O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 329 )

"iriha os habitantes da serra recenseados, uns para, poderem pegar em armas5 e os outros para llie servirem de est>ias; para lhe dar soccorro de mantimentos, agazalho, e cuitíar-Ihe dosdo nhs, efr"dos: tinha a ÍUWUQ. serra dividida e:n três Divisces c-;«u seus respectivos commandant;?», que ainda h?\je existem,-assim como existem os corpos que entào tinha (apezar que muito :na's diminutos) os q'!«>es s;%:o nu-marados, e arr gipHMílado;-, sendo um a que chá mão xArtiíheria 4, outro a oue UuMLão Caçadores 4; e outros finalmente a ^us clií.tr.oo Infante rã, 2, 14, e CavalJaria n.°3. E-JI n-a-.s ;n;dí!r estí vê o Livro Mestre cm que estavam escrituradas estas praças; aonde se lunçavão todas aia!tor»ccK-s, como nos nossos corpos regulares; e douà^ se exfrahião rel.acões de mostra, que todos os rnex;js prA - re.meltida8 nara Lisboa, ignoro se este Livro .;V!est.i« hoje existe na Secretaria r!a 8.a Divisão Militar, ou na da Guerra; mas o que é cerío , e fa-nbe.n me foi asseverado per aquelle chefe, c que de Liíbr.a ia e vai Dinheiro para pagttmen-lo do solei-,, í prM a s guerrilhas ; porquanto n'uma sortida que fiz à. seira (julgo que era Setembro ultimo) o ireu nfhry amigo o Sr. Neutel, que ia eom-maudaíirSo un*a das Columnas, aprisionou um guerrilha de Cavalh>na, que era camarada do Rcmechi-do Júnior, q::e ia levar uns offic.ios; e esle guerrilha confessou, qua no dia anterior se havia pago uma quinzena de prc-t adiantada, e que o seu major a*n-da tinha ficado com dinheiro depois de pagar atidos os corpos; cujo dinheiro el!e , e muitos outros, lern constaní ,;neniíí declarado, que lhe vai desta Cidade, bearí como polvo a, e tudo o mais de que carecem.

No torr-po eai que fui Chefe Superior, ohjigutM todos os Feííodores, e Ferreiros da serra, a irem habitar nas terras eirj que havia guarniçã>>, pois que os primeiros ferravam os cavalios aos guerrilhas, e os segundos lhes faziam ferraduras, e pequenos pedaços de ferro, que lhes serviam de balias. Esta medida produziu o melhor resuUado possível, porque em consequência chila, se viram os guerrilhas obrigados a pastar toda a SUE CavaHmia para o baixo Aieintejo, aonde melhor pede ST perseguida p-'Ia nossa, cnmo já o foi , estando meias aqreíias guerrilhas debaixo das ordens dus Baioa?; conataudo-me que hoje, em consequência da morte destes, os commanda um tal ciliciai Mira (parere-rr^e que alguma idea tenho dês» té nome), e UIK! presenteitjetite tem elle, e o celebre Rachado uns 47 Cavaiios.

Em Setembro próximo passado mandou S. Ex.a o Sr. Ministro cia í.iuerra ordtiu ao meu nobre amigo o Sr. Barão da Ponte de Sanla Alaria, para fazer sair daquella Divisão Militar, Infanteria n.° 7, e20. e este General tevp a bondade de consultar-me sobre se era ou não possivi l dar-se execução áquella ordem, visto que a referida tropa estava guarnecendo o baixo Alemtejo. Eu conhecia que fracções de Corpos fora . das vistas dos seus respectivos Chefes, sempre se indisciplinam , e perdem muito do seu arranjo militar (seja-me comtudo peirnittido declarar, que os destacamentos daquellrs dous Corpos, o primeiro íJoir- . mandado pelo Sr. Major Baruta, e o segundo pelo Sr. CapÍLào Hoballo Saraiva, durante o-meu Cominando se cor.stTvaran) sempre no melhor estado, e sempre mereceram meus particulares elogios, tanto p r seus soffnmentos, como por sua disciplina), e portanto julguei que seria uma vantagem para o bem do serviço , serem estes Corpos substituídos por dous

Batalhões na sua forca, a ti i n ;\? poturra vez seara*

bar cem o ílag^uo dat

dos

(sí)cos que ira ri: n o-!s

minur a guarnç*» apí, segiiiid» í>>?

