O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 368 )

xarao de saúde são necessários conhecimentos espe-ciaea. Parece-rne pois que conviria que esses requerimentos ficassem adiados, para quando for nomeada a Commissão <_3e com='com' de='de' no='no' deixe='deixe' objectos='objectos' entanto='entanto' publica.='publica.' nomear='nomear' peçam-se='peçam-se' se='se' essa='essa' para='para' missão='missão' connexos='connexos' akuns='akuns' não='não' sâonecessanos='sâonecessanos' mas='mas' os='os' tractar='tractar' saúde.='saúde.' saúde='saúde' especial='especial' a.='a.' p='p' esclarecimentos='esclarecimentos' cora='cora' todos='todos'>

O Sr. José Estevão: — Eu desejo economisar tempo, e per isso só'observarei que os empregados de saúde estão morrendo de fome, porque depois de 20 mezes tíe divida, mandou-se-lhe outro dia Apagar um mez, que com as reducçôes , que se lhe lêem leito, couberam 3 $200 reis a cada um; com tal somma ninguém pode viver-, nem fazer-se o serviço.

O Sr. Ministro do Reino: — Eu podia fallar sobre este objecto, mas não o farei , porque não quero cançar a attenção da Camará; digo só como disse o Sr. Deputado por Lisboa, que ha necessidade, a meu ver, de uma Cororoissão especial para^ tractar deste ramo tuo importante; o Conselho de Saúde já ultimou os seus trabalhos, que foram presentes ao Governo, e eu posso afiançar que em breve trarei a consideração da Camará esses trabalhos , que alias não podem ter andamento, sem a apprcvação das Cortes, pelos differentes objectos, de que tracla.

O Sr. Dias de. Azevedo: — Sr. Presidente, para não roubar tempo á Camará, pedia que a Coinnns-são especial de Saúde seja nomeada peia Mesa, para evitarmos mais discussões sobre isto.

Posto o requerimento á votação foi approvado. Requeiro que se peça ao Governo quereroetta com urgência a esta Camará as representações, e respostas das Camarás do Douro, .concernentes ao Projecto de Lei n V 124 das Cortes Constituintes, sobre o qual foram manda-las ouvir.---Pinto Soares. .Foi approvado sem discussão.

Proponho que os Srs. Deputados na occasiâo de apresentarem a esta Camará representações de seus Constituintes, ou de alguma corporação, se limitem a expor summariamenle o pedido dos requerentes, sem fallar dos fundamentos, nem da justiça, ou injustiça desse pedido. — Pina Cabral.

O Sr. Mido&i: — Como um dos rr embros daCom-missão do Regimento, disse aqui no outro dia que estava quasi prompto, seria melhor que este requerimento fosse a esta Conunissão, (apoiado) para o tomar na consideração que merecer. jíssim se resolveu.

Requeiro que sejam rernetíidos á Comniiesão de Fazenda, ouvindo a Corninissâo de Guerra todos os papeis, que existirem na Secretaria da Camará, relativamente á pensão concedida por Decreto deli de Agosto de 1836 a D. Maria do Carmo Valdez de Moura, viuva do General Moura; e que a referida Commissão dê o seu Parecer sobre a confirmação da mercê, que a recorrente pede ao Corp© Legislativo, em attenção aos relevantes serviços prestados por seu fallecido marido.—-P. Midosi. Foi approvado sem discussão. Em additamento ao requerimento do Sr. Pinto Soares—Requeiro que se peçam igualmente todas as representações, é respostas, que foram remettidas ao Ministério do Reino, das differentes Camarás da •Beira Alta, e Junta Geral do Districto de Viseu.— 'Jeronimo Dias de. Azevedo. j?'t>i opprot/ado sem discussão, Requeiro que seja reaiettido á Cora missão de Fa-

zenda ura requerimento, que ás Cortes Constituintes dirigi» a Gamara Municipal de Santarém em Julho de 1837 sobre o pagamento da Terça do^Concelho, a fim de que a Commissão de Fazenda dê o seu Parecer.— César de Vasconcellos. Foi approvado sem discussão. Requeiro que se reclamem os trabalhos offerecidós á Camará Constittuinte pelo Sr. Rojão, ex-Deputá-do por Beja sobre a fiscalisação das Alfândegas dós Portos Seccos, e que foram mandados ás Commis-sões de Fazenda, è Agricultura, para se lhe dar o mesmo destino, se esta Camará assim o julgar conveniente.— Silva e. Maila.

.Foi approvado sem discussão. '

O Sr. Agostinho Líbano: — Mando para a Mesa o Diploma°do Sr. António Pereira da Motta Pimen-tei, Deputado Eleito Substituto pelo Circulo de Pena fiel, para ser presente'á Commissão de Poderes. Foi a esta Commissão.

ORDEM DO DIA.

Continuação da discussão especial da Resposta

ao Discurso do Throno.

O Sr. Presidente: — Vai proceder-se á votação por esferas sobre a Substituição do Sr. J. de Magalhães ao § 9." do Projecto da maioria da Commissão. Corrido o escrutínio verificou-se terem entrado na urna 108 esferas, e resultou ficar approvada Substituição por 63 votos contra 45.

Entrou em discussão o § 10.", que é seguinte: » A' visia dos Orçamentos, que lhe forem presentes , a Cagara proverá ás despezas publicas com a discreta economia, que é dever de todos^ os Governos, e que pelas circumstancias da Nação se torna indispensável. «