O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

660 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

de Sousa Cavalheiro, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Antonio José Arroyo, Antonio José Ennes, Antonio Mendes Pedroso, Antonio Pessoa do Barros e Sá, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Carlos de Sousa. Lobo Poppe, Augusto Maria Fuschini, Bernardino Pereira Pinheiro, Carlos Roma du Bocage, Columbano Pinto Ribeiro de Castro, Conde do Covo, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, Estevão Antonio de Oliveira Junior, Fortunato Vieira das Neves, Francisco de Castro Mattozo da Silva Côrte Real, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Ignacio José Franco, João Pinto Rodrigues dos Santos, José de Alpoim de Sousa Menezes, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Antonio do Almeida, José Dias Ferreira, José Frederico Laranjo, José Freire Lobo do Amaral, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Joaquim de Sonsa Cavalheiro, José Paulo Monteiro Cancella, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Antonio Moraes e Sonsa, Manuel Affonso Espregueira, Manuel de Arriaga, Marianno Cyrillo de Carvalho, Marquez de Fontes Pereira de Mello, Sebastião de Sonsa Dantas Baracho e Wenceslau de Sousa Pereira Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Camara dos dignos pares do reino. - Presidencia. - Illmo. e exmo. sr. - Tenho a honra de participar a v. exa. que a grande deputação das côrtes geraes foi hoje recebida por Sua Magestade El Rei.
Sua Magestade, recebendo a deputação com a sua habitual benevolencia, dignou-se responder á allocução que lhe foi teita, em termos muito lisonjeiros.
Sua Magestade a Rainha, a Senhora D. Amelia, e Sua Alteza Real o Principe D. Luiz Filippe, dignaram-se tambem receber a deputação, á qual Sua Magestade a Rainha houve por bem dirigir phrases muito affectuosas.
A deputação teve depois a honra do ser recebida por Sua Magestade a Rainha a Senhora D. Maria Pia, que se dignou de a acolher com palavras de muita benevolencia e consideração. - Deus guarde a v. exa. - Palacio das côrtes, em 16 de junho de 1890. - Illmo. e exmo. sr. presidente da camara dos senhores deputados. = Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel.
Para a secretaria.

Da mesma camara, acompanhando uma copia do auto lavrado em sessão das côrtes geraes, a 14 do corrente, para reconhecimento de Sua Alteza Real o Principe herdeiro.
Para o archivo.

Outro do ministerio do reino, remettendo o processo relativo á eleição do deputado pelo circulo do S. Thomé.
Para a commissão de verificação de poderes.

Outro do ministerio da fazenda, romettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Eduardo Abreu, nota da receita creada por lei de 4 de julho de 1889, com applicação aos hospitaes de alienados, desde o principio do actual anno economico.
Para a secretaria.

Outro do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Francisco José Machado, a informação prestada pelo cominando geral da guarda fiscal ácerca da correspondencia trocada entre o referido commando e o commandante da canhoneira Açor, relativamente a contrabando nos Açores.
Para a secretaria.

Outro do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação no requerimento do sr. deputado Emygdio Navarro, copia do processo relativo á inscripção no orçamento rectificado da verba de 40:000$000 réis, para complemento do pagamento de resgate de roupas empenhadas por occasião da epidemia de influenza em Lisboa. Para a secretaria.

Outro do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado José Julio Rodrigues, nota das despezas feitas com levadas de irrigação na ilha da Madeira, por conta dos creditos orçamentaes votados para despezas com obras hydraulicas.
Para a sentaria.

Outro do ministerio da guerra, remettendo os esclarecimentos pedidos pelo sr. deputado Adriano Monteiro, em sessão de 28 de maio ultimo.
Para a secretaria.

Outro da sociedade de geographia de Lisboa, acompanhando 170 exemplares de cada uma das seguintes publicações: indices e catalogos, A Previdencia, Sur la projection zenithale, A bibliotheca, As publicações, Associações de soccorros.
Para a secretaria.

REPRESENTAÇÃO

Da camara municipal do concelho de Peniche, contra as novas medidas tributarias.
Apresentada pelo sr. deputado Francisco José Machado e mandada publicar no Diario do governo.

DECLARAÇÕES DE VOTO

Declaro que, se tivesse estado presente á sessão de 7 do corrente teria votado a favor da moção de confiança no governo o da generalidade do bill de indemnidade. = O deputado, Alves Passos.
Para a acta.

Declaro que se tivesse estado presente á sessão das côrtes geraes de 14 do corrente, teria reconhecido como Principe Real da corôa portuguesa o Senhor D. Luiz, filho mais velho de Sua Magestade El-Rei D. Carlos e de Sua Magestade a Rainha D. Amelia. = O deputado, Costa Moraes.
Para a acta.

Declaro que, se estivesse presente á sessão solemne de 14 do corrente, teria votado o reconhecimento do Serenissimo Principe Real o Senhor D. Luiz Filippe, como sucessor d'este reino. - O deputado, Bernardino Pacheco Alves Passos.
Para a acta.

Declaro que se estivesse presente á sessão de 14 de junho, teria reconhecido como herdeiro do throno de Portugal, Sua Alteza o Senhor D. Luiz Filippe. = O deputado, José de Azeredo Castello Branco.
Para a acta.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

articipo que o sr. deputado Dantas Baracho, por motivo de doença, tem faltado a algumas sessões e que pelo mesmo motivo continuará a faltar.
Sala das sessões, em 16 de junho do 1890. = Sergio de Castro.

Declaro que o sr. deputado João Pinto Rodrigues dos Santos, não tem comparecido ás sessões e ainda faltará a mais algumas, por motivo justificado. = Almeida e Brito.