O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 409 )

16s, mediante os exforços reunidos das Guardas Na-cionaes, empregadas quando a Lei o facultava, ou quando esta miliciacivica, levada de senti mentos patrióticos, se prestava voluntária a tào penosas fadigas.

Como porém a experiência tinha justificado a in-Bufficiencia destas providencias, mostrando que as guerrilhas só podem ser extinctas por meio de operações militares, effeetuadas por forças mais numerosas, e disciplinadas, tomou o Ministério do Reino por particular empenho o requisitar incessantemente do Ministério da Guerra os soccorros de tropa, que para similhante fim se tornaram necessários.

E na verdade, posto que esses bandos sejam pouco numerosos, e tenham sido já mortos seus princi-paes Chefes, comtudo elles reproduzem-se facilmente, pelo rnáo espirito dos habitantes dá Serra do Algarve, instigado peios sectários da usurpação, e pelas esperanças com que os alenta a Guerra d'Hes-p'ànha.

Além disso, serve a seus intentos a natureza do Paiz, o qual, se por uma parte fica inteiramente aberto', e exposto ás correrias dos bandidos, é por outro lado atravessado desde o mar, ate ao Guadiana por uma immensa Serra, em cujos matos e barrancos, elles facilmente escapam , divididos, e disperses dos ataques da tropa que os persegue unida.

Mais satisfactorio e' o estado da tranquillidade nas outras Províncias, pois que em todas eilas reina so-' cego. Se alguma turbulência ou sedição tem appare-cido, ha sido desde logo reprimida, e á sua nascença suffocada.

Noentretanto não e' conveniente dissimular que os sectários da perdida-causa do usurpador, nutrem e concebem ainda criminosas esperanças. Os exforços do Pertendente á Coroa de Hespanha , e as dissen-ções dos liberaes naquelle mal aventurado paiz, e também as nossas dissenções, sustentara seus pensamentos e tentativas de rebellião. E se esse partido cruel e ingrato, não ousa atacar abertamente a ordem pública, não deixa coíutudo de hostilisa-la pelos meios indirectos, conspirando surdamente contra el-Ia, e cuidando até em propagar um scisma chamado religioso, cheio das mais absurdas falsidades.

O Governo, sempre atlento a estas cireumstan-cias, tem tomado medidas geraes de vigilância, e precaução contra aquelles elementos de desordem , fazendo empregar todo o vigor das Leis contra os conspiradores que atacam a ordem pública, e que, involvidos no scisrna por princípios políticos , con-travém a disposição das Leis, e a pureza da disciplina, e da Religião do Estado, recommendando todavia os meios suasórios, e de doutrina a*respeito -dos fanáticos, que forem ignorantes , ou illudidos.

Apesar porém de tudo isto, Vós deveis considerar, Senhores, que os recursos, postos á disposição do Governo, são insuficientes para rebater qual-quef movimento de insurreição, se por ventura as forças Carlistas penetrarem até ao Sul da Hespa-nha , e se aproximarem de nossas fronteiras.

Não posso portanto deixar de reclamar aqui a Vossa particular attenção sobre a urgente necessidade de serem augmentados os meios de defensa , cotn que estejamos sempre aparelhados a manter il-lesas as Liberdades Nacionaes contra os ataques de seus irreconciliáveis inimigos.

Recrutamento. O Decreto de 25 de Novembro de 1836 reconheceu já que tfiuito era mister

mentar a força do Exercito, quando mandou'proceder ao recrutamento de oito mil e setecentos homens.

Para se obter a effectividade de tão salutar providencia , tem sido expedidas, p

Mas (forçoso é dize-lo) todas estas medidas fo-iam inefficazes: pouco tem aproveitado os exforços dos Delegados do Governo em reclamar dos Cidadãos a contribuição pessoal, que elles devem á sua própria segurança, e á existência política da Sociedade: apenas 1:500 recrutas, ou poucas mais, têem podido reunir se aos differentes Corpos do Exercito !

As causas de tão lamentável resultado, colligidas das informações dos Administradores Geraes, derivam-se , em grande parte, do methodo dos alistamentos voluntários, e de sorlearnento, adoptado pela Lei, o qual, se n'outras Nações e' utilmente praticado, não pôde, na situação actual do Reino, ser proveitoso entre um povo, que ainda conserva todo o seu antigo, e inveterado horror ao tributo de sangue, e onde os mancebos sorteados para o recrutamento fogem, evadem-se, querem antes viver vida de vagabundos, de salteadores, que sujeitarem-se voluntários ao serviço militar»

Tambcni concorrem para o mesmo mal as paixões interessadas d'a!gumas Auctorídades encarregadas do recrutamento, maiorrnenle das Juntas de Parochia , as quaes, sern responsabilidade estabelecida, mais attendem a pessoaes affeições, e considerações particulares, que ao cumprimento de seus deveres sobre um objecto , ern que tanto vai o interesse do Estado.

Eu confio, Senhores, que esle gravíssimo objecto será um dos que ha de merecer principalmente a vossa attenção, e que, demonstrada a impossibilidade de se completar o recrutamento pelos meios ora estabelecidos, procureis habilitar o Governo com providencias mais efficazes, para que possa cotn el-las occorrer a uma das primeiras, e mais urgentes necessidades do Paiz.

Guarda Nacional. Esta Milícia constitue parle da força publica; é uru penhor seguro do Systerna Representativo; e deve ser considerada corno utn sustentáculo da tranquillidade geral, quando é composta de Cidadãos, que por sua probidade política, e interesses sociaes, estão intimamente ligados á manutenção das liberdades legaes, e n conservação da ordem, e da Publica segurança.

Sem estes vínculos, sem diácipiina, sem estremada subordinação á Lei, e ás Auctoridade», a Guar« da Nacional, como qualquer outra força, não pôde satisfazer'os fins da sua instituição.

Foram estes os princípios, que presidiram á publicação do Decreto de 29 de Março de 1834, pelo qual foi creada a Guarda Nacional; porém o grande pensamento da Lei, as suas vantajosas consequências, sobre não estarem nella verdadeiramente acauteladas , vieram depois a ser grandemente enfraquecidas na rnão das Áuctoridades encarregadas de sua execução.

Se os Corpos Nacionaes, contendo elen e.Hos de