O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 35 —

O sr. Santos Monteiro: — (Para um requerimento) Ninguem do centro faria um requerimento senão estivesse convencido.... (O sr. Presidente: — Os requerimentos dessa natureza não se fundamentam). Bem; então peço a v. ex. que consulte a camara se a materia está sufficientemente discutida.

Julgou-se a materia discutida.

O sr. Presidente: — O sr. José Jacintho Tavares tinha pedido a palavra, para mandar para a mesa uma emenda; creio que a camara não quererá privar o sr. deputado de o poder fazer. (Apoiados)

O sr. Jacintho Tavares: — E uma emenda tão pequena que eu cedo de apresentar.

O sr. Presidente: — Consulto a camara, se quer quer que a votação se faça por esferas, como determina o regimento, ou por sentados e levantados.

Resolveu-se que fosse por esta ultima fórma.

O sr. Presidente: — Agora consulto a camara se quer que a votação seja por parágrafos, ou que haja só uma votação. (Vozes: — Uma só votação).

Resolveu-se que se votasse sobre todo o projecto de resposta ao discurso da corôa.

O sr. Presidente: — Se fôr approvado o projecto de resposta, ficam prejudicadas todas as substituições a elle offerecidas, mas resta saber se a proposta

do sr. Vellez Caldeira é uma substituição, ou uma emenda.

O sr. Vellez, Caldeira: — O regimento da casa tem bem definido o que é emenda, e o que é substituição. A significação da palavra portugueza — emenda — é uma cousa que se entende tem algum erro, em quanto que pela da palavra substituição, é alterar-se todo o seu pensamento. Agora se a minha proposta não é emenda, então não sei o que é.

Consultada a camara, resolveu que não era emenda a proposta do sr. Vellez Caldeira; e logo foi approvada o projecto de resposta, sendo depois consecutivamente rejeitados os additamentos dos srs. Pegado, e Cunha Sotto-Maior. — As substituições dos srs. Mello e Carvalho, e Vellez Caldeira ficaram prejudicadas.

O sr. Presidente. — A hora está a dar, e por conseguinte a ordem do dia para ámanhã será em primeiro logar a continuação da eleição de commissões que ainda faltam a eleger; e em segundo logar o parecer nº5 da commissão especial encarregada de dar o seu parecer sobre o requerimento do sr. Pina Manique. Está levantada a sessão. — Eram quasi quatro horas da tarde.

O redactor

José de Castro Freire de Macedo.

N.º 5. SESSÃO DE 5 DE MARÇO 1853.

PRESIDENCIA DO Sr. SILVA SANCHES.

Chamada. — Presentes 80 Srs. Deputados.

Abertura — Um quarto de hora depois do meio dia

Acta — Approvada.

CORRESPONDENCIA.

Declarações: — 1.ª Do sr. barão de Almeirim — de que o sr. João Feio Soares de Azevedo não, póde comparecer á sessão de hoje. — Inteirada.

2.ª Do sr. Pinto de Almeida — de que o sr. Antonio Feio de Magalhães Coutinho, não póde comparecer á sessão de hoje. — Inteirada.

3.ª Do sr. Costa e Silva — de que o sr. Pereira Carneiro não póde assistir á sessão de hoje por incommodo de saude. — Inteirada.

Officios: — 1.º Do sr. deputado Casal Ribeiro, participando que por motivo de molestia não póde comparecer á sessão de hoje, e talvez a mais algumas. — Inteirada.

2.º Do sr. deputado Affonso Botelho de Sampaio e Sousa, participando que continua a achar-se incommodado, e por isso não póde comparecer á sessão de hoje: e bem assim que o sr. deputado Bordalo o encarregara de communicar á camara, que achando-se gravemente incommodado não póde comparecer á sessão de hoje, e talvez a mais algumas. — Inteirada.

3.º Do sr. deputado conde da Louzã, fazendo constar que faltou á sessão de hontem, falta á de hoje, e talvez a mais algumas, por motivo de molestia-

Inteirada.

O sr. Secretario (Rebello de Carvalho): — Na sessão de 26 do mez passado foi apresentado um parecer da commissão administrativa sobre as contas do sr. Honorato Ferreira, como thesomeiro que foi da camara transacta. (Leu)

É o seguinte:

Parecer n.º 6 -F. — A commissão administrativa, em conformidade com a resolução desta camara, tomada em sessão de 5 de fevereiro examinou attentamente a conta apresentada pelo sr. deputado Joaquim Honorato Ferreira, como thesoureiro que foi da camara transacta.

Mostra esta ter o mesmo senhor recebido durante a essa gerencia réis 37:509$920, e dispendido réis 32:890$485 sendo o saldo de réis 4:611$435 — entregue á junta administrativa, em duas addições, a primeira de réis 3:122$060, em 2 de abril; que eram saldo em caixa, quando o adiamento da camara teve logar, e a segunda de réis 1:439$375 em 29 de julho seguinte por occasião da dissolução da camara? A commissão acha a mesma conta conforme, clara, e justificada pelos setenta e quatro documentos, que a acompanham, e intende que deve ser approvada.

Camara dos deputados, 28 de fevereiro de 1853. — Julio Gomes da Silva Sanches, presidente. — Custodio Rebello de Carvalho, secretario. — Visconde da Junqueira. — Faustino da Gama.

E pondo-se á discussão, e em seguida á votação — foi logo approvado.

EXPEDIENTE A QUE PELA MEZA SE DEU DESTINO.

Requerimento: — «Requeiro que pelo ministerio da marinha se remetta com urgencia a esta camara