O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

246

Concordo na grande importância que haveria em só tornnr navegável o rio Tâmega, não digo canali-sar, porque, segundo o conhecimento quo tenho delle pelas muitas vezes qne o passei durante a guerra Peninsular, parece-me impossível a canídisação; agora torna-lo navegável por meio de eclusas, isso sim, e por parte do Governo declaro que vou m/andar proceder ao exame desses trabalhos.

Em quanto ao Douro e o hic opus. O Douro tem a importância que todos nós sabemos, e asdifficulda-des immensas que ainda ha, não digo que sejam impossíveis de remover, mas aconselha a Ima razão que senão cesse de trabalhar ulli, e que se espere muito do tempo c haja perseverança, que aquelles obstáculos horríveis diminuirão: eu já os passei, alguns dei-lês se vão pouco a pouco attenuando; mas sobre isso ha estudos, e o Governo tem mandado proceder a elles, e algumas obras, como o illustre Deputado sabe, se tem feito alli em alguns pontos mais fáceis: nos pontos perigosos, que tem uns nomes históricos, ainda que não muito poéticos nnquHIas margens, egsos ap-pcllemos para o tempo. Em sumrnn, para não ser mais extenso, digo, que o Governo acceila muito graio o convite do illustre Deputado, e propõe-se a mandas fazer todos os estudos necessários, desejando tanto como o illustre Deputado, que em quanto ás estradas não só appareça uma senão mais emprezas, que concorram, que se combatam para disputarem urnas ás outras as obras desta natureza. Quando chegarmos a este estado, espero que não será necessário recom-mendação ao Governo pai u tonmi conta delias, e eu declaro que Hccedendo no convite vou mandar por parte do Governo pôr a concurso esta porção da estrada de Vallongo a Amarante; e se houver quem mncorrer, \\c\ deaccr-ilar n empreza que mais garantias ofíereça ao Estado (Apoiado$).

O Sr. Nogueira Soares:— Sr. Presidente, o illustre Deputado por Santarém que se seguiu afallar depois de rnim, pareceu querer indicar, pela maneira como fallou, que era pouco importante o que eu disse, e que o meu Requerimento fora dictado pelo interesse de campanário: Sr. Presidente, o meu interesse foi outro, no meu Requerimento não ha interesse de campanário, ha o interesse da minha pro-vincia, e das províncias do Norte, e basta isto para mostrar que o negocio é muito serio e da maior importância, e que o illustre Deputado não teve razão quando procurou tracta-lo com menos consideração. Eu não pedi favor especial para o meu Districto, pedi que o dinheiro que o meu Districto paga, fosse gasto nesse Districto, porque é um ponto aonde as estradas são mais necessária?, e mais interessantes para o commercio (Apoiados). Sobre o que disse o illustre Deputado não accrescento mais nada^ porque vejo a Gamara disposta a approvar o Requerimento. E concluo dizendo que acceito a promessa do Sr. Ministro do Reino, e que o einpraso para u cumprir o mais cedo que puder.

O Sr. Leonel Tavares. — Peço a V. Ex.a que consulte a Gamara se a matéria está discutida.

Julgou-se discutida.

O Sr. Mello Soares: — Marido para a Mesa o seguinte Additament.o ao Requerimento do Sr. Nogueira Soares.

ADDITAMKNTO. — u Requeiro que as investigações a fazer tio rio Tâmega se tornem extensivas ao rio Vouga, ruja navegação ale S. Pedro do Sul e do

grandíssima utilidade á província da Beira em especial, e em geral a todo o Reino v — Mello Soares.

O Sr. Derramado ( Sobre a ordem): — Parece-me que não ha logar a votar o Requerimento do Sr. Nogueira Soares; e eu pedir-lhe-ia que o retirasse, porque está deferido: o Governo deferiu-o em cm primeira mão; logo não [ha logar a votar sobre elle.

O Sr. Leonel Tava/rea: — Eu peço que se mande ao Governo, sem se intender que isto altera em cousa alguma a responsabilidade do mesmo Governo.

O Sr. JVogueira Soares: — Não sei a razão por que se não [ha de votar o Requerimento corno está. Eu pedi que se convidasse o Governo a tractar deste assumpto, o Governo declarou que não havia inconveniente cm se approvar o Requerimento, qual ó então a duvida? (Votes: — Vem da naluriza do Requerimento) Se o Governo não põe duvida, não sei para que os Srs. Deputados a querem pôr sobre o rnodo de votar? Approve-se ou rião o Requerimento, elle e para que a Gamara convide o (inverno a Iniciar drsl.e negocio: se u (/amura quer que se eon-vide o Governo, approva o Requerimento ; se não quer que se convide, rejeita-o: não ha outra maneira de propor.

O Sr. fiarão \de Almcirim: — Eu intendo que seria melhor propor um outro methodo de votação, por que, do contrario, a Camará deve rejeitar o Re-.querirnento. Ora propondo-se elle com a clausula de que o Governo o tomará em consideração — sem com tudo prejudicar o resto das obras públicas do Paiz— intendo que deve ser approvado; e por isso peço a V. Ex." que consulte a Gamara se quer que be vote uule sentido.

O S. Presidente: — O illuslre Deputado o Sr. Nogueira Soares annue á clausula proposta pelo Sr. Barão d'Almeirim ?.. ..

O Sr. Nogueira Soares: — Eu pedi que, a respeito das obras referidas rio meu Requerimento, se desse a consideraçãjo que cilas por sua natureza merecem; mas com isto não quero por modo algum, prejudicar as demais obras do resto do Reino, não quero que aquellas tenham mais consideração; o meu Requerimento e feito para o Governo voltar a sua attenção aquellas obras, sem lhes darrnais utten-ção do que a outras de importância, só pelo facto de eu ter feito esse Requerimento. Ern conclusão, eu quero que o Governo dê attenção aquellas obras sern prejuiso da continuação de outras obras importantes do PaiK (Apoiados).

O Sr. Dias de Oliveira: — Eu fui urn dos Signatários desse» Requerimento : o fim a que me dirigia, está preenchido depois das explicações dadas pelo Governo (Apoiados)^ explicações pelas qu.aes a Gamara viu, que o Governo estava disposto a voltar a uma attenção para aquellas obras. Portanto pela minha parte retiro a assignatura do Requerimento porque intendo que elle está satisfeito (Apoiados).

O Sr. Presidente: — Não obstante tudo isso, eu não posso deixar de pôr o Requerimento á votação, visto que elle está assignado por mais alguns Srs. Deputados. A votação e nesse sentido — que o Governo tomará estas obras na consideração que intender, sem prejuiso do systema das Obras Públicas do resto do Reino (Apoiados).

Foi assim approvado.