O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

mos tres annos, para se comprehender que a progressão das despesas sobre as receitas tem diminuido e não augmentado, seja qual for o modo de comparação que queira seguir-se: ou tomando a totalidade das receitas, ou tomando a totalidade das despesas.

O orador entra em seguida na explanação de varios dados estatisticos para corroborar este seu asserto.

A differença que para mais se encontra, de 860:000$000 réis, justifica-se, consultando ainda os mesmos dados, pelo augmento no preço da alimentação e forragens, e pelo augmento de despesa proveniente do Arsenal do Exercito e serviços de saude, verbas estas cuja avolumação é independente da vontade do Ministro.

Estas quatro verbas produzem uma somma de réis 735:000$000; o que falta para 860:000$000 réis justifica-se pelo augmento proveniente da Escola do Exercito, Collegio Militar, escolas praticas das differentes armas, carreiras de tiro, e ainda pelas leis de equiparação, de iniciativa de seu illustre antecessor e de sua propria iniciativa.

Não é portanto subsistente a duvida que S. Exa. manifestou, porque o augmento de despesa é exacto, e a sua proporcionalidade mantem-se perfeitamente dentro do accrescimo das receitas.

Se se comparar ainda o que o país gasta com o exercito em relação a outros paises, vê-se tambem que é elle o que conserva a menor proporção não só em relação á totalidade das despesas, mas até á media por habitante.

Assim ainda neste ponto ficam destruidas por completo as duvidas de S. Exa.

Deseja o illustre deputado que nas questões militares se conserve sempre um espirito de sequencia.

Se S. Exa. appella para elle, orador, pode contar com o seu auxilio, porque entende tambem que na legislação de um país, principalmente a militar, nada ha mais prejudicial do que a instabilidade.

Esperando accusações que felizmente não vieram, muniu-se de documentos com que pudesse defender-se; não precisou porem empregá-los e crê todavia que respondeu aos pontos mais importantes a que o Sr. Villaça se referiu.

Isto quanto á generalidade; e quanto á especialidade succede o mesmo, visto que S. Exa., na maior parte das verbas de que fez a sua critica, declarou que não se insurgia contra ellas.

Quer ainda dizer, a respeito de quarteis, que é incontestavel a exiguidade da verba destinada á sua reparação; e se já em 1889 essa exiguidade era reconhecida, muito mais o deve ser hoje.

Falou S. Exa. no exercito allemão.

Bom é certamente que o nosso se approxime d'elle quanto possivel; deve porem reconhecer-se que esse exercito não nasceu assim, nem se transformou de um momento para outro; e isto deve ser incentivo para que caminhemos e nos aperfeiçoemos quanto possivel.

Sem rhetorica, lealmente, e com a verdade que consta de documentos que põe á disposição da Camara, respondeu ao discurso do Sr. Villaça, e crê que demonstrou que o orçamento em discussão merece a approvação da Camara.

(O discurso será publicado na integra e em appendice quando S. Exa. o restituir).

O Sr. Oliveira Mattos: - Sr. Presidente: V. Exa. e a Camara comprehenderão muito bem que eu me devo sentir embaraçado ao usar da palavra, na discussão do Orçamento, nesta altura, depois dos magnificos discursos tão brilhantemente proferidos pelos illustres oradores d'este lado da Camara, e ainda mais do ultimo pronunciado pelo meu prezadissimo amigo e distincto parlamentar o Sr. Eduardo Villaça, pelo que mais uma vez lhe dou as minhas sinceras felicitações, como lh'as deu toda a Camara, e tambem do discurso do Sr. Ministro da Guerra em resposta a esse, que correspondeu muito cavalheirosamente, como é do seu feitio, á palavra eloquente e brilhante do meu illustre amigo; e se o nobre Ministro da Guerra não conseguiu desfazer o effeito do discurso do illustre Deputado da opposição Sr. Villaça, pelo menos correspondeu á gentileza com que elle sabe sempre terçar armas nesta casa do Parlamento.

O Sr. Villaça, meu querido amigo, como velho parlamentar, paladino experimentado, e como militar brioso que é, tratando-se do Ministerio da Guerra, vestiu a sua melhor armadura dos dias solemnes, cingiu a sua espada mais fina de combate, pôs o seu capacete de alvas plumas, e fazendo as cortezias do estylo ao nobre Ministro da Guerra, como seu superior hierarchico, que é, á tout seigneur tout honneur, não deixou comtudo de notar, e muito bem, alguns defeitos e erros que encontrou ao examinar o Orçamento, embora o fizesse com a brandura e serenidade que nós vimos, tão peculiar á sua maneira parlamentar.

Sr. Presidente: ha modos differentes de ver e de apreciar as cousas, na politica, na oratoria, no ataque ou na defesa de qualquer ideia ou projecto, como em tudo; cada um tem o seu feitio particular, o seu temperamento, e encara muitas vezes de modo diverso dos outros as responsabilidades do seu cargo, o cumprimento do seu dever, embora no essencial possam estar de acordo, como succede commigo e com o meu prezado collega Sr. Villaça, nalguns pontos d'esta discussão.

O talentoso orador, alem de ser o que é, muito considerado e estimado por todos, é um distincto militar, e como tal deve ver e apreciar as questões militares debaixo de um ponto de vista differente d'aquelle por que eu as posso ver e apreciar, o que a ninguem deve admirar.

Falta-me a competencia, e muito especialmente a competencia technica e profissional. Não tenho nem o estudo especial das questões, nem a pratica das armas nem da vida militar, nem tão pouco a sciencia profissional, e portanto não admira que eu não possa enveredar pelo mesmo caminho por onde S. Exa. foi na apreciação d'este documento, discordando em alguns pontos, principalmente nos economicos, na necessidade que sustento intransigentemente, de se reduzirem as despesas.

Embora concorde, como não podia deixar de concordar, com muitas das ideias que S. Exa. apresentou, e que podia apresentar na sua posição de militar, eu como paisano terei de discordar nalguns pontos, respeitando as suas opiniões; porque realmente comprehendo que seria de um mau gosto, até censuravel para muitos, que, apesar do seu campo politico ser d'este lado da Camara e ao meu lado na opposição, dissesse quaesquer palavras que pudessem, não digo já offender, mas melindrar sequer, os seus camaradas d'aquelle lado da maioria, que elle tanto preza, e o Sr. Ministro da Guerra, seu chefe hierarchico, que tambem muito considera, e a quem não deseja desagradar, como vimos durante todo o seu bello discurso.

Portanto, quando me propus a falar sobre o orçamento do Ministerio da Guerra, em cuja discussão por outras occasiões já tenho entrado nesta casa do Parlamento, e a atacá-lo, de certo calculei as difficuldades que teria de vencer e o desagrado que causariam as minhas palavras. Apesar d'isso não recuei. Debaixo do meu ponto de vista, e sem offender ninguem, hei de cumprir o meu dever de opposição intransigente, tanto quanto possivel, e, para chegar ao fim que me propus, combatendo todos os augmentos de despesas injustificaveis, não receio a má vontade ou as censuras do Sr. Ministro da Guerra, nem as da maioria, apesar de convencido de que lhe não podem merecer sympathia os meus reparos, postos em confronto com os do ilustre collega que me precedeu.

Não receie porem o nobre Ministro nem a maioria que eu nesta discussão me apresente de forma a desgostá-los, com violencias irritantes de palavra impulsionada por faciosismos exagerados, pois me limitarei a dizer verdades a analysar factos, com aquella independencia e energia