O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

mas somente direi ao Sr, Deputado quede* dessa maneira são graves, e que lhe daria de ee-nselho , que a redigisse d\nitro* roodb. • : ". . •:._ O Sr. Jervis d'AtouguiaS — Agradeço,ao nobre Deputado, mas não recebo os seus conselhos, nem os de nenhum Deputado. ;

O Sr. Passos (Manoel) : —• Peço que as ultimas palavras se eliminem ; porque e deciarar o motivo porque se vota. . .

O Sr. Jtrvis d' Atou guia: — Se V. Ex.a manda

lançar na Acta a declaração não digo mais nada.';

O Sr. Presidente:-—Eu não posso fazer isso sem

declaração da Camará ; porque ha quem impugne

as ultimas palavras. •

O Sr. Jervis d* A t ou guia : — O Sr. Deputado pelo Porto, Passos (Manoel), e o único Deputado que até agora impugnou as ultimas palavras da declaração ; mas não deu razão; disse que a ultima parte não devia ser admúlida , não sei porque, por que não era da sua -vontade. Eu não motivei o meu voto, ,só disse que votei como tenho votado, e hei de votar.

O Sr. M. A. de F^asconcellos :—Essa declaração , tem duas partes, e a ultima ainda se compõe de duas partes ; tem uma fracção histórica , e a outra promissória; . a que e histórica parece-me impossível lançar-se nesta Acta, porque corno se ha de; aqui dizer a maneira porque o Sr. Deputado tem -votado toda a sua vida ! Isso deve ficar para a historia das outras Actas. Quanto á maneira porque len-ciona votar parece-me que essa parte devia ficar adiada para quando chegar a occasião a que abi se -ai l ude.

O Sr. José. Estevão:- — O illustre Deputado es-. gotovi a matéria ; mas resta uma razão: o Sr. De» pulado disseque votou sempre' do mesmo modo; isto pôde ser unia razão, e as razões não podem? ser expressamente declaradas, e portanto essa declaração não pôde ser lançada na Acta.

O Sr. Jervis á"" A i ou guia,: — O Sr. Deputado creio que pelos Açores, > impugnou a minha declaração com|qousas passadas e futuras; eu insisto sobre odi-leito que tenho de lançar o meu voto sem motivo declarado; votei assim e votarei sempre, não dou a razão: por consequência estou na lei ;• o mais a Camará e que pode decidir. ' ' ~:

Foi approvada a primeira parte da declaração, ê reprovada a segunda.

Continuóu:'a leitura das declarações de voto. Declaro, que fui honrem de voto que fosse nominal . a votação para a approvação ou rejeição do artigo em .discussão do Projecto de Resposta ao Discurso' do Throno.—José Maria Grande;. Marreca.

Declaro que na Sessão de hontem fai de opinião* qne.a votação da Resposta á Falia doThrono, fos-i se feita por espheras na forma determinada no Regimento da Camará. Francisco- de Paula Aguiar? Otiolini. — Mandou-se lançar-na Acta. -

Declaro que votei pela proposta de votação-rio-minai, offerecida na Sessão de hontem por occasião-da approvação, ou rejeição do •§. 7.° do Projecto de Resposta ao Discurso- da Coroa, Quirino Cha~-t-c.f.—'.'Mandou-se lançar na Acta.-

Declaro que se estivesse presente votaria, por que a votação fosse por espheras. Sousa, Guedes, — Man-, dou-se lançar na ^cta. . •• . -•''.-

- .Decíar:» que na Sessão de hontem votei'para que

a: votação sobre o Parecer da Com missão do l3ís» mr-so da Coroa fosse por espheras, e não por votação nominal. Passos (Manod)j José. da Silva Passos; JoãoGualberto de Pina Cabral. — Man" dou-se lançar na -Acta.

- O Sr. M. A. de f^asconcellos:— Como hoje e'dia de declarações pedia a palavra para fazer uma declaração a respeito dessas declarações. Declaro que não assignei essa? porque não exprimia todo o rneu pensamento : quando votei que fosse a votação por espheras foi por dous principies; primeiro, por que havia uma lei que dava uma garantia aos Deputados , e não quiz negar-lha ; mas a razão principal , porque assim votei e esta ; que assim como eu queria ppr a Nação ao abrigo da má politica deste Ministério, não queria concorrer para que algum Deputado ficasse exposto ás suas vinganças: eis-aqui uma declaração franca.

O Sr. Presidente:----O Sr. Deputado não fallou

sobre a declaração de voto , e se eu soubesse que faflava assim não lhe dava a palavra. — Passa-se á Correspondência.

O Sr. Secretario Rebello de Carvalho deu conte do Expediente, que teve o seguinte destino:

Ministério da Fazenda— Um Officio transmitim-do varias informações e respostas dos Conselheiros 5 Director da Alfândega Grande de Lisboa, e Procura-» dor Geral da Fazerrda, sobre um requerimento de alguns lavradores, e creadores de gado do Distncto d'Elvas, em que recorreram a Sua Magestade de urna Portaria, pela qual se mandou que aos Administradores das Alfândegas dos Portos seccos, su«-balíernas da de Lisboa , fizessem marcar todos o& gados existentes nos seus respectivos Districtos, dentro dasherdades, em que estivessem. — A'sCom-wissóes*d'Agricultura e de Fazenda com urgência.

Representações — Uma da Junta de Parochia d© S. Julião do. Freixo, e annexas de Santa Maria dp Ardegão, S. Mamede de Samdiães, no Distncto de Vianna do Minho sobre divisão de território. —• A' Commissão de"Estatística.

Outra djas Juntas de Parochia das Freguezias cV, S. Miguel de Cabaços, S. Marimbo de Friastellos, e S. Salvador do Fojo • Cova l , do mesmo Distncto de Vianna, também sobre divisão de território. — A* mesma Commissão.

Outra da Junta dê Parochia da Freguezia de S. Pedro do Çalvéllo, e annexas de S. Lourenço do Matto, e de Santa.Euíaíia deGaifar, do mesmo Districto, sobre divisão de território. — A* mesma Commissão.

Outra da Camará. Municipal da Villa de Gou-vêa, e mais Aucloridades dame?ma, a pedir a concessão do edifício do extincto Convento dos Jesuítas $ para certos estabelecimentos pwblicds, e a da Cerca contígua ao mesmo edifício para Cemitério publico.—• A' .Commissão de Fazenda, • Outra da Garoara Municipal d'Evora a pedir o edifício e Cerca do extincto Convento dos Remédios, param estabelecimento do Cemitério publico, —-A' Commissáo]de fazenda,• ouvindo a de Aérni-nistração Publica.

Um officib do cidadão José' de Sousa Morejra, enviando 110 exemplares d'um requ'e*in3ento seu dirigido á Camará dos Deputados, a fim 'de serem distribuídos. — Mandaram^se distribuir'?,