O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 43

SESSÃO DE 3 DE ABRIL DE 1900

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Berquó Poças Falcão

Secretarios - os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Antonio Rodrigues Nogueira

SUMMARIO

Lida a correspondencia e feitas as segundas leituras, apresenta o sr. João Pinto dos Santos o parecer da comissão de vacaturas sobre a questão da incompatibilidade do sr. conde de Burnay. É approvado sem discussão. Presta juramento o sr. conde de Burnay. - Considerações do sr. João Pereira sobre a conveniencia de tocarem mensalmente na Madeira dois vapores da empreza nacional. - O sr. Rosado apresenta um projecto de lei, uma renovação de iniciativa, duas declarações e uma justificação de faltas. - Realisa o seu aviso previo o sr. Paulo Falcão sobre a ida de El-Rei a exposição do Paris Resposta do sr. ministro dos negocios estrangeiros - O sr. Avellar Machado justifica uma representação que manda para a mesa, e pede providencias ao governo para que não continue, por parte da auctoridade de Gavião, o abuso de impedir que tome posse o presidente da camara. Resposta do sr. ministro da justiça Palla sobre o mesmo assumpto o sr. Moncada, que allude tambem a attentados praticados em Niza por occusião das ultimas eleições e ao facto de se acharem parados os respectivos processos. Resposta do sr. ministro da justiça. - Apresenta uma proposta de renovação de iniciativa o sr. visconde da Ribeira Brava, e uma representação o sr. Campos Henriques - Perguntas do sr. Teixeira de Sousa ao sr. ministro da fazenda. Resposta d'este. - Apresentam avisos previos os srs. Xavier Esteves e Pereira da Costa; uma representação o sr. conde de Caria; requerimentos os srs Esteves, Marianno de Carvalho, conde de Paçô Vieira e conde de Burnay; e notas de interpellação os srs. Campos Henriques, Marianno de Carvalho, conde de Paçô Vieira e Dias Ferreira

Na ordem do dia. usa da palavra para um negocio urgente o sr. Affonso Costa, a quem responde o sr. ministro dos negocios estrangeiros. - Concluo o seu discurso sobre o orçamento, em resposta ao sr. Mello e Sousa, o sr. ministro da fazenda. - Approva-se um parecer da commissão de vacaturas. - Respondo ao sr. ministro da fazenda o sr. Teixeira de Sousa. - Trocam-se explicações entre o sr. Affonso Costa e o sr. ministro dos negocios estrangeiros. - Pergunta do sr. Marianno de Carvalho ao sr. ministro da fazenda, que lhe responde em seguida. - O sr. ministro da marinha dá as explicações pedidas na sessão anterior pelo sr. João Franco.

Primeira chamada. - As duas horas da tarde.

Presentes - 6 srs. deputadoss

Segunda chamada - As tres horas.

Abertura da sessão - Ás tres horas e um quarto.

Presentes - 71 srs. deputados.

São os seguintes: - Abel Pereira de Andrade, Abilio Augusto de Madureira Beça, Affonso Augusto da Costa, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Baptista Coelho, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alvaro de Castellões, Antonio Caetano do Abreu Freire Egas Moniz, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Rodrigues Nogueira, Antonio Simões dos Heis Antonio Teixeira de Sousa, Antonio Vellado da Fonseca, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto Cesar da Silveira Proença, Augusto Guilherme Botelho de Sousa, Carlos de Almeida Pessanha, Conde do Caria (Bernardo), Domingos Tarroso, Francisco José Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Roncada, Frederico Ressano Garcia, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, João Augusto Pereira, João Catanho de Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João José Sinel de Cordes, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, João de Sousa Bandeira, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim da Ponte, Joaquim Rojão, Joaquim Simões Ferreira, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Alves Pimonta de Avellar Machado, José Antonio de Almada, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José Eduardo Simões Baião, Tose da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gonçalves da Costa Ventura, José Joaquim da Silva Amado, José Palheiro Reymão, José Maria Barbosa de Magalhães, Toso Mathias Nunes, José Osorio da Gama é Castro, José Pimentel Homem de Noronha, Julio Ernesto de Lima Duque, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Manuel Homem de Mello da Camara, Manuel Paes de Sande e Castro, Manuel Telles de Vasconcellos, Marianno Cyrillo de Carvalho, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Matheus Teixeira de Azevedo, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Miguel Pereira Coutinho (D.), Paulo José Falcão, Salvador Augusto Gamito do Oliveira, Sebastião de Sousa Dantas Baracho, Visconde de Guilhomil, Visconde da Ribeira Brava e Visconde da Torre.

Entraram durante a sessão os srs.: - Antonio Augusto de Sousa e Silva, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Osorio Sarmento de Figueiredo, Antonio Tavares Festas, Arthur de Sousa Tavares Perdigão, Augusto Fuschini, Augusto José da Cunha, Conde de Burnay, Conde de Paçô Vieira, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco José de Medeiros, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Xavier Esteves, Gaspar de Queiroz Ribeiro do Almeida e Vasconcellos, Henrique da Cunha Mattos de Mendia, Ignacio José Franco, João Marcellino Arroyo, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim José Fernandes Arez, José Adolpho de Mello e Sousa, José de Azevedo Castello Branco, José Bento Ferreira de Almeida, José Dias Ferreira, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Paulo Monteiro Cancella, José Teixeira Gomes, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz José Dias, Luiz Pereira da Costa, Manuel Antonio de Espreguuira, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Ovidio Alpoim Cerqueira Borges Cabral, Pedro Monsinho de Mascarenhas Gaivão, Victorino de Avellar Froes e Visconde de S. Sebastião.

Não compareceram a sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adolpho Ferreira Loureiro, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Antonio Faustino dos Santos