O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

188

•na sua perseguição, e as Judiciaes no «eu processo. Disse em fnn — Que conhecia pessoalmente os Administradores daquelles Concelhos, que eram Proprietários c Cavalheiros de inlelligencia e probidade, que, se não tinham extincto aquelle flagello, era í-ó porque os meios, que tinham á sua disposição, não bastavam, c que eu por i«so pedia ao Governo que os coadjuvasse com medidas administrativas effica-xes, e se essas não bastassem, viesse propor medidas Legislativa?, que dessem mais força á acção da justiça.

Corno no Diário do Governo não veiu bem explicito, o que então disse, peço que no extracto da Sessão do hoje se publique o que acabo de dizer.

O Sr. Visconde de Almeida Garrctt;—Pedi a palavra para participar a V. Ex-* e ú Camará, que csUÍ constituída a Com missão Central encarregada do Projecto de Lei Eleitoral, nomeando para seu Presidente o Sr. Derramado, para Secretario o Sr. Casal Ilibeiro, o para Relator a tuim.

Aproveito esla occasiào para pedir desculpa á Ca-inani do me não achur pies»: n lê bcinpro ú hora da primeira chamada, o que lem acontecido, em coribe-quencia de estar occupado com o difíicil trabalho da redacção do Acto Addicional; e como e provável que esta falta involuntária mais ve/es se verifique, desde já peço á Camará que a nãoaltribua á minha supposta e imaginaria preguiça, porque sendo um homem que me levanto ás seis horas da manhã, tenho com tudo adquirido esta bella reputação, não sei porque (Riso).

O Sr. Fuu&tino da Gama: —Vou mandar para a IMesa uma Representação da Camará Municipal de Odras, acompanhada do outra de numerosos habitantes do mesmo Concelho, em que pedem que a tis-caliauçâo das Sete Casas, se não estenda itlem do Termo de Lisboa, lauto pela linha de mar, como por terra, pelos graves inconvenientes que isso traz para ot> hábil;((](es diiquelle Concelho, porque os priva do livre uso das suas propriedades.

O Sr. Presidente: — Amanhã se dará destino á Representação.

Tem a palavra o Sr. Dias de Oliveira para apresentar um Projecto de Lei.

O Sr. Dias de Oliveira: — A Camará Municipal de Amarante encarregou-me de apresentar urna Representação a esla Camará, em que pede se lhe conceda o edifício do convento de S. Gonçalo de Ama-ranle, que já por Portaria de 30 de Agoslo de 1836 lhe foi dado. Corno esla Representação não pôde ser deferida senão por uma Lei, por isso apresento este Projecto ( Leu),

Alem disso como sob-e esto negocio e preciso que

seja ouvido o Governo, para se ver se ha algum inconveniente nesta concessão que pede n Camará, por isso para facilitar o expediente deste negocio nas Secções, eu aproveito esta occasião para mandar para a Mesa o seguinte Requerimento (Leu).

Tanto o Projecto de Lei como o Requerimento ficaram para segunda leitura.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Luz Pitta, para apresentar urn Projecto de Lei.

O Sr. Luz Pitta:—(Leu um Projecto de Lei). Ficou para segunda leitura.

O Sr. Presidente: — Agora passa a Camará a di-vidir-se ern Secções. Como entrou hoje um Sr. Deputado, que c o Sr. Thornaz de Aquino de Carvalho, e preciso ver a que Secção ellc deve pertencer (Pausa). Eiea pertencendo á quinta Secção —Alcm-tejo e Algarve — porque as quatro primeiras acham-se com dezeseis Srs. Deputados, e esta com quinze. Lembro ús Secções que alem dos outros trabalhos, tcetu de oocupar-se (como já principiaram) das Propostas do Governo N." 24, 25, e 2(5; ha já alguns Relatores nomeados a respeito delias, lista declarada também para a urgência a Proposta de Lei acerca dos Actos da Dicladura. Requisitaram-se ao Governo sete collccçôes desses Decretos, para serem dislribui-dos pelas Secções; e lêem a eleger a Commissão Especial para a Proposta sobre o caminho de ferro. Depois lambem Icem a occupar se da Proposla sobre os possuidores do Papel-Moeda, que tambern foi declarada urgente para depois dos outros trabalhos já af-feclos ás Secções.

O Sr. Juslino de Freitas:—K u pediiia a V. E\.a que lembra-se a nomeação

lista suspensa a Sessão; a Camará dividc-sc em Secções — Kr a hora e meia da tarde.

.//'A- quatro horas fez-se a chamada, e continuou a Sessão.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã vem a ser o reslo da questão das Opções (Vo-zes : — Ainda ha Opções!...) as Interpellações, e se por ventura houvesse tempo, o Projecto acerca do Sr. Bispo de Ma laca, estando elle presente. Está levantada a Sessão. —Eram pouco mais de quatro horas da tarde.

O REDACTOU,