O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

872 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

obra em dois volumes De Angola á contra costa por H. Capello e R. Ivens; eparticipando que não é possivel satisfazer á requisição relativa á obra de A. L. Mendes A India portugueza por não haver numero suficiente de exemplares.
Á secretaria.

Da junta administrativa da camara dos senhores deputados, remettendo as contas da sua gerencia durante o periodo decorrido desde 9 de abril de 1886 até 19 de abril de 1887.
Á commissão administrativa.

REPRESENTAÇÕES

Da camara municipal do concelho de Cezimbra, pedindo licença para desviar do fundo da viação a quantia de réis 800$000, para obras no edificio dos paços do concelho.
Apresentada pelo sr. deputado Gomes Neto, devendo ter destino igual ao de um projecto de lei do mesmo sr. deputado e que ficou para segunda leitura.

Da associação commercial de Lisboa, pedindo para não ser approvada a proposta de lei apresentada em sessão de 13 do corrente mez, na parte relativa á substituição da decima de juros pela nova contribuição denominada «contribuição sobre os juros de capitães mutuados».
Apresentada pelo sr. ministro da fazenda, enviada á commissão de fazenda e mandada publicar no Diario do governo.

Da associação commercial de Lisboa, pedindo que na reforma pautai se não reduza a 30 por cento o beneficio concedido aos generos coloniaes, mas sim a 40 por cento, embora até hoje elle tenha sido de 50 por cento.
Apresentada pelo sr. ministro da fazenda, enviada á commissão de fazenda e mandada publicar no Diario do governo.

Da camara municipal do concelho dos Arcos de Valle de Vez, pedindo providencias para a crise agricola.
Apresentada, pelo sr. deputado Affonso Espreyueira, enviada á commissão de agricultura e mandada publicar no Diario do governo.

Da camara municipal do concelho de Fornos de Algodres, pedindo licença para desviar do fundo de viação uma quantia para ser destinada á construcção de um mercado.
Apresentada pelo sr. deputado Fernandes Vaz e enviada á commissão de administração publica, ouvida a de obras publicas.

Da junta de parochia de S. Romão, concelho de Ceia, pedindo a construcção de uma estrada districtal, que, partindo de S. Romão no ponto da estrada municipal a Ceia, siga por Vallezim, Loriga e Alvôco da Serra, vá entroncar no sitio das Pedras Lavradas, com a estrada real que conduz da Covilhã, pela ponte das Três Entradas, a Santa Comba Dão.
Apresentada pelo sr. deputado J. A. Pires e enviada á commissão de obras publicas.

Dos aspirantes dos correios e telegraphos, pedindo augmento de vencimento.
Apresentada pelo sr. deputado Eduardo José Coelho e enviada á commissão de fazenda, ouvida a de obras publicos.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

Roqueiro que, pelo ministerio das obras publicas, commercio e industria, seja enviada uma nota indicativa do estado da construcção da parte da secção das estradas reaes e districtaes, comprehendida nos concelhos das Caldas, Obidos e Peniche, mencionando-se a epocha do começo dos trabalhos dos lanços construidos. = Francisco J. Machado.

Por parte da commissão de guerra, requeiro que a pretensão do tenente coronel de infanteria Francisco José de Brito seja enviada ao ministerio da guerra, a fim de informar o que se lhe offerecer, e bem assim do alferes reformado Bernardino de Saavedra Prado e Themes. = Luiz de Mello Bandeira Coelho.
Mandaram-se expedir.

NOTA DE INTERPELLAÇÃO

Desejo interpellar o sr. ministro do reino, ácerca das graves occorrencias que tiveram logar em Bragança, no dia 18 de abril de 1886. = Firmino J. Lopes.
Mandou-se expedir.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

Declaro que o sr. deputado J. A. Pires Villar tem faltado a algumas sessões, e faltará ainda a mais, por motivo justificado. = Francisco de Medeiros.

Declaro que, por motivos justificados, faltei ás sessões dos dias 9, 10, 11, 17, 27 e 28 do corrente mez. = Francisco de Lucena e Faro, deputado pelo circulo n.° 54.

Declaro que, por motivo justificado, faltaram a algumas sessões d'esta camara os srs. deputados José Maria dos Santos e Estevão António de Oliveira Junior. = O deputado, João Arroyo.

Participo a v. exa. e á camara que o sr. deputado Francisco de Castro Monteiro deixa de assistir á sessão de hoje e a mais algumas, por motivo justificado. = J. de Napoles.

Participo igualmente que o sr. deputado Wenceslau de Lima tem deixado, e deixará ainda alguns dias de comparecer ás sessões da camara, por motivo justificado. = J. de Napoles.

Declaro que faltaram, por motivo justificado, ás sessões d'esta camara os meus collegas, os exmos. srs. deputados João José Dias Gallas, Luiz da Cunha Mancellos Ferraz, João Augusto Pina, João Cardoso Valente, José Joaquim de Vasconcellos Gusmão. = O deputado, Correia Leal.

Participo a v. exa. e á camara que o sr. deputado D. Jorge de Mello tem faltado ás ultimas sessões e ainda faltará a mais algumas, por motivo de doença. - Alfredo Pereira.

Participo que o meu collega e amigo, o illustre deputado Thomás Frederico Pereira Bastos, tem faltado e continuará ainda a faltar ás sessões d'esta camara, por motivo de falta de saude. =O deputado, Francisco de Campos.

Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que o deputado sr. João Cardoso Valente tem faltado ás ultimas sessões e continuará a faltar a mais algumas, por motivo justificado. = O deputado, João Pinto Rodrigues dos Santos.

Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que, por motivo justificado, não me foi possivel comparecer á sessão do 28 do corrente. = Antonio Maria Jalles.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PARTICULAR

De Francisco Eduardo de Andrade Pimentel, director