O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 43

SESSÃO DE 21 DE ABRIL DE 1899

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Berquó Poças Falcão

Secretarios -- os exmos. srs.

Joaquim Paes do Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramirez

SUMMARIO

Approvada a acta e lido o expediente, o sr. presidente informa a camara de que a sessão tem de se encerar ás duas horas. - O sr. Arroyo troca algumas explicações com o sr. ministro da justiça ácerca do funccionamento da camara dos senhores deputados, alludindo também ao mesmo asumpto o sr. Fialho Gomes, que manda depois para a mesa uma representação. - O sr. Mello e Sousa refere-se á situação dos escripturarios de fazenda de Lisboa, á abundancoa de mopeda de cobre na capital e a falta de trocos na Madeira, respondendo-lhe o sr. ministro da fazenda, que depois responde tambem ás considerações feitas pelo sr. Pereira de Lima sobre a pesca do bacalhau por navios portuguezes. - O sr. Izidro dos Reis apresenta uma representação, o sr. Cayolla um projecto d elei e um requerimento, e o sr. Queiroz Ribeiro, um requerimento. Estes requerimentos feitos por parte de commissões, foram approvados.

Na ordem do dia proseguiu a discussão do projecto de lei n.º 7, contrato de navegação para a Africa occidental, usando da palavra o sr. Dias Costa, relator, e o sr. Marianno de Carvalho, que apresentou algumas emendas.

Chamada - Ás dez horas e meia da manhã.

Abertura da sessão - Ás dez horas e tres quartos.

Presentes - 43 srs. deputados.

São os seguintes: - Abel da Silva, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Alvaro de Castellões, Antonio Augusto Gonçalves Braga, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Conde da Serra de Tourega, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco José Machado, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, João Antonio de Sepulveda, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João Lobo de Santiago Gouveia, João Marcellino Arroyo, João Monteiro Vieira de Castro, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Simões Ferreira, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José da Cruz Caldeira, João da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gil de Borja Macedo e Meneses (D.), José Maria de Alpoim de Cerqueira, Borges Cabral, José Maria Pereira da Lima, José Mathias Nunes, Julio Ernesto de Lima Duque, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Telles de Vasconcellos, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro e Sebastião de Sousa Dantas Baracho.

Entraram durante a sessão os srs.: - Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Cazimiro de Almeida Ferreira, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Simões dos Reis, Antonio Tavares Festas Antonio Teixeira de Sousa, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Bachado, Conde de Burnay, Conde de Silves, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Furtado de Mello, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jacinto Simões Ferreira de Cunha, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Baptista Ribeiro Coelho, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Ornellas de Matos, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Capello Franco Frazão, José Eduardo Simões Baião, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Joaquim da Silva Amado, José Malheiro Reymão, José Maria de Oliveira Matos, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Pinto de Almeida e Marianno Cyrillo de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alfredo Cesar de Oliveira, Anselmo de Andrade, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde de Idanha a Nova, Conde de Paçô Vieira, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco José de Medeiros, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Silveira Vianna, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Frederico Ressano Garcia, Henrique da Cunha Matos de Mendia Jacinto Candido da Silva, Jeronymo Barbosa, Pereira Cabral Abreu e Lima, João Abel da Silva Fonseca, João Catanho de Menezes, João de Mello Pereira Sampaio, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Bento Ferreira de Almeida, José Dias Ferreira, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, Jose Luiz Ferreira Freire, José Mario Barbosa de Magalhães, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz José Dias, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Sertorio
do Monte Pereira, Visconde da Melicio e Visconde de Ribeira Brava.

Acta - Approvada.

O sr. Presidente: - Tendo de se encerrar a sessão ás duas horas precisas, deve entrar-se na ordem do dia ás onze horas e meia, por isso que a proposta approvada pela camara determina que o tempo destinado á ordem do dia seja, pelo menos, de duas horas e meia. Para a parte antes da ordem do dia haverá, portanto, tres quartos de hora apenas.

Não houve expediente.

O sr. João Arroyo: - Pedi a palavra para me dirigir ao sr. ministro das obras publicas, e apesar de s. exa. não estar presente, entendo, em todo o caso, que não