O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(565)

mo responder a proposito, porque a achava tão extravagante que em verdade se via embaraçado sobre o modo de a repellir. Em primeiro logar dotava a falta de tolerancia com que se tachavam de crimes metas opiniões, e que sendo senhor das, que tivesse o ultimo cidadão portuguez, não via porque razão se havia de negar tal prerogativa aos ministros. Em segundo logar achava extraordinario, que em vez de citar factos, em que houvesse crime, ou ainda leves faltas, se fizesse accusação de opiniões, e de mas opiniões, que ninguem podia dizer com certeza que fossem as de alguns ministros. Que a Carta reconhecendo uma aristocracia, a do Pariato, e garantindo todas as honras da nobreza, menos os privilegios oppressivos, parecia effeito de odio pessoal a acussação feita a alguns ministros, porque por seu nascimento, e posição social pertenciam a aristocracia. Que a fusão dos elementos aristocratico e democratico no ministerio, longe de ser um mal, era um bem; que estes dons elementos se não deviam manter em guerra um com o outro, e quando se uniam para sustentar a constituição do estado, e dar-lhe todo o desenvolvimento possivel, sem sair das suas balizas, então era o Governo verdadeiramente constitucional que nem elle achava sem defeito os aristocratas, nem os democratas que todos eram homens, que de uma e outra parte se tende ao excessivo, e no excesso está o mal.
Que ouvira a um illustre Deputado declarar que não queria ser democrata, nem admittia democracia, mas só e puramente constitucionalismo; porém que elle declarava que era eminentemente democrata: que nascera plebeu, e seria ridiculo affastar-se dos pimcipios democraticos, principalmente em uma nação em que todos os individuos se conheciam como os membros de uma pequena familia. Que os seus principios e suas opiniões em nada offendiam o Governo existente que Tacito louvará em Valerio Agricola o haver, de baixo do governo de um despota feroz, praticado todas as virtudes republicanas, que o proprio Tacito era republicano, e muitos outros grandes homens o foram depois de morta a republica que a preferencia sobre formas de governo, com tanto que ficasse excluido o absolutismo, era a materia de meras theorias a conveniencia local delle decidia todas as questões.
Que finalmente tocava na ultima das accusações, aquella que se fez ao Governo, porque mandou pagar algum dinheiro ao duque de Wellingtou da pensão que o estado lhe deve: que elle não podia fallar nisto por lhe faltarem informações exactas; mas que o não ser ,affeiçoado á pessoa do duque não julgaria motivo para denegar-lhe o pagamento, principalmente se, como lhe parecia, o dinheiro recebido era de divida do tempo anterior a usurpação: que em todo o caso elle era um pensionario do Governo, e que não podia ser privado do que recebia senão em virtude de uma decisão do corpo legislativo, ou de uma sentença. Que não entrava no exame do comportamento que esse homem tivera comnosco, como ministro de uma nação entranha, mas que o não haver reconhecido D. Miguel era verdade notoria.
Que ouvira pôr em duvida os seus talentos como capitão, e sabia quanto a esse respeito escrevera madama de Stael e Benjamin Constant; mas que um general que durante muitos annos dá um grande numero de batalhas, e nenhuma perde - batalhas em que tem por adversarios os maiores capitães do seu tempo. não merece ser tratado de incapaz: que a fortuna sempre inconstante, e que, como dizia Cesar tanta parte tem mas cousas da guerra, nunca por muito tempo e companheira da incapacidade militar Que o nosso exercito fez os maiores serviços na guerra da independencia: que foi a melhor parte nos triunfos peninsulares, mas que o capitão que o commandava o formou, o acostumou a victoria, e lhe deu fórma, e
espirito, e virtudes militares e com estas vieram as virtudes civicas, que o levaram á revolução sempre famosa, e sempre eminentemente patriotica de 1820. Sem tal espirito, sem tal disciplina, a grande empreza assustaria esse exercito, uma vez que jazesse na inacção, e indifferença, e obscuridade antiga, quando cada official nos offerecia em seu vestuario irrisorio uma verdadeira caricatura. Que elle orador devia confessar, por honra da verdade, que invejava ao seu nobre amigo do lado opposto o mui erudito Deputado o Sr. Passos (Manoel) a energica exposição que fizera dos seus sentimentos patrioticos, em quanto se declarou prestes a sustentar até á morte a independencia nacional, contra quaesqner inimigos estranhos; que unia as suas vozes ás delle, e declarava que professava ha muito do coração os mesmos principios, e nutria, os mesmos sentimentos.

Que lhe parecia haver confutado os principaes argumentos offerecidos para se declararem admissiveis as emendas e substituições dos dous Srs. que as propozeram; e assim, sem precisar defender o projecto da Commissão, votava por elle redigido tal qual estava.
O Sr. Presidente: - A hora está muito adiantada; ha ainda muitos Srs. Deputados que tem pedido a palavra; proporei a Camara que fique adiada para a seguinte secção. Propoz o adiamento, e venceu-se.
O Sr. J. A. de Magalhães: - A materia, Sr. Presidente, tem tanto de grave, como de importante: V. Exc.ª acaba de dizer que ha muitos oradores inscriptos, a sua prompta decisão interessa a nação, e muito principalmente o Governa, que esta, por assim me explicar, em uma falsa posição, desejaria eu por tanto, a vista de todas estas razões, que não saissemos d'aqui sem concluirmos esta discussão, mas reconhecendo a impossibilidada de se cumprirem estes meus desejos, conheço a facilidade de a podermos acabar ámanhã, continuando-se a discutir, e ficando para outro dia os trabalhos das commissões. Peço a V. Exc.ª o proponha á Camara.
O Sr. Presidente: - Eu proponho.
Vanceu-se que em vez de se dividir a Camara em commissões ,continue com a discussão começada hoje.
Disse então o Sr. Presidente - D'esta fórma está dada a ordem do dia. Está fechada a secção. Tres horas da tarde.

O Redactor
J. P. Norberio Fernandes.

SECÇÃO DE 14 DE MARÇO.

Ás onze horas da manhã disse o Sr. Presidente - Está aberta a secção.
O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo verificou, pela chamada a que procedeu, que estavam presentes noventa e nove Srs. Deputados, e que faltavam com justificado impedimento, os Srs. Caldeira - João d'Oliveira - Avillez Zusarte - Teixerte de Moraes - Ferreira de Castro - Bandeira de Lemos - Mousinho da Silveira - Leonel Tavares - Sousa Saraiva - Marquez de Saldanha.
O Sr. Quevedo Pizarro - A palavra para antes da ordem do dia.
Os Sr. José Liberato, e Passos (José) tambem fizeram igual requerimento.
O Sr. Deputado Secretario Soares d´Azevedo deu conta da

CORRESPONDENCIA.

Ministerio dos Negocios da Fazenda.

OFFICIOS.

1.ª Dando parte de se haverem expedido as convenientes ordens para se obterem as informações exigidas, a res-