O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

267

mcida Pessanha hão pôde comparecer á Sessão de hoje, e talvez a mais algumas por "falta de saúde;. O Sr. sintonia Emílio: — Mando para a Mesa a

Seguinte -

NOTA DE INTKRPELLAÇÃO. — Peço que* se previna o Sr. Ministro do Reino de que desejo interpellar a S. Ex.il acerca do modo porque se está erigindo o Monumento ú Memória do Immortal Duque de Bragança na Praça de D. Pedro desta Capital. — António Emílio.

Mandou-se fazer a communicação respectiva. '•

O Sr. floltreman:— A Cornmissão Central nomeada paiadar o seu-Parecer sobre o Projecto de Lei N.° 8, Indemnisaçõcs do Contracto-do Tabaco, intendeu conveniente que di fie rentes documentos que tinham sido pedidos por alguns Srs. Deputados relativamente ao Contracto sobre este ponto, lhe fossem presentes para poder melhor dar o seu Parecer, e neste sentido faz o seguinte Requerimento que vai assignado por todos os seus Membros.

RKQUKRIMKNTO : — A Commissão Central nomeada pelas Seccãcs para dar o seu Parecer sobre o Projecto N." H — Annullação das indemnisações do Contracto cio-Taba 00 = renova os Requerimentos foi-los pelos Deputados Holtreman, Sampaio, Casal Ribeiro, e Barjona, em referencia ao Contracto do Tabaco, c que foram approvados nas Sessões de 9.'} e. <_34 brevidade.='brevidade.' com='com' sejam='sejam' que='que' _12='_12' de='de' _.azai='_.azai' j.='j.' rnez='rnez' _19='_19' _18='_18' do='do' scixas='scixas' para='para' maior='maior' _1.3='_1.3' andrade.='andrade.' _='_' corrente='corrente' janeiro='janeiro' tag0:_='_:_' sjristides='sjristides' a='a' _25='_25' conde='conde' e='e' ribeiro='ribeiro' real='real' ffnllrcman.='ffnllrcman.' fevereiro='fevereiro' a.='a.' ribeiro.='ribeiro.' o='o' filia='filia' p='p' soares.='soares.' abranchcs.joã='abranchcs.joã' branincainp.='branincainp.' satisfeitos='satisfeitos' mello='mello' _7='_7' fernando-='fernando-' pedindo='pedindo' _11='_11' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>

liste Requerimento também fallava nos documentos sobre o empréstimo dos quatro mil contos, mas como esses foram hoje apresentados, vai.riscada essa parte do Requerimento. O,,ra, como está presente o Sr. Ministro da Fazenda, aproveito a occasião para di/er, que a Commissão querendo dar um voto seguro sobre este objecto, corno S. .Ex.tt diz que a" única duvida da demora na remessa desses documentos á Carn a rã e devida ao muito trabalho c tempo que levava a colligir e copiar, a Commissão pròrn-t.ifica-se, querendo o Sr. Ministro, a ir ao Thesouro procurar e examinar esses documentos.

O Sr. Ministro

(.) Sr. Holtrcman :—A Cornrni-são ouviu a resposta de S. Fx.% rnas entretanto peço que se ap-provc o Requerimento, porque melhor e.

Agora este Requerimento e' meu só ( Leu).

Estes doe u intentos que aqui peço, tinha diclooSr. Ministro, que quando apresentasse ò seu Projecto, os havia de mandar para a Mesa; rnas S. Ex.a apresentou o Projecto ha três dias, e ainda não apparo-

cera/n os documentos; por consequência renovo o meu pedido, porque as razoes que S. Ex.* deu para os não poder mandar ate aqui, acabaram (O Sr. Ministro da Fazenda: — Apoiado). • -

O Sr. Presidente: — Este Requerimento pedindo estes documentos já foi votado pela Carnara, e por consequência renova-se, o pedido, e não e' preciso votação para isto.

O Sr. Barjona: — Requeiro que esta Camará mande imprimir rio Diário do Governo o Projecto acerca da canalisação do Mondego e barra da .Figueira. Este Projecto involvc muitos artigos e disposições importantíssimas ; cria Empregados ; estabelece um grande imposto, e por isso julgo conveniente que os Lavradores c Proprietários dastcrras do Mondego tenham conhecimento dclle. Elle já se imprimiu para ser distribuído pela Camará, mas não acho isso sufficiente, e portanto peço que se imprima no Diário do Governo para o Publico ter conhecimento delle.

O Sr. Lopes fíranco : —-Pedi a palavra'para ' lembrar a V. Ex.° que este objecto já está resolvido1 pela Camará. Eu fiz um Requerimento, que a Carnara a p pró vou, para que esta Proposta fosse impressa no Diário do Governo pelas mesmas razões que o Sr. Deputado acabou de apresentar, e perrnif.-ta-me V. E-x.' que eu diga, que sinto que um objecto desta importância não lenha merecido a atten-ção que eu intendo que devia ter merecido. Ha mais de oito dias que eu pedi, e a Camará approvou, •que este Projecto fosse impresso no" Diário do Governo, e ate hoje ainda não appaiticeu impresso se-milhante Projecto.

O Sr. Presidente: — Não houve falta nenhuma na parte da Mesa, deu se logo a ordem para ser impresso; talvez a abundância de matéria não permit-lisse ainda a impressão dclle.

O Sr. Lopes Branco: —Eu não tive intenção de fazer censura.

O Sr. Presidente: — Renova-se a ordem para a impressão, e assim será satisfeito também o Sr. Deputado Barjona.

O Sr. Benevides leu um Projecto de Lei j c continuando disse: —

Eu desejava ajuntar algumas reflexões, mas a minha voz não se presta a isso; limito-me pois a requerer a V. F,x.a que seja impresso este Projecto no Diário do Governo.

O Sr. Presidente: — Amanhã se mandará imprimir quando tiver segunda leitura.

O Sr. Barjona: — Estimo muito ter sido prevenido, no meu Requerimento polo Sr. Lopes Branco. Tinha alguma idea de que essa ordem se linh-i passado, IIMS vendo que havia demora, c sabendo qut: havia mais de uma pessoa rrue desejava saber disso, perguntei a alguns Mernbros da Commissão, se se tinha imprimido, disseram-me que não; por consequência peço que seja impresso "com muita brevidade. O negocio e muito importante; já digo o Go-vorno cria l.ímpregados, estabelece um imposto fortíssimo e outras providenciai, e c necessário que'cada um dos interessados tenha conhecimento daquelle Pró-. jeclo quanto antes.

O Sr., Presidente: — Eu já dis-se que se renovava a ordem para n impressão.