O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

778

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Finto Bessa, proferido na sessão de 13 de março, e que devia ler-se a pag. 682, col. 1.ª

O sr. Pinto Bessa: — Vou ler a moção de ordem que tenho de mandar para a mesa, é ella uma. substituição ao projecto do sr. Mariano de Carvalho, que eu tambem assignei.

A substituição a que me refiro e que tenho a honra de mandar para a mesa vae tambem assignada pelos srs. deputados Mariano de Carvalho, Pereira de Miranda e Pinheiro Borges.

Sr. presidente, em vista das declarações que acaba de fazer s. ex.ª o sr. ministro das obras publicas, para justificar a não aceitação, por parte do governo, do projecto aqui apresentado pelo sr. deputado Mariano de Carvalho, projecto que, como já disse, eu tambem subscrevi, e de accordo com os outros illustres deputados que tambem o assignaram, entendemos que, sendo a mais forte o ponderosa rasão adduzida pelo illustre ministro contra esse projecto, a de que o governo não póde ser empreiteiro da companhia, por isso que similhante circumstancia o collocaria desfavoravelmente diante d'ella, rasão esta que tambem foi apresentada pelo illustre deputado o sr. Carlos Ribeiro, que, como o illustre ministro, julga não ser esse acto grave e digno do governo; entendemos pois, para remediar esse inconveniente, dever substituir o projecto que foi apresentado pelo sr. Mariano de Carvalho por est'outro que passo a ler:

«Propomos que na substituição que mandámos para a mesa seja a base 1.ª redigida pelo modo seguinte: 1.°, que a companhia completará a 5.ª secção do caminho de ferro do norte, comprehendida entre as Devezas e a estação ter