O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Board of education. Indagando, ainda na America, a origem da expansão pedagogica, encontra-se tambem a sociedade da extensão universitaria de Philadelphia, sustentad; por subscrições e por as quotas de 300 a 500 dollars do seus 300 socios ordinarios.

A sociedade para o bem estar de todos, a federação das associações operarias de Genebra, a sociedade physico-mathematica de Kasan e a sociedade da escola prima na iniciaram, respectivamente, na Hollanda, na Suissa na Russia e na Polonia a extensão do ensino e foram seguidas por outras obras privadas até ella se familiariza com as universidades officiaes.

Estes movimentos particulares e outros estrangeiro chamaram a atteneão dos poderes publicos, que, por seu turno, se animaram a novos emprehendimentos privados num feliz circulo vicioso a que a Espanha não foi insensivel e em que os nossos Grovernos teem de envolver e país por meio de recursos financeiros, como faz a Belgica para com os cursos da extensão universitaria regidos em Bruxellas e, principalmente, na provincia, por professores, estudantes e individuos estranhos ás escolas, com succede na Hungria, na expansão accorde com o plano de Wlassics, como acontece na Bohemia, quanto á organização tcheca, como devem, finalmente fazer as nações que se honram de cooperar na infiltração do espirito scientifico nas differentes classes sociaes".

"A troca internacional de professores é uma condição d desenvolvimento da instrucção em Portugal e um modo d acreditar o país no estrangeiro".

"Ha vendo professores portugueses capazes de honrar nosso país no estrangeiro e sendo da maior vantagem lições de mestres de outras nações, entende o orador que é conveniente a permuta do ensino, pela segunda forma de extensão universitaria, considerada agora por elle, a certeza de se conseguirem tambem, por este meio, relações commerciaes mais frequentes e constantes.

É preciso imitar o que a França tem feito ultimamente em relação á America, estabelecendo connexões do sei professorado com o do Novo Mundo, collocando n'elle mestres e enviando outros para conferencias ou exploracõe agricolas e industriaes.

Quando estiver completamente realizado o plano de Liard, da criação de um fundo de 2.000:000 francos na Universidade de Paris, para o qual Kahn já declarou contribuir com o subsidio annual de 30:000 francos num primeiro periodo de cinco, annos, com o fim de permittir aos professores franceses exporem conhecimentos no estrangeiro e aos de fora virem a França apresentar os resultados das suas investigações, é de crer que irão ahi sabio portugueses fazer cursos e conferencias, como virão a Portugal franceses diffundir o seu saber.

Emquanto não chega essa occasião, convem-nos acompanhar desde já o movimento de troca internacional a que adheriu a Espanha, movimento que é sequencia da ideia, mais antiga dos cursos de ferias, não dos que se fazem dentro do país, como um modo de expansão que traz aos centros principaes do ensino a receber o genius loci os alumnos que longe d'elles alcançaram instruccão superior pela primeira forma apreciada pelo orador, mas dos que se realizam pela permuta de estudantes exemplificada por a Inglaterra, a Suissa e a Allemanha, e cuja importancia pode calcular-se pelas bolsas de viagem instituidas a seu favor.

Mais solida se tornará a crença na valia da segunda forma de extensão do ensino que o orador espera ver estabelecida em Portugal, attendendo ao modo superior por que Mercier encareceu a troca de professores belgas de philosophia com as universidades estrangeiras, que lhe foi suggerida por Blondel, tendo na devida conta as conferencias feitas em Edimburgo por professores da Allemanha e da America, e considerando, finalmente, o facto de irem a Berlim fazer cursos, na expectativa de correspondencia, professores da Universidade de Harvard - a maior dos Estados Unidos, de longa existencia, de tradições locaes conservadas e ampliadas pela geração actual, constituida por forma a ser ao mesmo tempo um instituto scientifico e um centro de formação de caracteres, e notavel especialmente pelo cuidadoso interesse nas obras do bem estar material dos alumnos".

"Pela extensão universitaria interna pode facilitar-se a instrucção superior aos que, em virtude da profissão, não teem possibilidade de ser alumnos das respectivas escolas"

"A extensão universitaria interna, que o orador define e aprecia como uma forma de instruir o povo, é o modo de obviar aos inconvenientes do regime a que Varet chama regulamento de asymetrias e a que alguém attribue a confecção do que denomina o ignorante methodico.

Para evitar aquelle e este aponta o orador o facto de, a titulo de protesto contra o isolamento de dados ramos do ensino em alguns centros regionaes franceses, se ter reclamado a instituição de um anno de propedeutica assentando num programma literario, historico e philosophico, é o annuncio que se fez da cultura, ligando de maneira summaria a philosophia, a historia e a literatura, em disciplinas, pertencendo a faculdades differentes de uma universidade.

Refere-se ao typo de exames interfacultar indicado por Hauser, á proposta apresentada em França relativa a um credito especial para o ensino interfacultar, ao projecto francês de extensão universitaria interna distribuida pelas differentes faculdades, e á proposta de Larnaude de series de cinco a dez lições, tendo por fim disseminar ideias geraes resumindo uma dada materia e apresentar sobre um conjunto de trabalhos, o ultimo estado da investigação scientifica e da critica literaria, juridica ou historica.

Mostra finalmente que estas lições, dignas de serem effectuadas em Portugal, mediante subsidio aos professores, quer da Universidade de Coimbra quer das outras escolas superiores, seriam proveitosamente recebidas por estudantes pertencentes, ou não, a ellas, e por professores das escolas normaes, cujos conhecimentos iriam mediatamente reflectir-se no povo, em harmonia com a aspiração de Durkheim, depois de elles os haverem adquirido a par de outros alumnos igualmente beneficiados pelas persistentes diligencias de varios pedagogos, incluindo Sylvain Levy, que num appello á Universidade de Paris, para se completar o ensino technico pelo ensino geral, accentuou a necessidade de mestres e ouvintes alcançarem o conhecimento das questões dominantes, não numa justa posição occasional de escolas e cursos, mas num todo connexo, tão vivo como tem de ser a pedagogia, funccionando pela interdependencia dos seus orgãos e manifestando a solidariedade que unifica a sciencia".

"Cumpre aos poderes publicos favorecer a instrucção e a educação do povo, sob a forma de universidades populares e sob a de outras instituições".

"Se ha universidades populares que não se relacionam com a extensão universitaria, por nada terem com o professorado e a direcção das escolas superiores, outras existem que são forma d'ella, com beneficio do ensino pela sua filiação e com, auxilio de vida pela intervenção dos poderes publicos.

Conhece o orador varias, sendo as duas de que tem mais funda impressão a do Faubourg Saint Antoine, em Paris, e a de Vienna d'Austria. N'aquella assistiu a conferencias independentes por completo da universidade official e nesta vê a filha adoptiva da universidade do Estado.

Espera que o Governo favoreça tal modo de ensino com recursos financeiros directos e com a intervenção de