O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 21 DE MAIO DE 1889

Presidência do ex." sr. Francisco de Barros Coelho e Campos

(Francisco José de Medeiros

Secretários os"ex.mo' srs.

(José Maria de Alpoioi de Cerquei rã Borges Cabral

STJMMA.RIO

Logo ao lei1 da acta, o sr. deputado Arouca reclamou centra uma ouiisaào que n'clla se duva, não dizendo que na sessão anterior, untes de vutado o requerimento do sr. Carrilho, vários srs. deputados tinham pedido a palavra sobre o modo de propor c de votar; e apresenta um requerimento para que isso sã declare na acta.— O sr. presidente declara que into ouviu. — Bobre r.ete incidente pé dem a palhvr;j os srs. Franco Castello Brnnco, JuSo Arroyo e. Emy-gdio Navarro, sendo ti final rejeitado o requerimento do sr'. Aruuc», e bem assim um adilitamcnto íi acta apresentado polo br. Franco Castello Brar.co, considerando-se a acta approvada. — Deú-se conta de dois oflieios, um do ministério das obras publicas, acompanhando exemplaras dos relatórios dos serviços anti-phylloxericos de 18S7, e outro do iniuisimo da marinha, acompanhando esclarecimentos icqueridos pdo sr. Ferreira de Almeida. — Leu-ee um cilicio do ministério da JM.-tio.ii, solicitando licença (que 1'oi conyc-didii), para que o sr. deputado Guines Neto pudesse depor como testemunha, no eegundu conselho do guerra, no rtiii i!i! do corrente.—- A prcsunia o sr. Barbosa (,'o!en in's representações: uma 'Ia frcguezia deVcrmiosa. concelho de Figuciru de Castello Rodrigo; .outra da maioria dos eleitores da frcguezia de Escarrigo, do nies-mo concelho; e outra da junta do parochia da freguczia do, Ésca-Ihão.

Na ordem do dia (prhneiia parte) continua a discussão n-.i especialidade do projecto de lei n." 10.7, de 1888, que auctorisa b go-verno a çuntrahir um empréstimo de 2.700:000^000 rei?, para serem applk-adosá construcçàn e repaniçío de quartéis, hospitaes e • mais edifícios militares.— Usada palavrão er. Pinheiro Chagas.— A discussão fica pendente.

Na ordem do dia (segunda parte) entra em discussão o orçamento rectificado.:—Falia o sr. Moraes Orvalho, ficando ainda com a palavra .reservada para a sessão seguiute. — Antes de se encerrar a scfsno, o sr. Arroyo pediu explicações ao-governo sobre as conversões de 1888 e 1889, sobre a falta de trabalho com que estavam luctando o» barqueiros do Porto e sobre se o governo estava disposto a nnnullar. como corria, o contrato de 15 de março, relativo :l companhia vinícola. Respondeu-lhe o Fr. ministro da fazenda.— O sr. Carrilho manda para a mesa um documento relativo ás verbas das conversões de,1888 e 1880 para se imprimir, e seguidamente se distribuir pelos srs. deputados.

Abertura da sesuão—Ás duas horas e meia da tarde.

Pmeníss á chamada 51 srs. deputados. São os-seguintes:—Augusto Pimentel, Santos Crespo, Miranda Mohte-ncgró, Bernardo Machado, Eduardo Abreu, Feliciano Teixeira, Fernando CoutinLo (D.), Firmino Lopes, Francisco Beirão, Francisco de Barros, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Frederico Arouca, 'Sá Nogueira, Pires V7illar, João Pina, Cardoso Valente, Franco Castello Branco, João Arroyo, Menezes Parreira, Vieira de Castro, Teixeira de Vascoucellus, Rodrigues dos Santos, Sousa. Machado, Correia Leal, Joaquim da Veiga, Si-, rnões Ferreira, Alves de Moura, Ferreira Galvilo, Barbosa Colen, Pereira de Matos. Ferreira de Almeida, Ruivo Go-dinho, Abreu Castello Branco, Figueiredo Mascarenhas, José Muria de Andrade, Suntos .Reis, Júlio Graça, Vieira Lisboa, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Manuel José Correia, Pinheiro Chagas, Marianno de Carvalho, Marianno Prezado, Pedro de Lencastre (D.), Sebastião Nobrega, Dantas Baracho, Estrella Braga e Visconde de Silves.

