O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

pagar, eem embargo de que facilmente o podtiiam fazer até talvez por piazer. Sr. Presidente, está explicado o monvo, poique a Caulara de Caminha se oppunha a esta obra, ao mesmo tempo que reconhecia a sua utilidade para o commfrcio, e paia a com-mumcação dos povos, e era porque entendia a devia íttzei por ser em teneno dentro do seu Concelho; mas ainda também é certoque posteriormente a es*a Representação, se fez perante o fn«peetor Geral das obras este contracto, e que elle mesmo conveio nesta condição, e que contia ella, nem contia o todo do contracto a Camará de Caminha representasse depois quevnam que lhe não causava damno algum. Está também visto que o capital adiantado são quatro contos de íeis ; está visto que o lucro deste capital no fim de vinte e cinco annos anda por setecentos milióis, e isso ninguém taxai á de excessivo. Ora mestno a condição, eu até a considero quasi insignificante, porque não se tendo proposto o meio obrigatório, ha de passar quem quizer sem pagar.— (Fozes, paga o Governo}. — Não paga (vozes, pela condiçãoQ.*) Pela condição fí.a não paga, e porque f Porque lhe falta a penalidade. Quantos princípios administrativos faz o Governo, e que porque se lhe não põe sancção não se executam ? Ora esta disposição é uma dessas, c impossível , porque a fiscalisa* cão sendo á custa dos empresários, ha de custar-lhe ínais do que os lucros lhe hão de produzir.

Sr. Presidente, eu não me persuadi que de uma Kiatena em que oGoverno não entra senão com vistas administrativas, se lançasse mão para lazer uma questão de política, inaa a Camaia fará o que entender.

• O Sr. Presidente: — A hora deu, a Camará não está em numero, fica a discussão adiada. A Ordem do 'dia para amanhã é o Proiecto N.° 198 que já está dado,-e os Projectos N.0"1 211 , 207, 197, e o que ficou pendente. E;tá levantada a Sessão. -*-£ram quatro horas da tarde.

Discursos do Sr. Deputado Agostinho Alba.no, que

pertencem a esta Scssrlo, e a que se refere/n

as notas nella consignadas.

O Sr. Agostinho Albano:— O illustre Deputado pertende mostrar a conveniência, que havia em fa-zt-r a separação das differentes espécies, em que as vendas deviam ser feitas, que torne d'al£um inodo mais claro o modo de se avaliar verdadeiramente o pirço das differentese»p'cies; pore'm, apezardadu-\ida que o illustre Deputado apresenta, esta duvida só me parece proceder apparentemente, e não proceder na realidade ; porquf», como não se ha de ad-inittir lani,o, senão em consequência d'um dado me-, lhodo proposto para a venda, nenhum dos outros methodos ha de ser proposto, em quanto não for mostrado, que esse não produziu effeito : e evidente que os lançadores hão de lançar dentro dos meios propostos nes-e rnetbodo; assim é mui fácil conhecer qual é o valor dos papeis, ern que o lançador «e propõe pagar, fazendo a declaração de quaessào esses papeis: feita essa declaração está conhecido o \i\lor, e por consequência destruída a difficuldade que o illuslre Deputado apresenta , porque a final todos 05 papeis tem valor nominal em" féis; são por-voi.. 4.°—WAIO—1841.

tanto a fina! todos horoogpneos; pr-rque o * papel moeda tem um valor no mercado; rs títulos azoes tem um valor no mercado ; mas todos esses Valores são conhecidos em íeis, e a final o valor em reis bomogenisa-se,- não ha quantidades heterogéneas. A duvida do iMustre Deputado procederia, se acaso o lançador occultasse a qualidade dos pap is em que pprlendia pagar, mas urna vez que e!le a declare, quem rpcebe o lar çn já sabe fazer a conta, e a final o valoi é um único. Entendo eu então, que com esta declaração se tem ressalvadoaquelle inconvenien» te, que justamente existia como o apresentou o illustre Deputado, se acaso se não fizesse essa declaração.. . (O Sr. José Estevão: — qual declaração?) a declaração da qualidade dos títulos em quô se faz o pagamento : ainda que estes títulos sejam heterogéneos, reduzem-st: a um valor e1^ reis. Em comequencía d"go, que o methodo estabelecido pela Commissão é muito mais conveniente para se conseguir a prompta venda dos Befis Nacionaes: pelo methodo proposto pelo Senado, ainda que na verdade haja mais clareza , isso é remediavel pela exi* gencia da declaração que acabo de icfeiir, e ganha-se todo o tempo, quanto se ganharia eni se repetirem os Editaes. Ora a necessidade de vender quanto antes os Bens Necionaes está demonstrada; quanto mais se retardar a sua venda , mais se arruinam, e menor ha de ser o seu preço (Apoiados) : entendo portanto, que se deve votar o Parecer pro« posto pela Commiísão.

O Sr. Agostinho Albano:—Em tudo isto, Sr. Presidente, não ha nada de novo: o Sr. Deputado, que acaba de fallar, combateu a demora, e a explicação que apresentou o illustre Deputado pela Guarda, desta segunda vez que fallou , em que expendeu as sus opiniões com a maior lógica possível, não adiantou nadd , não corroborou nada absolutamente. O Sr. Deputado pertendeu demonstrar que efectivamente naquillo que nós queríamos salvar, que era a respeito da demora, nad* se ganhava ; depois o mesmo Sr. Deputado acabou de demonstrar, que se ganhava muito; porque todo o espaço, que havia de mediar entre 05 diflvrentes rne-thodos, era tempo perdido, quando aliás este negocio se consegue assirri de uma vez só. Por consequência o Sr. Deputado nada adiantou, porque destruiu succes ivameute os seus argumentos.

O Sr. Agostinho Albano:-"- Eu , Sr. Presidente, estou inteiramente prevenido pelo que disse o Sr. Deputado que acaba de filiar; sn o Sr. D-putado que itripugnou o Artigo, lesse o Relatório daCom-ntissão, não confundiria salas corn paredes; sobra isto não direi mais nada; agora o que eu estranho é que por occasiâo d'utna discussão destas, se misturassem com ella Mestres de primeiras letras, ob-» jecto na realidade importante, mas que deve occu-* par a attenção da Camará só por si; rnas confundira discussão da concessão de paredes do Paço Episcopal, ou de uma parte delias, á Camará de Beja, com os Mesties de primeira^ letras, e' urna das maiores anomalias do espirito humano l

O REDACTOR,