O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 4 DE MARÇO DE 1879

Presidencia do ex.mo sr. Francisco Joaquim da Costa e Silva

Secretarios - os srs.

Antonio Maria Pereira Carrilho Barão de Ferreira dos Santos

SUMMARIO

Apresentação de requerimentos. — Aprova-se a ultima redacção do projecto n.º 70. — Na ordem do dia continua a interpellação sobre a concessão Paiva de Andrada, concluo o sr. visconde da Arriaga o seu discurso, falla o sr. Pires de Lima, e fica a discussão pendente.

Abertura — Á uma hora e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada 53 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Adolpho Pimentel, Carvalho e Mello, Fonseca Pinto, Osorio de Vasconcellos, Alfredo de Oliveira, Anselmo Braamcamp, Gonçalves Crespo, A. J. d’Avila, Lopes Mendes, Carrilho, Pinto de Magalhães, Ferreira de Mesquita, Pereira Leite, Santos Carneiro, Saraiva de Carvalho, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Diogo de Macedo, Moreira Freire, Eduardo Moraes, Hintze Ribeiro, Firmino Lopes, Mesquita o Castro, Francisco Costa, Sousa Pavão, Frederico Arouca, Freitas Oliveira, Osorio de Albuquerque, Barros e Cunha, Sousa Machado, Almeida e Costa, J. J. Alves, Pires de Sousa Gomes, Laranjo, José Frederico, Figueiredo de Faria, Rodrigues de Freitas, Teixeira de Queiroz, Sá Carneiro, Barbosa du Bocage, Julio de Vilhena, Bivar, Luiz Garrido, Faria o Mello, Manuel d'Assumpção, Pires de Li ma, M. J. Gomes, Aralla e Costa, Nobre - de Carvalho,.Mariano do Carvalho, Miguel Dantas, Visconde da Arriaga, Visconde de Balsemão.

Entraram durante a sessão — Os srs.: Adriano Machado, Alexandre Lobo, Rocha Peixoto (Alfredo), Torres Carneiro, Pereira de Miranda, A. J. Teixeira, Pedroso dos Santos, Barros e Sá, Telles de Vasconcellos, Augusto Fuschini, Victor dos Santos, Barão de Ferreira dos Santos, Carlos de Mendonça, Conde da Foz, Emygdio Navarro, Goes Pinto, Filippe de Carvalho, Francisco de Albuquerque, Fonseca Osorio, Gomes Teixeira, Pereira Caldas, Van-Zeller, Paula Medeiros, Palma, Silveira da Mota, Costa Pinto, Anastacio de Carvalho, Gomes de Castro, Melicio, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, João Ferrão, J. A. Neves, Dias Ferreira, -Pontes, Namorado, José Luciano, J. M. dos Santos, Pereira Rodrigues, Sousa Monteiro, Mello Gouveia, Lourenço de Carvalho, Luiz de Lencastre, Freitas Branco, Correia de Oliveira, M. J. de Almeida, Alves Passos, Manuel José Vieira, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Miranda Montenegro, Pedro Carvalho, Pedro Correia, Pedro Barroso, Rodrigo de Menezes, Thomás Ribeiro, Visconde da Aguieira, Visconde da Azarujinha, Visconde de Moreira de Rey, Visconde do Rio Sado, Visconde de Sieuve de Menezes.

Não compareceram á sessão — Os srs.: Nunes Fevereiro, Alipio Sousa Leitão, Emilio Brandão, Arrobas, Mendes Duarte, Zeferino Rodrigues, Avelino de Sousa, Bernardo de Serpa, Fortunato das Neves, Mouta e Vasconcellos, Guilherme de Abreu, Jeronymo Pimentel, Ornellas do Matos, Ferreira Freire, J. M, Borges, Taveira o Menezes, Lopo Vaz, Almeida Macedo, Rocha Peixoto (Manuel), Souto Maior, Miguel Tudella, Jacome Correia, Pedro Roberto, Ricardo Ferraz, Visconde de Andaluz, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Acta — Approvada.

expediente

Officios

1.° Do ministerio da fazenda, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Victor dos Santos, os officios

das direcções geraes da contabilidade e da thesouraria d'aquelle ministerio, em que se prestam informações ácerca das quantias que foram fornecidas á camara municipal de Lisboa desde junho passado. Enviado á secretaria.

2.° Do mesmo ministerio, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Mariano de Carvalho, copia de dois contratos celebrados com o banco nacional ultramarino, o primeiro em 14 de junho de 1878, abrindo um credito do 200:000$000 réis para os fins da carta do lei de 9 de maio anterior, e o segundo em 3 de dezembro do mesmo anno para um credito de 500:000$000 réis, a saldar em dezoito mezes.

Enviado á secretaria.

3.° Do mesmo ministerio, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. visconde do Sieuve de Menezes, nota do imposto pago na alfandega do Porto, com applicação ás obras do edificio da praça do commercio, desde a sua instituição até 31 de dezembro de 1878.

Enviado á secretaria.

4.° Do ministerio da justiça, acompanhando 150 exemplares das contas do ministerio relativas á gerencia de 1870-1877 e exercicio de 1875-1876.

Mandaram-se distribuir.

5.° Do ministerio da guerra, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Mariano de Carvalho, uma relação nominal de todos os officiaes que foram em commissão a França assistir a manobras, com designação dos abonos feitos a cada um.

Enviado á secretaria.

6.º Do mesmo ministerio, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Mariano de Carvalho, nota dos corpos do exercito que receberam da padaria militar de Lisboa as rações do pão e forragens.

Enviado á secretaria.

7.° Do mesmo ministerio, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. J. F. Laranjo, as informações ácerca do arrendamento dos antigos quarteis de Castello de Vido, terrenos, etc.. e bem assim dos quarteis, casa e terrenos da praça do Marvão.

Enviado á secretaria.

8.° Do mesmo ministerio, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Mariano de Carvalho, nota dos preços dos cercaes comprados nos annos de 1875 a 1878 pela administração da padaria militar, com indicação das respectivas qualidades e nome dos vendedores, etc..

Enviado á secretaria.

9.º Do mesmo ministerio, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Adriano Machado, vinte copias de differentes documentos relativos á carreira de tiro em Esmoriz, casa do Cisto e do Formal.

Enviado á secretaria.

10.º Do mesmo ministerio, participando, em satisfação ao requerimento do sr. Teixeira de Queiroz, que não deu entrada n'aquelle ministerio representação alguma contra a commissão de inspecção de recrutas em Braga.

Enviado á secretaria.

11.º Do ministerio da marinha, acompanhando-os documentos pedidos pelo sr. Mariano de Carvalho, em sessão do 12 de fevereiro de 1879.

Enviado á secretaria.

12.° Do ministerio das obras publicas, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. visconde de Sieuve de Menezes, copia da portaria que concedeu á camara muni-

Sessão de 4 de março de 1879

44