O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[872]

nio da marinha; e que as pensões alimentarias sejão incluidas nas dispozições geraes relativas a pensões; que se elimine do logar em que se acha a verba despezas miudas, e venha entre as despezas eventuaes da marinha.

Se se opprovava a despeza do n.º17! Venceu-se que sim, excepto a verba do capelão e do creado, que se mandárão supprimir, salva a consideração do costume para com os empregados publicos despedidos.

Se se approvava a despeza do n.º18? Venceu-se que não, e que ficasse reservada esta materia para quando se tratar do projecto correspondente; reduzido porém desde já o ordenado do capelão a quantia que se approvou para o capelão dos hospitaes regimentaes.

Se se approvava a despeza do n.º 19? Venceu-se que não, e que o Governo proceda ás refórmas que achar convenientes, fazendo um novo regulamento, pondo entretanto em prática o actual, e que fiquem desde já supprimidos os logares e officios de juiz do tomho, e juiz conservador, escrivão, meirinho, e procurador do tombo.

Se se approvava a despeza do n.º 20? Venceu-se que não e que fosse supprimida a excepção da verba do servente que foi approvada.

Se se approvava a despeza do n.º 21? Venceu- se que não, e que vá a uma commissão especial de fóra das Cortes para propôr um novo plano de organização deste corpo, e o melhoramento de todo o estabelecimento, e as refórmas dos officiaes.

Se se approvava a despeza do n.º 22? Venceu-se que não, e que ficasse adiada até haver sufficientes informações.

Se se approvava a despeza do n.º 23? Venceu-se que não, e que ficasse adiada ate haver sufficientes informações.

Se se approvava a despeza do n.º 23? Venceu-se que não, e que se appliquem a este tribunal e seus empregados as disposições relativas aos tribunaes mandados extinguir.

Se se approvava a despeza do n.º 24? Venceu-se que sim, e que se abonem tambem os ordenados dos lentes que não vem contemplados no orçamento.

Se se approvava a despeza do n.° $5? Venceu-se que não, salvo o direito que tiverem os pensionarios as gratificações por seu serviço militar.

Terminada a votação o Sr. Presidente mandou continuar a apuração de votos para a proposta dos Conselheiros de Estado, e corrido o escrutinio e apura os votos obtiverão pluralidade absoluta Hermano José Braamcamp com 68 votos, e Manoel José Coutinho com 56: e ficárão para entrar em novo escritinio o conde da Louza D. Diogo com 49 votos; D. Rodrigo Antonio de Mello com 49; Francisco Manoel Ciruvito com 46; José Maria Xavier de Araujo com 44; José Aleixo Falcão com 43; Antonio José Rodrigues com 42; Conde de Penafiel com 40; José de Mello Freire com 40; Luiz Monteiro com 4O; Duarte Lessa com 39; Antonio Camello Fortes com 36; Joaquim Pedro Gomes com 36; José Izidoro Gomes com 34; João Osorio Falah com 31; José Maria Dantas Pereira com 31; e Alvaro Xavier dos Povoas com 30
O Sr. Prendente lembrou que a ordem do dia era o projecto n.º 1O0, já por elle dado anticipadamente, e que para a ultima meia hora devia continuar o apuramento de votos para a proposta de Conselheiros; e levantou a sessão depois das duas horas e meia da tarde.

RESOLUÇÕES E ORDENS DAS CORTES

Para Filippe Ferreira de Araujo e Castro.

Illustrissimo e excellentissimo Senhor. - As Cortes mandão convocar a V. Exca. para a discussão do projecto n.º 108, que ha de principiar-se á manhã 19 do corrente, sobre medidas de defeza publica. O que participo a V. Exca. para sua intelligencia e cumprimento.

Deus guarde a V. Exca. Lisboa Paço das Cortes 18 de Fevereiro de 1833. - João Baptista Felgueiras.

Na mesma conformidade e data se expedirão iguaes participações aos Ministros e Secretaries d'Estado da guerra, marinha, extrangeiros, justiça, e fazenda.

SESSÃO DE 19 DE FEVEREIRO.

ABERTA a sessão, sob a presidencia do Sr. Freire leu-se a acta da antecedente, e foi approvada.

O Sr. Secretario Felgueiras deu conta do seguinte expediente:

Um officio do Ministro dos negocios do Reino, com duas represetação da camara de Lisboa, a 1.ª fundada na queixa do juiz do povo, que pede que o artigo 6.° do decreto do recrutamento se faça extensivo a todos os officios incorporados na casa dos vinte e quatro, e a 2.ª, pedindo se estabeleça por lei o peso do pão. A 1.ª parte foi mandada a commissão militar, e a 2.ª commissão de justiça civil.
Um officio do Ministro dos negocios da guerra, incluindo um officio do brigadeiro encarregado interinamente do governo das armas da Corte, e provincia da Extremadura, acompanhando o requerimento do porta-estandarte do regimento de cavallaria n.º 10 que pede se lhe leve em conta o tempo que serviu como ajudante de escolla do mesmo corpo. Foi mandado á Commissão militar.

O cidadão Luiz Marques, presbytero da congregação do oratorio; felicita o soberano Cangresso, e offerece para a livraria das Cortes um exemplar do opusculo intitulado, O grito da verdade consignada na escriptura e tradicção.
Foi ouvida com agrado a felicitação e offerecimento, e se mandou o exemplar para a livraria das Cortes.

O cidadão Theotonio Xavier de Oliveira Banha offerece ás Cortes uns figurinos que podem servir de