O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 87 —

O sr. Presidente: — Peço ordem!.. O sr. deputado quer mandar para a meza o seu requerimento? (Pausa)

É a seguinte:

Proposta — a A camara votando que o projecto de lei sobre a applicação das indemnisações ao contracto do tabaco fosse á commissão de fazenda, não teve em vista collocar o sr. deputado Avila na posição de não continuar a fazer parte da mesma commissão.) > — Arrobas.

Não foi admittida.

O sr. Cesar de Vasconcellos: —.Mando para a meza o seguinte requerimento. (Leu)

Ficou para se lhe dar destino ámanhã.

O sr. Guerreiro; — Peço ser inscripto para apresentar um projecto de lei. Ficou inscripto.

O sr. Arrobas: — Pedi a palavra só para consignar bem a declaração de que eu não tinha retirado o meu projecto por prescindir da sua idéa, mas simplesmente porque as suas bases e a maneira de se executar podendo prejudicar a abolição do contracto do tabaco, suspendia a sua apresentação, mas não o retirava.

O sr. Roussado Gorjão: — Eu tinha pedido a palavra para dizer alguma cousa sobre o assumpto de que ha pouco se tractou, mas desejaria que estivesse presente o meu illustre collega o sr. Avila, porque s. ex. referiu-se a artigos escriptos em jornaes, e alguns escriptos meus apparecem publicados com relação a este objecto em que da minha parte não houve senão a sustentação de uma opinião, mas não contem a mais pequena idéa de dissipação nem de extorsões. Quando teve logar a apresentação de um projecto de lei sobre indemnisações, no Diario do Governo appareceu o quer que fosse que se referia a escripto meu, e esse escripto meu que havia então, era uma substituição que tinha proposto ao parecer da commissão de fazenda e que aqui foi classificado de — memoria 68 F. —.Ora aquillo que eu tinha a dizer, e que intendo que pessoalmente havia de satisfazer a delicadeza do sr. Avila, era que se s. ex.ª se referiu a escriptos meus, nelles não se encontra cousa alguma que diga respeito á sua probidade, e não fiz mais do que sustentar a opinião que então tinha, que ainda tenho e continuarei a ler em quanto não for convencido do contrario.

O sr. Presidente: — Seguia-se passarmos á eleição dos tres membros que faltam para a commissão de inquerito acêrca do estado do banco de Portugal; no entretanto alguns srs. deputados têem feito favor de me communicar que não estão ainda certos de quaes serão os membros da camara que não sejam nem directa nem indirectamente interessados no banco, por conseguinte concluíam daqui a necessidade de se adiar esta eleição até ámanhã, ou por mais alguns dias. (Apoiados) Eu consulto a camara sobre se quer que a eleição fique adiada para ámanhã.

Decidiu-se affirmativamente.

O sr. Presidente: — Ámanhã depois da approvação da acta forma se a camara em sessão secreta; acabada ella torna-se a abrir a sessão publica, e far-se-ha a eleição dos tres senhores que fallam para a commissão de inquerito, e se houver tempo dividir-se-ha a camara em commissões, e agora tambem se divide a camara em commissões. Está levantada a sessão. — Era uma hora e tres quartos da tarde.

O 1.º redactor.

J. B. Gastão.