O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 44 SESSÃO DE 14 DE MARÇO DE 1892

Presidência do exmo. Sr. Antonio de Azevedo Caslello Branco

Secretarios - os exmos. srs.

José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Matheus Teixeira de Azevedo

Approvada a acta e lida a correspondencia. - O sr. José Julio Rodrigues declara que insiste pela remessa de vários documentos que pedira, e manda para a mesa duas representações, que foram enviadas á commissão de fazenda. - O sr. presidente responde ter insistido pela remessa. - O sr. Manuel de Arriaga apresenta um requerimento, que se mandou expedir, e uma proposta, que ficou para segunda leitura, acompanhando-os de varias considerações. - O sr. Pereira Leite pede para ser consultada a camara sobre se permittia que a commissão de infracções se reunisse durante a sessão. - O sr. Adriano Monteiro manda para a mesa um projecto de lei, e pergunta se já veiu uma nota que pedira. - Responde o sr. presidente negativamente. - Os srs. Theophilo Ferreira e Eduardo Coelho perguntam tambem se já chegaram diversos documentos que tinham pedido, respondendo o sr. presidente a ambos negativamente. - O sr. Almeida e Brito refere-se á falta de aula de uma parte da cadeira de physica da escola polytechnica. - O sr. José de Azevedo Castello Branco manda para a mesa uma representação, que foi enviada á commissão respectiva.- O sr. José Julio Rodrigues faz algumas considerações sobre os discursos dos srs. Arriaga e Almeida e Brito. - O sr. Mattoso Corte Real manda para a nessa uma representação e um projecto de lei, que foi admittido e remettido á commissão. - Os srs. Antonio Costa e Albino de Figueiredo mandam para a mesa dois projectos de lei, que ficaram para segunda leitura: - O sr. Francisco Machado apresenta um requerimento, que foi mandado expedir. - Justificaram a sua falta a algumas sessões os srs. Campos Henriques, Pimenta de Castro e Pedroso de Lima.
Na ordem do dia entrou em discussão o projecto n.° 198, de 1890, usando da palavra os srs. Francisco Machado, Abilio Lobo, presidente do conscllio de ministros e Pimentel Pinto, entrando depois em discussão a interpellação do sr. Elvino de Brito ácerca do fornecimento de lanifícios para o exercito, usando da palavra os sra. Elvino de Brito, Pimentel Pinto e presidente do conselho de ministros.-Antes do fim da sessão o sr. Carrilho, por parte da commissão de fazenda, mandou para a mesa é parecer, concordando com o das commissões, reunidas, de administração publica, do guerra e de marinha, sobre a proposta de lei n.° 14-1, que tem por fim organisar o serviço de soccorros a náufragos.
Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.
Presentes á chamada 48 srs. deputados. São os seguintes: - Abilio Eduardo da Costa Lobo, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alfredo César Brandão, Álvaro Augusto Froes Fossollo de Sousa, Antonio de Azevedo Castello Branco, Antonio José Arroyo, Antonio Manuel da Costa Lereno, Antonio Máximo de Almeida Costa o Silva, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Sérgio da Silva e Castro, Aristides Moreira da Mota, Augusto César Elinano da Cunha e Costa, Augusto José Pereira Leite, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida, Eduardo Augusto da Costa Moraes, Eduardo José Coelho, Eugênio Augusto Ribeiro de Castro, Francisco do Barroa Coelho e Campos, Francisco Xavier de Castro Figueiredo de Faria, Jacinto Cândido da Silva, João Alves Bebiano, João Maria Gonçalves da Silveira Figueiredo, João de Paiva, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Moreira, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Germano de Sequeira, Joaquim Simões Ferreira, José Alvos Pimenta de Avellar Machado, José Domingos Ruivo Godinho, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Julio Rodrigues, José
Maria de Oliveira Peixoto, José Maria de Sousa Horta e Costa, José Monteiro Soares de Albergaria, José Paulo Monteiro Cancella, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Luciano Cordeiro, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Manuel de Arriaga, Manuel Constantino Theopiiilo Augusto Ferreira, Manuel Vieira de Andrade, Matheus Teixeira de Azevedo, Pedro Ignacio de Gouveia e Thomás Victor da Costa Sequeira.
Entraram durante a sessão os srs.: - Adriano Emílio de Sousa Cavalheiro, Agostinho Lúcio e Silva, Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Alfredo Mendes da Silva, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Baptista de Sousa, Antonio Eduardo Villaça, Antonio José Pereira Borges, Antonio Maria Cardoso, Antonio Maria Jalles, Antonio Maria Pereira Carrilho, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Hintze Ribeiro, Arthur Urbano Monteiro de Castro, Augusto Maria Fuschini, Bernardino Pereira Pinheiro, Carlos Roma du Bocage, Eduardo Abreu, Eduardo de Jesus Teixeira, Elvino José de Sousa e Brito, Estevão Antonio de Oliveira Júnior, Feliciano Gabriel de Freitas, Fernando Pereira Palha Osório Cabral, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco de Castro Mattoso da Silva Corte Real, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco José Machado, Frederico de Gusmão Corrêa A rouca, Frederico Ressano Garcia, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Bastos do Mendia, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, Jayme Arthur da Costa Pinto, João Eduardo Sotto .Maior de Lencastre e Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Lobo de Santiago Gouveia, João Marcellino Arroyo, João Simões Pedroso de Lima, João de Sousa Machado, José Augusto Soares Ribeiro de Castro, José de Azevedo Castello Branco, José Bento Ferreira de Almeida, José Christovão Patrocínio de S. Francisco Xavier Pinto, José Dias Ferreira, José Frederico Laranjo, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Maria Chartors Henriques de Azevedo, José Maria Greenfield de Mello, José Maria dos Santos, José Simões Dias, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz Gonzaga dos Reis Torgal, Luiz Virgílio Teixeira, Manuel d'Assumpção, Manuel Francisco Vargas, Manuel Pinheiro Chagas, Marcellino Antonio da Silva Mesquita, Miguel Dantas Gonçalves Pereira e Tito Augusto de Carvalho.
Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho da Cunha Pimentel, Albano de Mello Ribeiro Pinío, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Anselmo de Assis Andrade, Antonio Jardim de Oliveira, Antonio José Ennes, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Mendes Pedroso, Antonio Pessoa de Bar-ros e Sá, Antonio Teixeira dá Sousa, Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppo, Augusto da Cunha Pimentel, Augusto Vidal de Castilho Barreto e Noronha, Barão de Paço Vieira (Alfredo), Bernardino Pacheco Alves Passos, Caetano Pereira Sanches de Castro, Christovão Ayres de Magalhães Sepulveda, Conde do Covo, Conde do Villa Real, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, Emygdio Julio Na-

48