O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

588

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO DE 1 DE MARÇO

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. REBELLO DE CARVALHO

Secretariei os srs.

José de Mello Gouveia.

Carlos Cyrillo Machado.

Chamada — presentes 64 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — os srs. Affonso Botelho, Alves Martins, Dias de Azevedo, Dias da Silva, Antonio Feio, Ferreira Pontes, Barros e Sá, Henrique Secco, Arrobas, Pequito, Roballo de Azevedo, Lopes Branco, Fonseca de Mello, Aristides Abranches, Augusto Peixoto, Palmeirim, Freitas Soares, Cyrillo Machado, C. J. Nunes, Rebello de Carvalho, Justino da Costa, Domingos de Barros, Mousinho de Albuquerque, Filippe Brandão, Amaral, Diogo de Sá, Lopes, Gomes, F. M. da. Costa, Gaspar Pereira, Pereira de Carvalho e Abreu, Henrique de Castro, Fonseca Coutinho, J. J. de Azevedo, Mello Soares, Castro Portugal, Ferreira de Mello, Mattos Correia, Neutel, Infante Pessanha, Encarnação Coelho, Guilherme Pacheco, Alves Chaves, Alarcão, J. M. de Abreu, J. M. da Costa e Silva, Frasão, Guerra, Mello Gouveia, Pinto de Almeida, Faria Pereira, Oliveira Baptista, Camara Leme, Mendes de Vasconcellos, L. Pinto Tavares, Teixeira de Sampaio Junior; Affonseca, Vellez Caldeira, Almeida Junior, Monteiro Castello Branco, Pedro Roberto, Placido de Abreu, D. Rodrigo de Menezes, Visconde de Pindella e Visconde de Portocarrero.

Entraram durante a sessão — os srs. Moraes Carvalho, Braamcamp, Lacerda (Antonio), Coutinho e Vasconcellos, Gonçalves de Freitas, Gouveia Osorio, Avila, Pinto de Magalhães (Antonio), Fontes, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Lessa, Antonio de Serpa, Telles de Vasconcellos, Vicente Peixoto, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, Barão das Lages, Dias e Sousa, Garcez, Abranches, Carlos Bento, Ferreri, Ramiro Coutinho, Pinto Coelho, Conde da Torre, Garcia Peres, Silva Cunha, Faustino da Gama, Fortunato de Mello, Bivar, Francisco Costa, Costa Lobo, Gavicho, Pulido, Chamiço, Magalhães Lacerda, H. Blanc, Palma, Silva Andrade, Bruges, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Mello e Minas, Almeida Pessanha, Reboredo, Aragão, Sousa Machado, Noronha e Menezes, Mamede, Coelho de Carvalho, Pinto de Magalhães (Joaquim), Faria Guimarães, Lobo d'Avila, Maia, Sousa Pinto Basto, Feijó, Chrispinianno da Fonseca, Sá Vargas, José Horta, Sieuve de Menezes, Silveira e Menezes, Nogueira, Julio do Carvalhal, Justino de Freitas, Luiz Albano, Rebello da Silva, Rocha Peixoto, Azevedo Pinto, Pinto Martins, Jacome Correia, Ricardo Guimarães, Charters, Pitta, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinto da França, Thiago Horta, Thomás de Carvalho e Ferrer.

Abertura — á meia hora da tarde.

Acta — approvada;

EXPEDIENTE

1.° Uma declaração do sr. Mello Gouveia, de que faltou ás tres ultimas sessões por incommodo de saude. — Inteirada.

2.° Um officio do ministerio do reino, enviando a estatistica do movimento litterario dos differentes lyceus do reino, no ultimo anno lectivo, satisfazendo assim a um requerimento do sr. Silva Andrade. — Para a secretaria.

3.° Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento em que D. Francisca da Assumpção Lopes pede que se lhe pague a quantia de 16$810 réis, que se ficou devendo a seu marido. — Á commissão de guerra.

4.º Do presidente da camara municipal do concelho dos Olivaes, acompanhando cem exemplares da representação que esta camara acaba de dirigir a Sua Magestade sobre a directriz da estrada de Loures a Torres Vedras. — Mandaram-se distribuir.

5.° Uma representação da direcção da companhia de carruagens omnibus, pedindo que se mantenha o seu privilegio, concedido pela carta de lei de 24 de abril de 1845, e renovado pela de 17 de julho de 1855, não se approvando o projecto que concede a uma companhia estabelecer carreiras de carruagens dentro de Lisboa. — Á commissão de administração publica.

SEGUNDAS LEITURAS

O sr. Presidente: — Vão ter segunda leitura dois requerimentos apresentados na sessão de 25 de fevereiro pelo sr. Pereira de Carvalho e Abreu, e sobre os quaes é preciso resolução da camara.

Leu-se o seguinte:

REQUERIMENTO

Mostrando-se dos documentos apresentados por mim n'esta sessão, que o administrador do concelho de Cabeceiras de Basto apprehendera na ultima feira de S. Miguel de Refoios, dentro dos limites do dito concelho, uma egua furtada, capturando o individuo que a tinha á venda, e que depois a entregara ao poder judicial, soltando comtudo o preso por seu mero arbitrio: e