O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 576

576

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Barros e Cunha, pronunciado na sessão de 7 de março, e que devia ler-se a pag. 545, col. 1.ª

O sr. Barros e Cunha: — Sr. presidente, peço a v. ex.ª que me desculpe se, talvez inopportunamente, venho introduzir n'este debate, e n'esta occasião, um como que parenthesis inesperado.

V. ex.ª recorda-se de que nos ultimos dias em que assisti aos debates d'esta camara, ainda como ministro da corôa, foram feitas ao gabinete de que fazia parte, e principalmente a mim, accusações, sobre as quaes o espirito do paiz, a quem procurei servir leal e constantemente, tem direito de ser esclarecido.

Nos debates que tiveram logar n'este parlamento asseverou-se que eu tinha abusado da auctoridade que me havia sido confiada, para perseguir e infamar empregados que estavam ao cuidado do meu ministerio, por quem devia responder, e que, pelo meu cargo, devia proteger.

Affirmou-se que eu tinha espoliado cidadãos, violado a fé dos contratos, convertido o poder em instrumento de perseguição, e praticado actos de tal maneira contrarios á dignidade que os deveres de homem de bem impõe, que não posso deixar passar esta sessão, a ultima da presente legislatura, e talvez a ultima de que faça parte, sem exigir que o paiz seja esclarecido sobre estas graves accusações.

São passados já bastantes dias, os archivos dos differentes ministerios estão á disposição do governo que nos veiu substituir, e da camara que creio que delegou em pessoas da sua confiança o inquerito dos documentos que dizem respeito a estes factos; e comquanto, de ordinario, a responsabilidade dos ministros caduque com a sua saída do poder, e seja costume passar-se uma absolvição completa aos seus actos, por mais censuraveis que sejam, essa amnistia nem eu a queria, nem a querem os meus collegas que tomaram tambem a responsabilidade dos meus actos.

Pela parte que pessoalmente me toca, a responsabilidade dos meus actos não acabou, e eu venho collocar-me diante da que me é imposta, da responsabilidade que não declino, que não declinarei nunca, relativamente aos actos que pratiquei como ministro.

Declaro que não procuro nem explicar, nem attenuar, nem diminuir a gravidade de qualquer d'esses actos; peço ao governo que diga as providencias que deu para reparar as espoliações de que fui accusado, e á camara rogo que não deixe por consideração alguma de tornar effectiva esta responsabilidade, inclusivè perante os tribunaes, nos quaes eu principalmente confio.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×