O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6

Carlos Bento.

Seixas e- Vnsconcellos.

5." — Além-Tejo t Algarve.

Os Srs. J. M. Grande. Soure.

Coelho de Carvalho. Barjona. António Einilio. Moreira Maia. Sampaio. Dias e Sousa. Oliveira e Lima. F. M. de Carvalho. Marques Baptista. Mello Giraldes. Almeida Pessanha (Manoel) Mendes Leal.

(I. " —

Oi Srs. L. J. Moniz. Pila.

Pestana. (Nueleo) — José Estevão. Duarte Campos. Mello e Carvalho. Mendonça Pessanha. Martins da Costa. Visconde do Almeida Gawlt. Pequito.

Almeida e Silva. Farinho.

Fernandes Thomaa. Barão de Alrneirim.

7.*— Ultramar.

Os Srs. Adriâo Acacio. Costa Carvalho. Gomes. (Núcleo) — Nogueira Soares. Sousa Pinto Basto. Fe r ré r.

Barão das Lagos. Vanini de Castro. Gomes Lima. Biaamcamp. César de Vasconcellos. Vaz da Fonseca. Abreu Caslello-Branco. Abreu Magalhães. Carlos da Silva.

O Sr. Presidente: — Concluiu-se o sorlcio. Segue-se dividir. se a Camará em Secções para se constituírem e poderem mesmo oecupar-se dos trabalhos que cada uma achará designados, isto e, todos os que tem sido dados na ordem do dia. E além desses alguns Requerimentos de Partes que tenham sido sub-metlidos ao seu exame, e os Projectos N.08 23 sobre pagamento de prestações aos Egressos, e .'15 sobre poder rescindir se o Contracto do Sabão. Devem também renovar a Commissào de Petições e completar a nomeação das outras. Torna a estar suspensa u Sessão. — Eram fjuasi duas horas da tarde.

At ires horas e ires quartos, feita a cliamadii, disse

O Sr. Presidente: — Está de novo aberta a Sessão.

O Sr. Ministro do Reino: — Sr. Presidente, a Proposta que o Governo tem a honra de apresentar ú Camará dos Srs. Deputados, é daquellas que, segundo o intender do Governo, não necessita de ser recom-mendada por um Reialorio.

Tracta-se do abastecimento de «goas á Capital. É conhecida por Iodos a falia que delias ex, erimeula, principalmente na estação do estio.

Intende-se que este abastecimento concorre poderosamente não só para a salubridade da terra,ynas também para todos os commodos dos habitantes da Capital, porque realmente padecem grande falta delia, e chegam a paga-la por um preço que não só é excessivo, mas ás vezes se torna insupporlavel ás classes rnenos abastadas, e não é porque a Providencia negasse a esta terra a agoa de que necessita.

E sabido que um Rei illuslre, patriótico, e feliz, mente opulento em meios comparativamente, fez consumir grandes sounnes no bello aquedticto das agoas livres de LUboa, que rivalisa com as obras dos Ho-manos, mas ficou muito aquém do que rrn necessário para o abastecimento da terra, e principalmente depois do augmento, e da largueza que tem tomado a população da Capital: hoje considera-se de uma grande necessidade este abastecimento de agoas; mas as obras necessárias e que de ha muito tempo duram para o conseguir terão ainda grande demora, e pelos meios do Governo tarde vila a eonsegiiii-be <_ p='p' ijuu='ijuu' se='se' deseja.='deseja.' tanto='tanto'>

O Governo actual não é o primeiro que tem Irn-rlado deste objecto; o pensamento de abasltcx-i de agoa Iodas as casas da Caqital, sem detrimento das fontes e chafarizes públicos, de fornecer os estabelecimentos públicos, e os lagos que sirvam de aformosea% mento, de recreio, e até de salubridade, tem sido considerado por Administrações anteriores, tem este objecto exigido grandes cuidados da parte do Ministério, e em fim o Governo depois de ter estudado a matéria, consultado homens inlelligentes nella, e sabendo que havia quem pretendesse por meio de Em-preza effectuar estes trabalhos, tão úteis como grandiosos, vem apresentar á Camará dos Srs. Depntados uma Proposta de Lei de auctorisação para o Governo poder contraclar por meio de concurso publico, o abastecimento de ogoas para consumo da Capital (Leu).

Sr. Presidente, o Governo pede á Mesa e á Camará que tenham a bondade de considerar este ob-jecto como urgente, e sem querer entrar por modo algum nos trabalhos económicos da Camará, seria summarnente agradável ao Governo que este objecto fosse examinado por uma Commissào Especial.

O Sr. Presidente: — O Sr. Ministro do Reino pede que esta sua Proposta seja declarada urgente, para o fim de ser examinada por uma Commiãsão Especial.