O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(4)

hoje, e talvez ás iramediatas, por motivo de moléstia.

- O Sr. Teixeira-de Jguillar:—Tenho a honra de mandar para a Mesa uma Representação do Concelho de Sabrosa , ern que pede a esta Camará ser desannexada da Camará de Alijo, e unido á de Villa Real. E* justa e muito bem fundada a Representação deste Concelho, e peço á illustreCommis-são de Estatistica, que tomando-a na devida consideração dê quanto antes o seu Parecer, e que exija ao mesmo tempoxum informe que creio que existe no Governo^ dá Junta Geral do DistriclOj a favor desta pertehção.

. O S f. Gomes da Costa (Júnior): — (Leu um Requerimento , de que se dará conta, quando tiver se-. gunda Leitura).

O Sr. fíebello Cabral: — (Apresentou um Pare' cer da Commissão de Legislação, de que se dará conta, quando entrar cn discussão}. •- O Sr. J. M. Grande: — Mando para a Mesa cinco Pareceres da Commissão d'Administração Publica, que recaem sobre diversas pretenções particulares; e como vão ser lidos na Mesa, e não quero dar á Camará 'o incommodo de os ouvir ler duas vezes, deverão ficar sobre a Mesa, para quando se derem para Ordem do Dia Pareceres de Com-missões.

O" Sr, Mansinho d1 Albuquerque : —>• Sr. Presidente, se por ventura estes Pareceres devem ter seguimento immediato quanto ""â"chsirrresão na Carna-rã, então peço eu a palavra; porque me julgcfobTiv do a fazer algumas considerações sobre elles, e principalmente sobre dois, que assignei como vencido.

Não sou de opinião que a Commissão peça esclarecimentos a tal respeito : expor as razões que tenho para issOj seria escusado, e eu o farei se os Pareceres entrarem em discussão; e para então pedirei a palavra sobre elles.

O Sr. Secretario Peixoto:—Uma determinação da Camará a requerimento de V. Ex.% que pró-* vocou uma votação, ordenou que se remetiam ao Governo estes Requerimentos, pedindo-lhe informações, voltando depois á Camada. Para mim é indifferente que se remetiam ou não estes papeis ao Governo, o que peço é, que se fixe por uma vez que direcção se ha de dar a estas pretençôes.

O Orador : —i-Sr. Presidente j essas informações não são tão indifferentes como se suppõe ; o pedido de informações importa a declaração de que a Camará toma conhecimento do negocio; -è isso é que eu entendo que a Gamara não deve fazer.

'O Sr. J. M. Grande: — Sr. Presidente, os Pareceres da Commissão não podem deixar de serdis-culidos, quando forem dados para Ordem do Dia; e então serão apresentadas as razões, que acaba de dar p Sr. Mousinho. Em quanto áquelles, que pela primeira vez forem lidos, também me parece que não ha inconveniente algum, para se lhes duraquel-la mesma direcção; mas ern todo ocaso eu pediria a V. Ex.% que a haver discussão, ella se "consagrasse tão somente aos Pareceres em questão; e em quanto aos outros entendo que só;nénte devem ser discutidos, quando forem dados para Ordem do Dia.

O Sr. Presidente: — Nesta" matéria segue-se a marcha estabelecida.

O Sr. Rebello Cabral; — Eu queria dizer a;V.

Ex.% que se o Parecer estava em discussão, eram bem cabidas as reflexões que se acabaram de fazer; não o estando porem, era melhor, que o il-lustre Deputado se reservasse para quando essa matéria entrasse em discussão, e em tempo competente.

Eu estou pelo que disse o Sr. 1.° Secretario, e vem a ser, que esses Pareceres devem ter o anda* mento que a Camará mandou dar a todos os Pare-* ceres de igual natureza. Nem "se diga que, exigindo-se esclarecimentos, reconhece logo a Camará a sua competência; porque, uma vez que a Camará resolve j que se quer habilitar com os conhecimentos precizos para proseguir nos termos devidos, ficam salvos todos os^escrupulos.

O Sr. ('osta Carvalho: -— Mando para a Mesa uma Representação d'alguns 2.09 Tenentes d'Armada , que pedem lhes seja illiminada a clausula , que teem as suas patentes.

* O Sr; Affonseca : — Sr. Presidente, pôr partê.da Comroissão do Ultramar mando para a Mesa o seguinte Parecer;

( Leu um Parecer , de que se dará conta, quando entrar em discussão). Peço a urgência deste Parecer, porque a sua importância é grande.

O Sr. Gavião: — Sr; Presidente, eu preciso in-terpellar o Sr. Ministro da Justiça sobre desigualdade dê pagamentos feitos na sua repartição. Mando para a Mesa na forma do Costume a declaração seguinte :

••«~£ije£ls o i n j orp c l lar o Sr. Ministro da Justiça -«sobre a regularidade, com que se tem feita os pá, «gamenlos no Ministério a seu cargo.»

Eu não sei, se acaso a Mesa tem estabelecido aU guns tramites em pedir aos Ministros a prompta satisfação d'estes pedidos ou se fica ad libitum d'elles.

O Sr. Peixoto : —- A Mesa fará o aviso competente ao Sr. Ministro.

O Sr. Lacerda: — Sr. Presidente, mando para a Mesa uma Representação de setenta c tantos possuidores d'Apo!ices dos mil e dez contos, que pedem para que a illuslre Commissão de Fazenda apresente quanto antes o seu Parecer sobre os trabalhos, que para alli foram remeltidos em 1839.

E' a terceira vez que levanto a minha voz pedindo isto mesmo, e parece que já e' tempo de serem atlendidos estes-cfedores, que tanta justiça tem no seu pedido, eslào-se continuando a receber os Tributos que se applicaram para este pagamento j e ainda estes mutuantes não receberam os juros, que se lhes estabeleceu, de que tem resultado o acharem-se tantas famílias reduzidas á miséria.

• O Sr. Silva Sánchcs:—Eu pedi a palavra para participar á Camará que o Sr. Garreit não pôde comparecer hoje nem a algumas Sessões mais, em, consequência do seu máo estado de saúde.

O Sr. Presidente : — A Camará fica inteijada. Agora vou dar a palavra a alguns Senhores, que a pediram para explicações depois de votado o í'aré-cer N.° 30. — Tem por isso a. palavra o Sr. Silva Sanches. ~