O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

n'uma cadêa: mesmo por sentimento de humanidade devemos ter compaixão d'estes homens. Elles pedem que, se estão culpados, se lhes applique a pena; e se o não estão, se lhes dê a liberdade.

Ficou para se lhe dar o conveniente destino.

O sr. Barão d'Almeirim: — Começarei por agradecer ao sr. ministro das obras publicas o cuidado e a sollicitude de s. ex. em satisfazer á primeira parte do requerimento que ha dias tive a honra de apresentar nesta camara, a respeito das obras da estrada de Santarem á ponte d'Asseca. Permitta-me v. ex. que eu por esta occasião faça algumas considerações a este respeito; por quanto a portaria em que se mandou proceder a estas obras, determina que ellas sejam feitas sobre o traçado que existia antigamente, e parece-me que seria muito mais util e conveniente que, em vez de se seguir a estrada antiga, se traçasse uma nova estrada, para a qual existe já um plano feito pelo engenheiro civil o sr. Joaquim Nunes de Aguiar, o anno passado, em virtude de ordens do ministerio. Este plano é sem duvida nenhuma preferivel áquelle da estrada antiga; até mesmo mais conveniente para o transito; e muito principalmente para carros e carroagens.

Na estrada antiga ha pontos onde a inclinação do terreno produz uma elevação superior a 13 por cento, quando pelo contrario o plano organisado pelo sr. Aguiar não sobe a inclinação em parte nenhuma a mais de 4 por cento. Já se vê qual será a vantagem de se adoptar antes este plano do que mandar proceder aos reparos na estrada existente. Pela estrada antiga buscam-se os valles, quasi na sua totalidade; e é quasi inteiramente impossivel de inverno desagoar a estrada; e sendo as agoas o perigo maior que tem os caminhos, evita-se esta particularidade tambem pelo plano do sr. Aguiar.

Segundo as idas que eu tenho, ministradas por aquelle sr. engenheiro, a despeza não será superior áquella que está calculada para os reparos sobre a estrada antiga, e mesmo quando houvesse alguma differença para mais, ella não devia influir para se desprezar esse plano, e adoptar-se a estrada antiga, porque a differença será muito pequena.

Fiz estas observações porque em Santarem, desde que o sr. Aguiar apresentou este traçado para uma nova estrada, appareceu alguma opposição da parte dos habitantes daquella villa, como geralmente apparece para tudo quanto é novo, principalmente entre nós; e mesmo talvez porque estes preconceitos fossem presentes ao sr. ministro, e podessem concorrer para que a sua decisão fosse no sentido da estrada antiga. Isto não é de forma nenhuma querer deixar de agradecer ao sr. ministro a bondade que teve de attender ao meu requerimento; porque o que desejo é que a obra se faça, muito embora seja pela estrada antiga.

Quanto á segunda parte do meu requerimento, muito desejaria tambem que o sr. ministro o tomasse em consideração, para mandar proceder aos reparos na estrada que vai de Santarem á villa de Pernes.

O sr. Ministro das obras publicas: — (Fontes Pereira de Mello) Sr. presidente, pelas declarações que acaba de ouvir ao nobre deputado, vê a camara que eu fui sollicito em dar prompto andamento ao negocio a que se referiu; e isto por me parecer que as suas observações estavam de accordo com o interesse publico, em que o governo sempre tem a mira.

Logo que o nobre deputado fez o seu pedido, para que se procedesse ás obras da estrada entre a ponte d'Asseca e Santarem, mandei tomar todas as informações sobre o objecto; e conheci effectivamente que havia grande necessidade de se concluir aquella obra, em proveito dos povos de todo o districto, em proveito mesmo da communicação que será facil e rapida entre a capilal e Santarem; e em consequencia dei,as ordens necessarias para que se procedesse áquella obra immediatamente. Mas, peço licença ao nobre deputado para lhe dizer, que não é um reparo que se vai fazer, antes mandei que se fizesse a estrada definitivamente, porque me pareceu haver grande inconveniente em estar sempre a fazer reparos nas estradas, que o primeiro inverno destroe, obrigando o governo a repelir os mesmos trabalhos e a fazer novas despezas.

Em quanto ao plano traçado pelo engenheiro civil o sr. Nunes de Aguiar, não sei se já existe na secretaria das obras publicas; mas ainda alli se não apresentou o resultado dos seus trabalhos: e por conseguinte não pude seguir um plano, que eu não sabia qual era. Porém á vista das instancias e desejos que se mostravam, visto que estes desejos eram a bem da conveniencia publica, tive muito prazer em adherir ao pedido do illustre deputado, mandando logo proceder á obra.

Em quanto á outra parte do requerimento, tambem mandei proceder aos reparos da estrada entre Santarem e Pernes, tendo aqui notado nas informações que mandei tirar pela repartição competente as obras que se hão de effectuar de Thomar á Barquinha, de Thomar a Coimbra e de Pernes a Torres-Novas e Barquinha, tudo no districto de Santarem; até está a nota do numero de metros de estrada que se tem feito. Não quero cançar a camara com estes esclarecimentos que se sabe que existem; mas espero que o illustre deputado se convença de que tenho a maior vontade em annuir aos seus desejos, assim como aos de outro qualquer dos meus collegas.

O sr. Barão de Almeirim: — Pedi a palavra simplesmente para declarar que estou satisfeito com o que o sr. ministro acaba de dizer, e ainda fico mais satisfeito por s. ex.ª confirmar, que effectivamente tem mandado fazer mais reparos na entrada de Santarem e Pernes; acabando o meu illustre collega o sr. Camarate de me dizer agora mesmo que esses reparos eram de absoluta necessidade; eu sei isso bem, mas invoco o seu testimunho perante a camara para aquelles senhores que não conhecem o sitio.

Não sabia que não existia ainda o plano do sr. Aguiar, e está visto que não existindo, s. ex.ª não podia guiar-se por elle; mesmo sendo o negocio de urgencia foi talvez melhor não esperar por esse plano, porque póde ser que depois não se fizesse obra nenhuma.

O sr. Themudo: — Pedi a palavra para declarar que faltei ás sessões de sexta-feira e de sabbado por incommodo de saude, e ao mesmo tempo para pedir a v. ex.ª que me inscreva para apresentar um projecto de lei.

Ficou inscripto.

O sr. Gomes e Lima: — Mando para a meza o requerimento de um grande numero de parochianos do concelho de Barcellos, em que se queixam de serem vexados com derramas para expostos, e para despezas municipaes; queixando-se tambem de serem col