O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

684

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Manuel d'Assumpção, pronunciado na sessão de O do corrente, e que devia ler-se a pag. 524, col. 2.º

O sr. Manuel d'Assumpção: — Se tivesse a pretensão de fazer um discurso, veleidade que nunca tive, em má hora me chegava a palavra, porque vae tão largo e elevado o debate, tão brilhantes têem sido os discursos pronunciados, que as minhas phrases desordenadas, formando com elles uma completa antithese, de certo fatigariam a camara.

Serei, porém, muito breve, porque desejo apenas declarar o que tenciono fazer n'esta casa de hoje para o futuro.

Persuado-me que os homens novos que, como eu, appareceram hontem no mundo politico, e não têem precedentes bastantes para por elles se definir ou prever o seu procedimento futuro, são os que mais carecem de fazer declarações positivas e claras, em situações como esta em que nos encontramos.

Ninguém estranharia, de certo, que os velhos parlamentares, os já provados e assas conhecidos na vida publica e nas lutas da politica, permanecessem hoje silenciosos. Esses lá tinham o seu passado, as suas tradições, os seus principios, tantas vezes proclamados, os seus programmas, os seus escriptos na imprensa, os seus discursos no parlamento e as suas orações nos comícios, a dizer-nos a todos qual seria o seu caminho e o seu proceder em face da nova situação. E a não ser que julgassem conveniente aos seus planos ou tivessem necessidade de cantar aqui a palinodia e lançar para trás das costas principios e theorias, era justificado o seu silencio.