O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

43.ª SESSÃO

EM 7 DE AGOSTO DE 1909

SUMMARIO. - Lida e approvada a acta, dá-se conta do expediente, que consta de dois officios do Ministerio da Fazenda remettendo exemplares do relatorio da Inspecção Geral dos Impostos. - Teem segunda leitura uma proposta do Sr. Sabino Coelho para que seja nomeada uma commissão a fim de estudar o modo. mais rápido de desenvolver a extensão do ensino; um projecto de lei da iniciativa do Sr. Lourenco Cayolla ácerca da contagem de antiguidade do capitão Matias da Trindade, e ainda um projecto de lei da iniciativa do Sr. Visconde da Torre para que seja dispensada a Camara de Vieira de contribuir para o fundo de viação, autorizando-a a levantar determinado capital da Caixa Geral de Depositos. - O Sr. Brito Camacho refere-se á emissão de um empréstimo para a continuação de um edifício em Benavente. Responde o Sr. Presidente do Conselho (Wenceslau de Lima). - O Sr. Estevam de Vasconcellos pede que se, proceda ás reparações urgentes de que carece a ponte de desembarque da praia da Trafaria. Responde o Sr. Presidente de Conselho (Wenceslau de Lima). - O Sr. Almeida Garrett insta pela remessa de documentos e faz varias considerações ácerca da província de Moçambique. Responde o Sr. Ministro da Marinha (Terra Vianna). - O Sr. Affonso Costa requer documentos e refere-se ao jogo nas praias e estações balneares. Responde o Sr. Presidente do Conselho (Wenceslau de Lima). - Mandam requerimentos para a mesa os Srs. João Ulrich, Affonso Costa, Sérgio de Castro, Claro da Ricca, Conde de Azevedo e Costa Lobo. - O Sr. Claro da Ricca annuncia um aviso prévio ao Sr. Ministro das Obras Publicas. - O Sr. Diogo Peres manda para a mesa o parecer da commissão de inquerito. - O Sr. António Osório manda para à mesa o parecer da commissão de marinha ácerca da petição do actual demonstrador da Escola Naval.

Na Ordem do dia, prosegue a discussão da lei n.° 8 (reorganização da Caixa Geral de Depósitos), usando da palavra os Srs. Ascensão Guimarães, Almeida Garrett e Antonio Centeno.- A requerimento do Sr. José Cabral é julgada suficientemente discutida a materia do artigo 1.°, independentemente das emendas respectivas, como sobre o modode votar o Sr. Abel Andrade requereu foi approvado. - Posto em discussão o artigo 2.°, usam da palavra o Sr. Rodrigues Nogueira, que manda para a mesa uma nota de varias emendas de revisão, e o Sr. Antonio Centeno. - A requerimento do Sr. João de Menezes verificou-se que não estava na sala numero sufficiente de Srs. Deputados, sendo em seguida levantada a sessão.