O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

{•3

Outra-dos Lavradores do Concelho da Chamusca: j— Apresentada pelo Sr. Silva Sanches , reclamando, contra o exclusivo das aguas-ardentes. *— JT Commissão. Especial dos Pinhos-,

Outro da Catitara Municipa-l da Freguczia da Fo'%-: —A-proseiílada pelo Sr. Lopes Branco, reclamando contra o exclusivo das aguas^ardentes. ~^-J}' Commissão Especial dos fuinhos,.

Outra da Camará-Municipal de Lamego ::— A pre-.sentada pelo Sr. Malafaia, pedindo o rendimento das Barcas da í lego-a e Breliande. —-J)* Commissão de Administração Publica.

SEGUNDAS LEITURAS*

(Leu-se -na .Mesa p seguinte)

REQUERIMENTO. — Requeiro que os objectos que .lêem referencia á collocacâo das Sedes dos Corpos Administrativos, sejam examinados pela Commissão de Administração Publica , alem da Comoiis-sâo de Estatística. *— -Mansinho d?Albuquerque.

O Sr: Dias de dzev-edo^-.-^Sr. Presidente, eu jião me quero oppôr a que'os trabalhos que pela distribuição ordmaria pertencem ao exame de uma Commissão, sejam em alguns casos examinados por uma .outra que com esses trabalhos tenham relação, reconheço mesmo que muitos objectos vão á Cpmrnissão de Estatística, que devem ser considerados poroutras Commissoes, rnas apesar disto tarn* bem~enlendo que uma Commissão não pôde por decoro próprio sujeitar seus Pareceres ao critério de uma outra ; aliás seria inútil a sua eleição, e pôr isso não, posso approvar o requerimento do nobre Dep.ulado , julgo mesmo que elle não pôde ser" ap-provado por esta Camará.

.Q-Sr.-Mousinho d'dlbvquerqut: •—Sr. Presidente, o fim porque eu mandei essa Proposta para a Mesa, não foi por certo para sujeitar de maneira alguma os trabalhos da Commissão de" EsUvtislica íi sancção do Parecer da-Commissão dê Adminisr tração-Publica, não Senhor, não foi este p meu fim, o qvit- eu desejo é que á Camará-ouça-estas duas Coiiunissões sobre os objectos e matérias que são communs a ellas por efíeilo da sua píopria orga-nisa-çâo. vSr. Presidente, repelirei o que já disse «filando mandei para a M«sa essa Proposta para melhor me fazer entender, eu desejaria muito que a Camará declarasse o que entende por Commis-são d'-Estafis.licí) , porque na realidade a Estatística e ume Sciencia tão vasta, tão larga, que compreende quasi todos os objectos de Administração" Publica em geral,'e as especialidades deste mesmo-objecto; se a Commiãsão de Estatística tem por fim aconselhar a Camará no- seguimento de todos os objectos Administrativos, tanto na p;Vr!.e material, .como ria parle rural dessa mesma Administração, então, não v-ejo. eu necessidade alguma de que os nogociná vão á Commissão de Administração, por-que eu então considero que a Commissão de Esia-liitica é lambem Commissão de Administração ; mas ao mesmo tempo eu vejo que a Camará divide geralmente estas duas Commissõfs , não se podendo duvidar que os objectos mandados á Commissão de Administração são na quasi totalidade estatísticos , para a resolução dos quaes se carecem dados, e condições estatísticas, a prova-está na remessa que eu tenho visto .fazer de Projectos sobre esUadas ?

sobre obras publicas etc., á'Commissão' de Administração Publica, e não á Còmmissão de Estatística ; ora estes Projectos de estradas , estes P roje-cios de obras publicas tem relação corn a estatística , porque e' preciso allender á naturesa e cir-

O Sr. A, Dias d"1 A%evedo :-— Sr. Presidente, eu concordo com as ide'as do, nobre Deputado, quando disse que a Còmmissão d'Eàtalistica em muitos dos seus trabalhos devia ouvir não só a Còmmissão de Administração Publica, mas muitas das outras Corn* missões. Eu concordo que o Requerimento do nobre Deputado foi feito para estabelecer esses princípios , eu lhe agradeço da minha parle; porquanto novo nesta Camará não estou muito conhecedor dos uzos.déUa, nem estou bem ao facto dós costumes Parlamentares, agradeço sobre maneira a lição que S. Ex.a me dá , e concordo que não só a Còmmissão d'Estatistica, mas todas as Commissoes quando tiverem de apresentar algum Parecer nesta Casa devem , sempre que esses Pareceres forem só-,, bre matenas complexas, combinar com as outras Commissoes, a cargo das qunes estão trabalhos que por qualquer modo jogarem -corn o objecto do Parecer em (juestào; (nas o que não é possival,^e nem muito curial, e que tendo urna Còmmissão de apresentai um trabalho isolado, e que não tenha relação com o trabalho das outras Commissoes seja obrigada a ouvir as suas opiniões. Torno a dizer que e muito'conveniente que isto sé faça todas as vezes que os Pareceres joguem com as matérias co-reiaiivas ás outras Commissoes, e sobre esse mesmo Parecer_ nessa parte estou perfeitamente d'acor-do ro:n o nobre Deputado : agora em que não pôs* só concordar e que a.Còmmissão d'Estatística ?eja obrigada por urna decisão especial, que se não deu .para as-outra* Commissoes, consultar à Còmmissão d'Ad-minisiraçào Publica, e por isso não posso an-nuir ao Requerimento do nobre Deputado, que de certo não quer i r roga r'.censura á Còmmissão d'Es-latisiica , roas que effectivamenie a irrogou por a e-pccialivJade do seu Requerimento.

Foi approondo o Requerimento.

(Leu se na Mesa o seguinte.)

- PARECER.—A Corijnjvssão de. Petições foi pr.e*

'sente o Requerimento de Marcellino Ignacio de

Sousa do iogar de Arcózelo, Julgado de S." Pedro