Entraram durante a sessão .os srs.: — Guerra Junqueiro, Moraes Carvalho, Alfredo Brandão, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Sousa e Silva, António Castello Branco, Baptista de Sousa, António Centeno, António Villaça, Ribeiro Ferreira, Pereira Borges, Guiina-1 rães Pedroza, Moraes Sarmento, Jalles, Pereira Carrilho, Hintze Ribeiro, Augusto Fuschini, Lobo d'Avila, Eduardo José Coelho, Eliseu Serpa, Emygdio Júlio Navarro, Madeira Pinto, Mattozo Santos, Freitas Branco,, Castro Mon-

teiro, Francisco. Ravasco, Lucena e Faro, Seyerino de Avaliar, Sant'Anna e Vasconcellòs, Casal Ribeiro, Cândido da Silva, Izidro dos Reis, Souto Rodrigues, Santiago Gouveia", Alfredo Ribeiro, Alves Mathcus, Silva Cordeiro, Aveliar Machado, José Castello Branco, Eça de Azevedo, Dias Ferreira, Laranjo, Pereira dos Santos, Ferreira Freire, Alpoim, Oliveira Matos, Horta e Costa, Simões Dias, Júlio Pires, Júlio de Vilheua, Lopo Vaz, Mancellos Fer-i-az, Luiz José Dias, Manuel d'Assumpçâo, Manuel José Vieira, Brito Fernandes, Matheus de Azevedo, Miguel Dantas, Pedro Monteiro, Visconde da Torre e Consiglieri Medroso.

Não compareceram â sessão os 'srs. •; — Albano de Mello, •Serpa Pinto, Alves da Fonseca, António Cândido, Oliveira Pacheco, Autuiiiu Eunes, Gomes Neto, Tavares Crespo, Autonio Maria' de Carvalho, Mazziotti,' Fontes Ganhado, iiarros e Sá, SiniOes dos Reis, Augusto Ribeiro, Victor dos Santos, Barão de Combarjúa, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte-Bella, Conde de Villa Real, Elvino de Brito, Góes Pinto, Estevão de Oliveira, Almeida e Brito, Francisco Mattozo, Gabriel Ramires, Guilhern.e de Abreu, Guilherraino de Barros, Baima de Bastos, Dias Uallas, Oliveira Valle, Joaquim Maria- Leite, Oliveira Martins, Jorge de Mello (D.), Jorge 0'Neill, Amorim Novaes, Elias Garcia, Guilherme Pacheco, Vasconcellòs Gusmão, José de Nápoles, Barbosa de Magalhães, Jusé Maria dos Santos, José de Saldanha (D.), Pinto Mascarenhas, Santos Moreira, Abreu e Sousa, Manuel Espregueira, Marcai Pacheco, Martiaho Tenreiro, Miguel, da Silveira, Pedro Victor, Vicente Monteiro, Visconde dê Monsaraz e Wenceslau de Lima.

Acta — Leu-se.

EXPEDIENTE

Officioa
Do ruinibterio da marinha, remettendo nota dos sargentos existentes no effectivo do corpo de marinheiros, e copia do relatório do commandante do vapor Mac Mahon acerca d'este navio.
Para a secretaria. ' ' •
Do ministério das obras publicas, acompanhando 100 exemplares de cada um dos relatórios dos serviços anli-, phylloxericos em 1887.
Para a secretaria.
Do ministério da justiça, solicitando licença para que o sr. deputado António José Gomes Neto possa depor como testemunha no segundo conselho de guerra, no dia 23 do corrente pelas onze horas da manhã. *
Concedida.
KEPHESENTAÇÕES
Dos eleitores da freguezia de Vermiosa, concelho do Figueira de Castello Rodrigo, pedindo que por uma medida legislativa seja esta freguezia desannexada da assembléa eleitoral de Éscalhão e passe para a de Villa da Figueira de Castello Rodrigo, á qual pertence, para a eleição dos cargos administrativos.
Apresentada pdo sr. deputado Barbosci Colen e enviada á çommiss&o de administração publica.