O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

207

tão 'importante e grave. Sobre este ponto a Camará me permittirá que eu não diga mais nada.

O Sr. Presidente: — A hora deu. Peço aos Srs. Deputados que hajam de concorrer á hora fixada pelo Regimento para a abertura dos trabalhos. Já a Camará resolveu que a chamada se fizesse a uma hora certa, mas não obstante isso não tem sido pos-sivel abrir a Sessão no tempo competente. Alguns Srs. Deputados rnais exactos vêem cedo (Apoiados) • mas outros vêem quando podem, e isso e incornmodo para os primeiros, c prejuízo para o Público, porque os trabalhos não podem ter andamento tão regular ern duas horas, corno crn quatro (Apoiados): em consequência disso espero e confio que os Srs. Deputados terão a bondade de comparecer á hora mar-

cada para a abertura da Sessão. A ordem do dia para amanhã e o resto da questão das Opções, depois ò Parecer da Commissâo acerca do Sr. Bispo Eleito de Malaca, estando este presente; e se houver'ternpo, divide-se a Camará em Secções, para tractarern dos objectos que lhes estão sujeitos. Eu mandarei collocar na casa das Secções a relação dos objectos de que ellas devem traciar por sua ordem ; para não acontecer que em quanto uma Secção se está occupando de um trabalho, as outras se oecupem de outros. Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O 1." REDACTOR,

J. B. CASTÃO.

N." 17.

Presidência do Sr. Silva Sane h ca.

•hamada. —r Presentes 82 Srs. Deputados.

sJbcrtura. — As onze horas e meia.

Slcta. — Approvada.

O Sr. Secretario (Rebcllo de Carcnlho.) : — O Sr. Duarte de Campos mandou para a Mesa uma Declaração de que o Sr. Corrêa de Mendonça não comparece á Sessão de hoje por incommodo de saúde; e igual Declaração mandou também para a Mesa o Sr. Frederico Guilherme da Silva Pereira por parte do Sr. J. ,)'. da Silva Pereira.

COHUESPONiriíNClA.

OFFICTOS: — 1.° Do Sr. Deputado Agostinho Al-bario, participando que o estado da sua saúde não lhe pcrmiuiu assistir ás duas Sessões anteriores., nem lhe permille ainda assistir á de hoje, e talvez a,mais algumas. — Inteirada.

•Q.° Do Ministério do Reino enviando os esclarecimentos, pedidos pelo Sr. Conde de Samodães na Sessão de 28 de Janeiro. — Para a Secretaria.

O Sr. Plácido de Abreu: — Sr. Presidente, pedi a palavra para mandar para a Mesa dois Requerimentos, pedindo esclarecimentos pelo Ministério da Fazenda, os (juaes me são necessários para depois combinar com outros que hei de pedir pt-lo Ministério da Guerra. Os Requerimentos são os seguintes (Leu).

Ficaram, para segunda leitura.

O Sr. Dento de Castro : — Sr. Presidente, vou mandar para a ATesa uma Representação da Camará Municipal da villa de Guimarães; dessa villa que foi o berço da Monarchia ; que d talvez a villa mais popular de Portugal; e que pela sua população, com-niercio c industria fabril e agrícola, e avultadissimn, somma de contribuições, que paga para o Estado, c mais importante do que algumas cidades.

A Camará de Guimarães queixa-se de que alli

não esteja permanente uni Corpo.de Exercito, porque <_ que='que' de='de' reconhecida='reconhecida' habitantes='habitantes' alli='alli' governos.='governos.' dos='dos' regimento='regimento' por='por' diz='diz' sido='sido' para='para' caça-='caça-' das='das' camará='camará' _='_' a='a' necessidade='necessidade' os='os' e='e' preciso='preciso' mente='mente' segurança='segurança' esteve='esteve' propriedade='propriedade' o='o' ultima='ultima' p='p' concelho='concelho' pessoas='pessoas' esteja='esteja' esta='esta' _7='_7' tendo='tendo' todos='todos' quasi='quasi' da='da' guarda='guarda' villa='villa'>

dores, o qual em Abril ultimo deixou a villci, ficando com tudo alli um Destacamento1 do mesmo Corpo para guardar a Cadca, casa sem segurança e prenhe de malfeitores, e para defeza dos habitantes; que por fim esse Destacamento foi mandado recolher ao Porto; que hoje se acha a villa em completo abandono, sem um soldado para a guarda da Cadea, sem um soldado para a policia da 'villa c seguridade dos habitantes. Que o resultado deste abandono e' o recahir um serviço necessário sobre homens, no geral pobríssimos, tirados ás artes e á agricultura, que vivem do seu jornal, c que por certo não podem aturar por muito tempo tão pesado encargo; e que alem disso não affcitos ás armas, nem ás vigílias, põem cm continuo risco a evasão dos presos; e que este estado de susto para os bons pôde ser incentivo' para os rnáos se abalançarem ao crime.

Por todos estes motivos a Camará Municipal de Guimarães pede a esta Camará, a quem faz a justiça de chamar independente e integerrima, que ré-, clame cfíicímnente do Governo o mandar" para alli um Corpo de Tropa.

Eu interessando-me pelo bom resultado da Representação não faço mais do que cumprir um dever de justiça e de gratidão: de justiça, porque e verdade o que a Camará ai lega, e por consequência justo o que pede; e de gratidão, porque eu como Representante da Nação, devo pugnar pelo bern de todo o Paiz, e por uma razão mais forte o devo fazer a favor dos Povos, a quem devo a Cadeira de Deputado, sern merecer essa honra nem a ter sol licitado.

Concluo mandando para a Mesa a Representação para se lho dar o competente destino, que suppoiiho sor o ir á Cornmissão de Petições, e desde já peço aos seus illustres Membros que dêem quanto antes o seu Parecer, por ser o caso urgente.

O Sr. Presidente: — Fica sobre a Mesa para amanhã se lhe dar o destino competente.