. deputado liga uma significação secundaria, é que tem feito com que se sacrifique quaesquer tendencias egoistas á resolução de uma questão importante para nós, e que se apresente nas melhores e mais vantajosas condições (apoiados).

Se o illustre deputado reconhece que tem o direito de censurar o governo, ha de permittir que lhe diga que foi muito exagerado quando lhe pretendeu negar o caracter de seriedade.

Se se tem melhorado o credito, se o governo tem feito importantes reducções nos adiantamentos que se têem feito ao thesouro, se se têem modificado, e modificado muito, condições pessimas e cheias de ignominia para o paiz, não attribua s. ex.ª isto ao merecimento proprio dos ministros, torno a repetir, não temos essa vaidade, mas ás circumstancias em que nos temos achado se deve a abnegação dos partidos, desejosos todos de concorrer para a reilisação da questão de fazenda (muitos apoiados).

O illustre deputado diz que vae para o estrangeiro; se vae annunciar este resultado e este accordo, basta isso para que eu perdoe a s. ex.ª a injustiça que commetteu, não a respeito da minha pessoa, não a respeito do governo, mas a respeito de todos, a respeito d'esta associação a que se chama nação portugueza (apoiados. — Vozes: — Muito bem).

O sr. Presidente: — A ordem do dia para áminhâ é trabalhos em commissões, e para sexta feira a continuação da de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.