O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

656 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

desejo do illustre deputado, teriamos de fazer um livro muitissimo maior do que este e exibir que s. exa. nos dissesse bem claramente, qual era a sua idéa a respeito d'estes novos mappas e tabellas, que pretende sejam addicionadas á conta geral do estado.
Em todo o caso, isto não depende da camara, é um acto puramente do poder executivo, e entendo, portanto, que a proposta deve ser remettida ao governo para a tomar na consideração que merecer.
Por ultimo, resta-me fazer uma observação ao sr. Consiglieri Pedroso, que imagina que d'este projecto só resultam grandes vantagens para os contribuintes. Peço licença para lhe dizer que essas vantagens não são tamanhas, como se lhe augura. Apenas, em logar de pagarem de prompto, se lhes faculta o pagarem em prestações e n'um certo praso de tempo.
Nós não podiamos atirar com 5.000:000$000 réis de dividas, e levar pelo menos, dois milhões de conhecimentos para o poder judicial, que tem de executar os devedores. Estes hão de pagar o mesmo que tinham a pagar, porque não são dispensados de pagar o principal, nem os juros desde 1880, Portanto o estado vae embolsar o mesmo que embolsava no primeiro caso, e apenas dá a faculdade aos contribuintes de poderem pagar em prestações.
Não se póde dizer portanto que auferem extraordinaria vantagem ; e pelo que respeita às contribuições em divida anteriores a 1880, essas são tão poucas que o favor quasi que nenhum onus representa para o estado.
Em todo o caso sempre que podermos conciliar os interesses do fisco com os do contribuinte, creio que se prestara um grande serviço, e o parlamento, votando uma lei n'este sentido, fará uma lei sabia e justa.
Antes de terminar permitta-me o meu amigo, o sr. Alfredo Peixoto, que agradecendo a sua amabilidade lhe de uma explicação sobre o facto de a commissão de fazenda do anno passado não ter dado parecer sobre uma proposta mandada para a mesa por s. exa. .Desde que a mesa mandou essa proposta á commissão de fazenda, na minha qualidade de secretar io da commissão, era eu que devia apresental-a, mas não a apresentei, porque essa proposta me era agradavel.
Se não fosse isto eu seria o primeiro a pedir á commissão que desse o seu parecer; mas desde que se tratava de um louvor immerecido que só podia ter sido originado na demasiada bondade de s. exa., entendi que não a devia apresentar. Peco perdão ao illustre deputado, mas s. exa., no meu caso, teria decerto feito o mesmo que eu fiz.
Vozes: - Muito bem.
(S. exa. não reviu as notas tachygraphicas.)
O sr. Rocha Peixoto: - (O discurso do sr. deputado será publicado quando s. exa. restituir as notas tachygraphicas.)
O sr. Presidente : - A ordem do dia para ámanhã é trabalhos em commissões e para sexta feira a continuação da que estava dada, e mais o projecto n.° 188 da sessão de 1880, que já foi distribuido por casa dos srs. deputados.

Está levantada a sessão.

Eram seis horas da tarife.

Redactor = S.