O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

216

tallnr a Commissão e começar desde já os seus Ira-bailios.

O Sr. Presidente: — Segundo os apontamentos que tenho, faltam ainda dois Relatores: é possível que inais algum Relator esteja já nomeado.

O Sr. Ávila: — Sr. Presidente, a primeira Secção não tem podido funccionar regularmente, não só hoje mas mesmo nos dois últimos dias, que foram designados para trabalhos de Secções, porque as Com-missões Especiaes tem engraçado com a Casa dos trabalhos da primeira Secção, e todas cilas lá se vão installar; nern vejo meio nenhum de se obstar a isso.

A primeira Commissão lem-se reunido nos corredores: temo» ahi feito algumas nomeações, mas o Projecto N.° 8 não está no caso de ser discutido nos corredoreb. De maneira que não será possível que a Secção tracte deste objecto, se no primeiro dia nos acontecer o que já aconteceu duas vezes: vamos procurar a Cíisa deuinada paia os nossos trabalhos, e

achamo-la sempre occupada por Commissões Rspe-ciaes : hoje eram duas.

O Sr. Presidente: — Na forma dos antigos costumes, a primeira Sessão é quarta feira. A ordem do dia é o Parecer N,° 22 sobre o Sr. Bispo Eleito de Malaca, caso esteja presente.. .

O Sr. Adriâo Acácia:— Eu estou auctorisado para declarar que o Sr. Bispo Eleito de Malaca virá na primeira Sessão da Camará: elle vai uni pouco melhor, e disse-me que fazia tenção do comparecer na primeira Sessão.

O Sr. Presidente ( Continuando) : — E em segun« do logar, os Pareceres da Commissão de Petições que foram hoje mandados para a Mesa; e se houver tempo ainda, divide-se a Camará em Secções. Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas e um quarto da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO F&KRE DZJ MACEDO.

N." 18.

1852.

Presidência do Sr. Silva Sanches.

'hamada.—Presentes 80 Srs. Deputados

^Abertura. — Ao meio dia.

Aela. —Approvada.

O Sr. Ferrer:—Mando para a Mesa o Parecer da Conimissão de Verificação de Poderes acerca do diploma do Sr. José Fortunato Ferreira de Castro.

.E' o seguinte

PAIUÍCKH N.° 39—F—Foi presente á primeira Commissão de Verificação de Poderes, o diploma do Deputado eleito pelo Circulo de Guimarães, José For-tunalo Ferreira de Castro, e vis-to estar o me.smo diploma em forma, e regular, parece á dieta Com missão que odicto Eleito deve ser proclamado Deputado da Nação Portugueza.

Sala da Commissão, em 25 de Fevereiro de 1852. — José Caetano da Campos—Vicente Ferrer de Nelto de Paiva — António Maria Ribeiro da Costa Tloltrcman — Leonel Tavares Cabral — João de Mello Soares e Pasconcellos.

Foi logo approvado — E cm seguida proclamado Deputado o Sr. Ferreira de Castro.

Introduzido na Sala com as formalidades do es-///o, prestou o juramento e tomou assento.

CORBESPONI)7iN7CIA.

DCCLAUAÇÕK-.— 1." Do Sr. Bcncvides, de que o Sr. Vaz da Fonseca não comparece á Sessão de hoje por motivo de moléstia.

2." Do Sr. J. Manoel Ferreira, de que o Sr. Bento de Castro não comparece á Sessão de hoje por motivo lambem de moléstia.

OiFicio. — Da Direcção da Associação Cornmer-cial do Porto, enviando alguns exemplares, para serem distribuídos pelos Srs. Deputados, do Relatório dos trabalhos da mesma Associação no anno passado. — Mandaram-se distribuir.

RKI-UESENTAÇÕKS, — ].* Apresentada pelo Sr. J.

M. Grande, dos Alumnos paizanos da Escola Poly-teclmica no presente anno lectivo, do curso da Arma de Engenharia, pedindo que, na confirmação do De-crelo do 10 de Dezembro de 1851, a Camará tenha erri vista a posição especial daquelles Alumnos, d« modo que seus interesses «; diiuilos nã<_ que='que' ter='ter' paru='paru' d='d' daquelle='daquelle' secções='secções' nomearem.='nomearem.' qualquer='qualquer' l='l' decreto.='decreto.' effoito='effoito' p='p' se='se' as='as' retroactivo='retroactivo' por='por' commissdo='commissdo' sjjam='sjjam' cilas='cilas' reme='reme' feridos='feridos' _='_'>

Í2.u Apresentada polo Sr. Bento de Castro, da Camará Municipal da Villu de. Guimarães, pedindo que alli seja cnllocado um Corpo do Exercito para defoza dos habitantes e segurança da Villa- — //' Commissdo de Petições.

LEITURAS.

1." REQUKRIMKNTO. — Requeiro que pelo Minislc-rio dos Negócios da Marinha se remetia a esta Ca-mara :

1.° O quadro do pessoal activo de Saúde Naval com os respectivos soldos, gratificações e mais vencimentos dos Funccionarios que teern uma graduação militar, e de que não dependerem esclarecimentos do Ultramar; incluimlo-se igualmente os Empregados menores do Hospital da Marinha, com os respectivos ordenados e rações.

C2.° Uma relação nominal de todos os. Facultativos do serviço de Saúde Naval, corn as datas do original das suas cartas e habilitações scientiíjcas, e com a escala dos postos que tenham percorrido na carreira da Cirurgia Naval.

3.° O máximo e o mínimo do movimento dos doentes do Hospital de Marinha nos últimos cinco annos. — Plácido de Abreu.

Foi adnnttido — E logo approvado.

2.° REQUERIMENTO. — Requeiro que pelo M mistério da Fazenda e farinha se remetiam com urgência a esta Camará os seguintes esclarecimentos: