O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 19

SESSÃO DE 25 DE FEVEREIRO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Antonio Tiburcio Pinto Carneiro

Chamada—presentes 56 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Balduino, Braamcamp, Alves Martins, Sá Nogueira, Lousada, Fontes Pereira de Mello, Marreca, Pequito, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Sousa Sampaio, Telles de Vasconcellos, Faria Maia, Xavier da Silva, Dias e Sousa, B. C. do Amaral, Abranches, Bernardo de Serpa, Cesario, C. de Rio Maior (D. Antonio), C. de Valle de Reis, Garcia Peres, Silva Cunha, Palha, Bivar, Tavares de Carvalho, Castro e Lemos, Pinto Tavares, Faria Junior, Gaspar Pereira, Sant’Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Pessoa de Amorim, Costa Xavier, Santos Silva, Fonseca Coutinho, Rebello Cabral, Moraes Carneiro, Simas, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Barbosa da Silva, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Frazão, Mendes Leal Junior, Vaz Monteiro, Menezes e Vasconcellos, Camara Leme, Luiz de Castro, Almeida Junior, Osorio de Figueiredo, Pinto Martins, Rebocho, Campilho, Placido de Abreu, D. Rodrigo de Menezes, Sebastião José de Carvalho, Canã, Horta, Thomás de Carvalho e Visconde de Porto Covo de Bandeira.

Não compareceram—os srs. Heredia, Gouveia Osorio, Seabra, Secco, Couceiro, Silva Carneiro, Seixas e Vasconcellos, Pinto Coelho, Barroso, Costa Lobo, Chamiço, Pegado, Mello Soares, Sousa Machado, Judice, Infante Pessanha, Luz, Sampaio e Mello, Julio Ferreira, Justino Pinto Basto, Rebello da Silva, Freitas Branco, Browne, Julio Guerra, Paulo Romeiro, Charters e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura—á meia hora da tarde. Acta—approvada.

DECLARAÇÃO

Do sr. Bivar, de que o sr. Paulo Romeiro não comparece á sessão de hoje nem comparecerá a mais algumas, por se achar de luto, por fallecimento de uma proxima parenta.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

Do ministerio do reino, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento, do bedel da faculdade de direito José Maria Galeão, em que pede augmento de vencimento.

Foi á commissão de instrucção publica.

REPRESENTAÇÕES

1. º — Da camara municipal de Torres Vedras, pedindo providencias contra a cultura do arroz.

Foi á commissão de saude.

2. º— Da camara municipal de Obidos, sobre o mesmo objecto que a antecedente.

Foi á mesma commissão.

3. º—Dos habitantes do extincto concelho de Alcoentre, sobre q. mesmo objecto que as antecedentes.

Foi á mesma commissão.

4. ° — Da junta de parochia de S. Salvador do Bombarral, no concelho de Obidos, sobre o mesmo objecto que as antecedentes.

Foi á mesma commissão.

5. º—Dos habitantes do concelho do Cadaval, no mesmo sentido que as antecedentes.

Foi á mesma commissão.

6. º—Quatro certidões, tres do parocho da freguezia da Amoreira, no concelho de Obidos, e outra do parocho da freguezia de Nossa Senhora da Conceição da Moita dos Ferreiros, todas sobre os obitos e nascimentos que têem havido n'estas freguezias.

Foi á mesma commissão.

7. º—Dos habitantes das Caldas da Rainha, pedindo quo se não prohiba absolutamente a cultura do arroz.

Foi á mesma commissão.

8. º — Do conselho do lyceu nacional de Lisboa, pedindo que não seja approvada a proposta sobre pensões, apresentada pelo sr. ministro da fazenda.

Foi á commissão de fazenda.

9. º—Da misericordia de Espozende, pedindo que não seja approvado o projecto n.° 30 da commissão de foraes.

.Ficou sobre a mesa,

10. º—Da camara municipal de Soure, sobre divisão territorial.

Foi á commissão de estatistica.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTOS

1.°—Requeiro que seja remettido a esta camara o documento pelo qual consta que Jorge Croft é o concessionario das minas de ferro e carvão de pedra do districto de Leiria. = Barão de Almeirim.

Vol. — IV— Fevereiro—1859

12