O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 30 DE MAIO DE 1887 875

concedida a sua reforma em harmonia com o artigo da carta de lei de 14 de agosto de 1880. Allega que na secretaria de guerra estão os documentos que comprovam os serviços que prestou.
Peço a v. exa. que se digne mandar este requerimento á respectiva commissão.
Mando tambem para a mesa o requerimento de Manuel Emilio, servente da 5.ª bateria do regimento de artilheria n.° 1, reclamando contra a interpretação dada á amnistia geral concedida por occasião do casamento de Sua Alteza Real o Principe D. Carlos.
Peço que se lhe dê o destino competente.
O sr. Espregueira: - Pedi a palavra para mandar para a mesa uma representação da camara municipal do concelho dos Arcos de Valle de Vez, pedindo providencias contra o estado lastimoso em que se encontra a agricultura n'aquelle concelho.
Peço a v. exa. que consulte a camara sobre se consente que seja publicada no Diario do governo.
Mandou-se publicar.
O sr. Augusto Montenegro: - Mando para a mesa um requerimento de Frederico Carvalho da Silveira Telles Bettencourt, major reformado do exercito de Africa occidental, pedindo melhoria de reforma.
É um official distincto que eu conheci em Cabo Verde, sendo ali muito estimado pelo seu caracter pessoal e pelos seus serviços ao paiz.
Peço que o requerimento seja mandado á commissão respectiva, á qual tambem peço que attenda ás rasões expostas, que me parecem dignas de consideração.
O sr. Elvino de Brito: - Pedi a palavra para declarar a v. exa. e á camara que, se estivesse presente quando se votou o additamento proposto pelo illustre e digno deputado o sr. D. José de Saldanha, ao projecto de resposta ao discurso da coroa, tel-o-ía rejeitado.
Tambem não estive presente na sessão do dia 21, quando o illustre deputado e meu amigo o sr. Pereira Carrilho submetteu á approvação da camara uma proposta para se fazer a acquisição de 200 exemplares da recente e interessante obra intitulada Estatisticas e biographias parlamentares, publica-la pelo dignissimo e honrado director da ;e partição tachygraphica d'esta camara. (Apoiados.) Se assim não fôra, e eu aqui estivesse então, teria cumprido um gratissimo dever de consciencia, juntando as minhas humildes palavras de ás adhesão do illustre deputado proponente; ás da opposição parlamentar, representada pela voz eloquente ao sr. Pinheiro Chagas, e ás do governo, que tão briosamente se associou a essa manifestação pela palavra, sempre esclarecida e prestigiosa do sr. ministro da fazenda. (Apoiados.)
Cumpriria, repito, um dever de consciencia, porque, declaro-o a v. exa., e gostosamente o faço, desde que tenho a honra, ha sete annos, de ter assento nesta casa, tenho-me por tal modo affeiçoado ao distincto funccionario e meu bom amigo, o sr. conselheiro Clemente dos Santos, e por tal maneira tenho dia a dia admirado a sua potente faculdade de trabalho, que reputo um indeclinavel dever de amisade e de justiça o patentear, onde quer que seja, e sempre que se me offereça ensejo para o fazer, a homenagem da minha sympathia e do meu respeito pelas brilhantes qualidades que adornam aquelle digno e leal servidor do estado, um caracter exemplar e um espirito superior. (Apoiados.)
As palavras que foram aqui ha dias proferidas pelos diversos oradores que se occuparam do assumpto, não representaram uma lisonja, como muito bem disse o sr. ministro da fazenda, mas um preito de reconhecimento, que a camara dos senhores deputados, em nome do paiz, tributou ao velho, respeitavel e infatigavel investigador da historia e das glorias parlamentares portuguezas. (Apoiados.)
Eu desejava pedir alguns esclarecimentos ao nobre ministro da marinha e ultramar ácerca de assumptos que se referem á administração colonial; mas, não estando P. exa. presente, entendo que devo aguardar outra occasião para o fazer, tanto mais que, havendo prevenido o illustre ministro d'este meu proposito, s. exa., tão depressa possa, não deixará de aqui vir para tal fim.
O sr. Alves de Moura: - Pedi a palavra para me associar ao illustre parlamentar e meu particular amigo, o sr. Eduardo José Coelho, nas considerações com que acompanhára a representação que mandára para a mesa, e que é referente aos empregados telegrapho-postaes.
Parece-me de todo o ponto justo o pedido dos signatarios e por isso digno da attenção da camara.
Ha pretensões que em si mesmo encerram a mais sympathica recommendação.
Não ignoram nenhuns dos senhores deputados as circumstancias d'estes funccionarios, por um lado exige-se-lhes illustração e instrucção especial, boa vontade e amor ao trabalho, cercando-se os seus actos publicos de grande responsabilidade, e por outro lado retribuo-se-lhes o seu serviço de tal modo, que quasi se póde dizer que, em troca do serviço penoso, que supportam de dia e noite, recebem um salario insignificante e mesquinho.
Julgo que a digna commissão, ou commissões, a quem for presente a representação, hão de attender a estas verdades, considerando as rasões que ahi se expõem, e não deixarão de concorrer com o seu bom esforço para melhorar as condições precarias d'estes funccionarios, bem merecedores de serem attendidos.
O sr. Arroyo: - Mando para a mesa quatro requerimentos de alferes alumnos de engenheria, os srs. Arthur Teixeira Bastos, Carlos Joyce Diniz, Carlos Soares Cardoso e José Roma Machado de Faria e Maia, representando contra a reorganisação dos serviços technicos do ministerio das obras publicas.
Não posso deixar de levantar a minha voz a favor de uma representação, apresentada ha pouco n'esta camara, pelo sr. Eduardo José Coelho, dos aspirantes do correio e telegraphos do Porto, pedindo augmento do vencimento.
Julgo completamente justificado esse podido. Parece me que as camaras respectivas e o governo devem, por todos os modos, procurar attender a essa justissima pretensão.
Agora vou mais uma vez pedir a v. exa. que se digne empregar todos os esforços para que o sr. ministro do reino, na primeira opportunidade, se apresse a comparecer n'esta camara antes da ordem do dia. (Apoiados.)
V. exa. sabe que ha muitos dias não temos o prazer de ver s. exa. aqui, e que não podemos occupar-nos do assumptos importantes que dizem respeito aos circulos que nos elegeram, e ao paiz em geral, dirigindo-lhe perguntas e pedindo-lhe explicações. (Apoiados.)
Torna-se, pois, indispensavel que s. exa. aproveite a primeira opportunidade para comparecer n'esta casa, comprehende que algumas perguntas poderiamos exa. por intermédio dos seus collegas, mas o resultado que se alcançaria por esse meio era insignificante, norouanto s. exas. de fórma alguma poderiam responder cabalmente sobre assumptos que dizem respeito a uma pasta cuja gerencia não lhes está confiada.
Urge portanto que appareça o nosso chanceller. (Riso) para, quando poder e como souber, responder ás interrogações que lhe forem dirigidas.
Não peço a v. exa. senão o que está dentro das suas attribuições: e é que empregue todos os esforços junto de s. exa., para que, sem serem sacrificadas as necessidades do serviço publico, se apresente n'esta casa antes da ordem do dia.
O sr. Presidente: - Os desejos do sr. deputado serão satisfeitos.
O que posso dizer é que o sr. ministro do reino não tem vindo a esta camara antes da ordem do dia, porque tem