O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 285 )

b"le, ha de permittir-me que lhe diga j que não foi bem informador Este cavalheiro, antigo soldado ida liberdade, e a quem devo obséquios muito particulares, tendo feito muitos serviços á causa da Rainha , nunca pediu nada por isso. ~ ;

Ora elíe pediu-me que fizesse publica esta declaração, e pára isso eritendi»!ne corn o meu noBre amigo, e assentámos que «rã rneHior fazê-la aqui. Accrescentarei que este "câvaSheírtí foí pelo Duque de Bragança agraciado com a ordem de Christô, sem o requerer. ' • - ;

O Srí 'Passos (Manoel):—Conheço os serviços do Sr; Noble, pai, e fiiho, á causa dá liberdade, e os sacrifici-os, 'potque passou séú -filho. O que disse só foi que a'"éxigencia do Governo Inglez, quanto á i n de m n i sacão', *que era difíerenteda que tinham ossub-ditos Portugueses, era uaía injustiça ; 'rnas isto nfto tem nada senão com a peftenção^ do Governo Inglez.

O Sr. Fice-P re&idenie:—A ordem do dia para amanhã é a mesma de hoje. Está levantada a sessão. — Eram 4 horas e um quarto. .

Erratas dos discursos do Sr. Alberto Carlos, nas paginas adiante indicadas.

Pag. 109, col. 2-.*, lin. 21 , regdfar, lêa-se, regular. Idem 101, çol.dita, lin. 59, osreliquiosj lêa-se, as relíquias. Idém 121, dita 1.% lin, 13, indicamos, lêa-se, indica-nos. Idem 171, dita dita, lin. 4, 'urgência, lêa-se, energia. Idem idem , dita dita, lin. lá j entoei, lêa-se, entrarei. Idem 172, dita dita, lin. dita, nos colonos, lêa-se, nas Colónias, Idem idem, dita 2.*-, lin. 49, Jermihen lêa-se, Jerming-ham. Idsm 177, dita dita, lin. 11, actos, lêa-se, actas. .Idear 1-79, dita l.a, lin. 32, receiar, lêa-se, recusar. , :

Presidência do Sr. J. F.-de Sõure.

-t— Pouco depois do meio dia. i

Chamada^.—• Estavam presentes Q3 Srs. Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. liarão de JVIònie Pedrai-, Barão de Noronha, Cor" réa de Sá, Peiga , Carvalho e Mello , Souza Guedes , Guilherme Henriques, Queiroga, Luna, Gal" vão Palma, Ferreira Lima, Ferreira de. Castro', Xavier a"Araújo, JMou&inho da Silveira, Sousa •Saraiva,; M. A. de Carvalho, M-.' F. Cabral, Pimenta, Santos Cru%, Patriãrcha Eleito, e Xavier Botelho. ' ' ''•' ' Acta — Sobre ella disse :

O Sr. Aguiar: — Ha nesta A cia uma pequena inexactidão, que desejo se rectifique. Diz-se que "eu fiz um' requerimento, e que em consequência da'indicação ou proposta do Sr. Passos Manoel foi reduzido a escripto. E' verdade; mas neste requerimento ré firo-m e a um officio doSr. Presidente que se leu ; e depois que se declaia na Acta a apresentação do meu requerimento é que se refere o ter o Sr. Vice--Presidente lido esse otficio; mas o que não e verdade e que eu tivesse enviado para a Meza o-meu requerimento por escripío, senão'depois delido esseof-íicio. Peço que isto se declare.

O Sr. f^ice-Presidente: — Não ha duvida em fazer-se essa declaração na Acta.

O Sr. Secretário Judice Samora:—\Pedi a palavra para declarar á Camará que não respondo pela redacção da'Acta; porque me foi remeltidà minutada pelo Sr. Secretario Ferreira de Lima, que boje não pôde concorrer para fazer a sua leitura por incoín-modo de saúde. Por consequência, se a Camará decidir que aproposta do Sr. Deputado e'exacta, não ha'duvida nenhuma em se inserir; mas devia fazer esta declaração para não carregar sòbfe mim a responsabilidade dessa inexactidão que o Sr. Deputado notou. . • •

O Sr, Secretario Ribeiro de-Carvalho : — Na Acta também se diz que, quando o Sr. Ávila fez uma pro-' .Foi. IL — 1840.

posta para que entrasse em discussão a proposta do Sr. Ferrer, eu pedi que se passasse á Ordem do Dia. Desejo que isto se ponha mais explicito. Eu requeri que se passasse á Ordem do Dia, porque aquella pro-: posta , como as outras que estavam na Meza, estava prejudicada. Foi este o fundamento que alleguei para fundamentar o meu requerimento ; e então peço também que se declare que eu ponderei que a proposta estava prejudicada, e que por isso pedi se entrasse na Ordem do Dia.

O Sr. Presidente:—Convido o Sr. Aguiar a mandar para a Meza a sua proposta por escripío.

O Sr. Aguiar: — Reduz-se a que a Acta seja con-. cebida em expressões taes, que se não conclua que eu mandei o meu requerimento para a Mesa porescripto antes de se ter lido o officio do Sr. Presidente.

O Sr. Gorjâo Henriques:—Trazendo á memória o que, se passou na sessão deSabbado, parece-me que a proposta do Sr. Secretario não foi positivamente de que a matéria se achava prejudicada; foi que não havia logar a tomar delia conhecimento , porque a Camará tinha resolvido que não havia lugar a votar-se sobre cousa alguma; não foi explicitamente dizer que estava prejudicada. Isto faz alguma differença, e rogo ao Sr. Secretario que veja se e exacto isto

O Sr. Secretario Rebello de Carvalho: — E* exacto. .

Pondo o Sr. Vice-Presidente á votação da Ca- , mar a a Acta com as emendas offerecidas pelos Srs. Aguiar, e Rebello de Carvalho. — Foi appr''Vada. - O Sr. Gorjâo Henriques: —Mando para a Mesa uma declaração de voto., assignada pelos illustres Deputados, cujos nomes lerei depois de dar contada mesma declaração. Esta declaração é.relativa á primeira votação, que houve sobre o incidt-nte trazido á Camará, e ao qual dizia respeito o officio do Sr. Presidente; e sobre a primeira votação (leu).