JNa serra do Algarve isâa e rpí>on]?vjei;:J!> cft/tvpnio de Sua iVJagestade a l^air-fia, s<_-fu> n-mente e conhecida por dons nomes a g^-nfa arn.a ia que ali anda, isto e, os soldados da Rainha (j r V/,-j» l fiados , e os guerrilhas por a nossa gente; não ob-' tendo os primeiros o menor soccorro daquelles habitantes, ainda mesmo paganrio«lho logo, quando 'os Sí-.;undos apenas chegam a uma povoação ou monte, lhes e distribuída comida, e tudo quanto elles preci» Shuj, sem que para isso empreguem a força, vista que tudo lhes e' dado da melhor boa vontads.

A fina! , corno tne vi com a força mui diminuía, foi preciso empregar uma nova táctica, e fazer nova guerra; e' verdade que mui custosa e trabalhosa para a tfoj,a, mas eu não tinha outro remédio, e portanto dividi essa força em duas fracçõe-, u ai a quf* eslava guarnecendo oa pontos fortificadas, e anuíra quando ia retider estes pontos, se íVrinova e?u drJ%í«ntes co» liunnas, coadjuvadas c<_-n que='que' de='de' no='no' depois='depois' aos='aos' pontos='pontos' cuja='cuja' frequentados='frequentados' logares='logares' uma='uma' aqueiíes='aqueiíes' operação='operação' serra='serra' pelo='pelo' n-lics='n-lics' as.sis='as.sis' asquaes='asquaes' mesmo='mesmo' baixo='baixo' para='para' iam='iam' tifiha='tifiha' cavailaria='cavailaria' a='a' á='á' estava='estava' silvas='silvas' e='e' davam='davam' f.irií-ava='f.irií-ava' o='o' faliam='faliam' guerrilhas='guerrilhas' que.='que.' aieiníejo='aieiníejo' ínhvij-ei='ínhvij-ei' batida='batida' tropa='tropa' coluu-.nas='coluu-.nas' cie='cie'>o que tinham feito aquelas que aj haviam rendido. Jísías fftrauí as operações que execute» i em Outubro e Novembro, ale que noíim fiaste meu v s m para Lisboa porordetn que tive de S. fíx.a o Sr. Mi-nsíru da í?uor-a.

O Govenso deSua Ma^estada uj-iila atíenção deve ter na escolha dos Parochos pí:;a as Freguezias da 8.a Divisão Militar, pois que sào ei!es que a!i fazetn com que o povo seja ou nào moral'. ã»'!o ; porquanto, o Prior que foi de Seiir (hoje Capeliào de Artilheria n.°4) sendo esta Freguezia uma das que trazia muita gente nas guerrilhas, fez por seu exemplar proceder, e boa moral que pregava aos seus paroch>anos, cem que elles entrassem nos seus deveres, de sorte quu IIOJH nem um só destes cidadãos acompanha aque!!^ bandidos; tendo este Prior para ali regressado ;niào debaixo dos meus auspícios, por ser conhecido p'..-r Malhado. Os actuais Parochos de Loule', S. Ba:-tholoiDeu de jVlessines e Alte, té1-!» it.naunenie por sua exemplar ccnducta, e boa mf-ral, feito conter os pov-"vs em seus deveres, e outrcs mui» assim o íê. in ai i praticado. Se todos em fim fo&a^i» h-n;-stoSj evir« tuosos , e s^-- aj}res«ntassem oomo Alinist"os de Je3us Chíisto, propagando a sua moral, d-j ceito teriaia todos os povos entrado em seus devs-ri-.s, visto qua esses povos são fanáticos, *• muito apr-ço dão aos Padres que lhes pregam o Evau^dlho-, e a verdadeira doutrina Christâ.

ti to é bem c. nstante, assim como nào haver um só ser f ano que d* i x e de ir á M i «sã nos dias d obrigação, aiíida í]ue tenha de anf*"f Huas ou três léguas;