O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 18 DE JUNHO DE 1890 713

colares, e já nos lyceus começa a regencia da disciplina, em que os alumnos se hão de ir matricular; de sorte que quando o alumno se vae matricular já os exercicios têem começado, já tem passado precisamente as primeiras lições que, toda a gente sabe, são as que menos se podem perder, e as que menos se podem supprir com estudo subsequente, e as que fazem mais falta para intelligencia das materias seguintes.
Parece-me que é escusado encarecer a gravidade e alcance d'este inconveniente dos exames em outubro pela fórma estabelecida actualmente, mas ainda estes não são os maiores inconvenientes dos exames em outubro, como estão estabelecidos, e digo como estão estabelecidos, por que como hoje direi não sou absolutamente contrario a estes exames.
Muitas vezes um estudante sem se ter preparado convenientemente, e sem ter mesmo tido tempo para se preparar, apresenta-se em outubro a fazer exame de um ou dois preparatorios, que são os unicos, que lhe faltam para entrar para qualquer curso; e como se não acha habilitado, recorre aos empenhos, e ou o professor ceda ou não ceda, sempre estes exames são um elemento de desmoralisação, que, se deve evitar.
É verdade, que este inconveniente se póde dar tambem com os exames no fim do anno lectivo, mas então é muito menor porque tendo o alumno tido tempo para estudar é provavel que esteja mais habilitado, e por isso não recorra tanto aos empenhos, e até o professor por isso mesmo está menos disposto a ceder a elles.
Mas o inconveniente immoral do alumno querer fazer o exame por empenhos, e de o poder conseguir ainda não é tão grande como outro, que eu sei já se tem dado.
Ás vezes ha um estudante muito bom, e elle mesmo, ou a familia, ou ambos, porque são pobres ou por outro qualquer motivo depois do alumno ter feito bem os exames para que se preparou durante o anno, quer aproveitar a epocha de outubro para fazer mais um ou dois exames; e mette-se o alumno em um excesso de trabalho que muitas vezes lhe prejudica a saude e a vida.
Eu disse á camara, que tenho conhecimento do um caso d'estes e é facil de comprehender a possibilidade d'elle se repetir, e que é preciso evital-o comprehende-o todo o mundo.
Para quem estuda é trabalho de mais o que se tem durante o anno lectivo: as ferias não foram inventadas para satisfazer a preguiça, mas sim para satisfazer a necessidade, que o alumno tem de se robustecer para continuar sem prejuizo da sua saude e do desenvolvimento physico com os trabalhos do anno seguinte.
Estes são rapidamente os principaes inconvenientes dos exames em outubro; podem evitando-se estes inconvenientes offerecer muitas vantagens, por isso é que eu os não condemno em absoluto: muitas vezes um alumno foi infeliz no exame que fez na primeira epocha, e póde com alguma preparação habilitar-se a fazer o exame com melhor resultado na segunda epocha, por isso eu julgo, que póde e deve haver exames em outubro, mas unicamente para aquelles aluamos, que tiverem ficado adiados na primeira epocha de exames; d'esta maneira limitava-se muito o numero de exames em outubro, de modo que se podiam fazer antes da abertura dos lyceus e dos institutos superiores, e sem os outros inconvenientes, que eu apontei; e emquanto houver dependencias de disciplinas ou de classes podiam ainda limitar-se aquelles a quem faltasse um unico exame para passar da classe ou para se matricular em curso superior mostrando que tinha estudado a disciplina em que pretendesse ser examinado durante o anno lectivo, ou que tinha sido adiado na epocha anterior.
Outra disposição do regulamento, para que quero chamar a attenção do sr. ministro da instrucção publica, é a que estabelece duas aulas por dia na mesma disciplina.
Todos conhecem á primeira vista a inutilidade e inconveniente, e até a impossibilidade de se cumprir o pensamento do regulamento nesta disposição.
Ás duas aulas por dia na mesma disciplina tinham logar antigamente e com vantagem, quando o alumno não estudava senão uma disciplina, mas agora, que elle estada pelo menos duas, não se podem estabelecer sem grande prejuizo para o ensino.
Com dois passeios ao lyceu gasta-se muito tempo, que se poderia aproveitar em estudo, e em uma cidade em que as distancias sejam grandes não chega o intervallo senão para o alumno ir do lyceu para casa e voltar para o lyceu; porque, note-se, o alumno tem de assistir a duas ou três aulas de manhã e a uma ou duas de tarde.
O resultado é que o alumno ordinariamente não vae para casa e apresenta-se na segunda aula sem preparação absolutamente nenhuma; pela continuação chega a perder a vergonha de se estender, permittam-me que empregue este termo escolastico, e depois faz o mesmo em relação á aula de manhã, e é facil de calcular o alcance d'este inconveniente.
O proprio professor perde muito tempo no caminho do lyceu; póde faltar mais vezes, porque é mais facil ir uma vez e estar duas ou tres horas seguidas ou com pequenos intervallos, do que ir duas ou tres vezes (porque os ha que vão tres vezes) para estar uma hora de cada vez.
É muito melhor que as aulas dos lyceus sejam todas de modo a terminarem cedo, e que o tempo que se gasta nas idas e vindas para o lyceu se aproveite para exercicios gymnasticos, mesmo simples que sejam, e para salas de estudo, mesmo na sua maior simplicidade, como vou expor á camara.
Sr. presidente, a maior dificuldade, certamente, com que luctam os professores dos lyceus nacionaes é a falta de applicação dos alumnos; a sua população é ordinariamente pobre, e para esta classe é que é principalmente o ensino official; não tem tido educação propria para o estudo, pela sua pobreza procuram casas baratas sem condições nenhumas para o estudo, ás vezes casas onde ao mesmo tempo ha uma taberna; juntam-se muitos na mesma casa, o que aggrava mais a falta de condições; e assim é quasi impossivel ao alumno poder applicar-se convenientemente ainda que queira.
N'estas circumstancias é de toda a urgencia proporcionar-se aos alumnos d'estes lyceus uma casa onde elles possam estudar.
Foram estabelecidas as salas de estudo, e, se bem me recordo, mesmo as estabelece o actual regulamento; mas pela fórma por que estiveram a funccionar não se poderam sustentar; parece, porém, que ha um meio senão de estabelecer salas de estudo perfeitas, pelo menos umas salas onde os alumnos possam estudar, principalmente nos primeiros annos ou mesmo no primeiro, e sem augmento algum de despeza nem aggravamento de trabalho para os professores.
Os lyceus nacionaes têem agora um porteiro, um continuo, um guarda do gabinete de physica e um guarda da bibliotheca; o guarda da bibliotheca e o do gabinete de physica podiam muito bem ser escolhidos entre pessoas que estivessem no caso de ensinar a estudar aos alumnos, que pela primeira vez entram no lyceu, e em um lyceu como o de Castello Branco, que tem duas salas para bibliolhecas, podia muito bem uma d'ellas ser destinada a sala de estudo, presidida por um dos referidos empregados alternadamente, ou pelo mais disponivel.
D'esta maneira não se faria uma sala de estudo perfeita, mas dava-se ao menos aos alumnos uma casa, onde elles podiam estudar, e onde tinham quem os ensinasse a estudar; o que nos primeiros annos é não só de utilidade, mas de uma grande necessidade.
Se me for consentido e tiver tempo hei de fazer um ensaio em Castello Branco no futuro anno lectivo.
Para outro assumpto quero chamar a attenção do sr.