O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

et Todos os factos succinlamente enunciados nos u 14 artigos daquella reclamação, são verdadeiros. «Foram elles presenciados uns por todos, outros pela w maior parte dos abaixo assignados. 5?

«Foram publicados já pela imprensa, e são hoje • 44 sabidos por todo o paiz. «

«Aqui vão assignados aquelles indivíduos farisai-Hcamente chamados para cabos de policia—aqui 44 vão os nomes dos que estiveram presos nas cadêas «da Moita, e de Setúbal — aqui vão juntos os reque-urimeutos por elles dirigidos ás auctoridades— ahi «vão os despacho» por ellas proferidos, que denun-« ciam bem alto a sua culpabilidade.—-Veja-se em «tudo isto ae os abaixo assignados, e com elles toda «3 povoação, acharam um abrigo legal em alguma « auctoridade, ou se todas eilas se rebellaram contra «lei, contra as garantias, e contra a paciência dos «abaixo assignados. n

«Resta apenas accrescentar, que dos numerosos apresos a titulo de recrutamento de que se falia no «primeiro artigo da reclamação, não consta aos sup-« plicantea que urn só ficasse apurado; e nem um só u podia ser preso porque nem eram vadios, nem sor-uteados,

«Os espancamentos de que sé falia no art. 11.° «da citada reclamação existiram, e já está ern juizo «4 o corpo de delicio feito em João Claudino pelos «ferimentos que lhe fizeram os soldados postados «tjunto da igreja de S. Domingos — ouve mais «m «ferimento de que não ha corpo de delicio.»

«Oassassínio intentado na pessoa do doutor Ani-«bal, que correu gravíssimo risco de vida, e' um «facto infelizmente sabido demais. Melhor fora que « ficasse em segredo. 5»

44 Senhores Deputados da Nação Portugueza ; as «violências, as ameaças, as desordens do dia 9 de '«fevereiro não podem esquecer em largos annos á 44 pacifica povoação de Setúbal. — Elias podiam com-«prometter a paz deste município, e a vida de rnui-«ta gente, se por ventura o povo de Setúbal não «quizesse mostrar uma vez, que lhe sobeja pruden-44 cia e tino, quando faltam naquelles em quem o Go-«verno deposita inteira confiança. 55

<_4 sejam='sejam' que='que' positadas.='positadas.' de='de' exem-44pios='exem-44pios' alguma='alguma' receiando='receiando' mais='mais' repitam='repitam' assignados='assignados' injustas='injustas' se='se' abaixo='abaixo' _='_' como='como' tão='tão' os='os' despro-44='despro-44' e='e' vez='vez' climas='climas' propotencias='propotencias' vi-4='vi-4' p='p' estes='estes'>

4í Pedem aos Senhores Deputados da Nação Portu-44 gueza, hajam por bem recommendar aos Ministros «de Sua Magestade, façam sentir aos seus suhalter-«4 nos o mal que nesta obraram ; e outro sim que re-« movam para outro concelho ou emprego, embora «mais lucrativo, ao adminislrador do concelho de «Setubnlj que de uma vez para sempre se cornpro-44 melteu eom a máxima parte desta povoação, a 'SiissÀo N.° 2.

u quem hoslilisou cruelmente, sem a mínima provoca* 44 cão, e sem o mais pequeno motivo. E. R. M. 55 — Setúbal 18 de fevereiro de 1845.

Até aqui a representação, e agora lerei asassigna* turas, e peço á Camará que attenda seriamente á coragem e patriotismo, com que os primeiros signatários declaram á margem do seu nome, as lyran* nias de que foram victimas.