O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

780

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Adriano Machado, proferida na sessão de 14 de março, e que deveria ler-se á pag. 715, 2º col.

O sr. Adriano Machado: — Como pedi a palavra sobre a ordem vou ler a minha moção (leu).

Não tencionava renovar a discussão da generalidade, porquê supponho, por um lado, que, depois dos vigorosos argumentos da opposição, confirmados pelas declarações e confissões do ministerio, o accordo esta moralmente condemnado; e supponho, por outro lado, que, nas suas condições essenciaes) o accordo está materialmente approvado.

Por consequencia, não tinha tenção de discutir o projecto na generalidade, mas como o sr. relator da commissão julgou conveniente justificar a votação da maioria da camara, que o approvou, eu tambem julgo conveniente justificar a votação da opposição, que O rejeitou (apoiados), porque s. ex.ª veiu provocar-nos ao nosso campo. S. ex.ª tem a seu favor o numero, esse é o campo da maioria; a opposição não tem a seu favor senão a rasão; e uma vez que s. ex.ª veiu para o nosso campo, nós aceitamos aqui francamente á questão (apoiados).

Pôde esta Ser tratada por muitos modos, mas basta um d'elles para provar a justiça da nossa causa.

O governo tem justificado o seu projecto de contraio com tres rasões: o encurtamento de cantinho, a certeza de que se acaba por este modo á 5.* secção do caminho de ferro do norte, e a conveniencia de dar a mão á companhia

A primeira rasão está annullada completamente pela substituição do sr. Mariano de Carvalho, que não augmenta nem um mero á extensão do traçado do sr. ministro das obras publicas. A segunda rasão, isto é, a certeza de se concluir o caminho, é mais attendida tia substituição, por que nos lermos d'ella, o governo construía-o, e por Consequência havia a certeza do que elle estaria prompto «o mais breve praso possivel, emquanto que o sr. ministro das obras publicas deduz essa certeza da confiança que deposita n'uma companhia que já por duas vezes illudiu os prasos estabelecidos, no seu contrato (apoiados)..

Portanto, a proposta do sr. Mariano de Carvalho n'este ponto vale muito mais, do que a do governo.