O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

pios administrativos: de certo, Sr. Presidente, não havia de estabelecer uma forma de processo secreto, que não poderia satisfazer o Sr. Deputado, e mesmo, porque nesse caso elie iria contra os seus próprios principioí, visto que os processos affectos aos conselhos de districío seguem uma marcha dif-ferente a essa, que se receia, e que até está marcada.

Sr. Presidente, e' isto, o que estava no projecto originário do Governo: era isto o que lá se achava,, e foi d'onde se tirou a base, e não pôde por consequência deixar da se desenvolver, primo, porque se não podem deixar de admittir os princípios consignados no código administrativo com relação aos conselhos de districto, porque assim o determina o mesmo código, e porque também se não podia ir de contra as suas mesmas disposições: secundo, porque seria o (fender os princípios de moralidade e de justiça.

Por tanto, Sr. Presidente, eu não vejo necessi-. dade de se adiar este objecto, tanto porque nenhuma das duas partes da proposta tuem nada de novo, e mesmo que assim fosse, quando .chegássemos a encontrar essa novidade, quando não tivesse a natureza de se achar ligado com a matéria, então poderíamos adiar a questão: muito embora isso se faça, mas assim adiarmos tudo, lanto o que nos é conhecido, como o que não conhecemos, adiar tudo junto n'um feixe; entendo que por maneira nenhuma o devemos fazer.

O Sr. Silva Sanches: — Sr. Presidente, eu pedi a palavra para notar, que devia approvar a proposta do adiamento para se fazer, o que depois se fez: o que me obrigou a pedir a palavra e fallar sobre o adiamento, foi não só as rasões apresentadas pelo Sr. J. M. Grande, mas alem disso, e muito principalmente a falta da presença dos Srs. Ministros, n'uma discussão desta ordem, e a Camará de certo não quererá , que se discuta esta matéria sem a sua presença.

Ora discutirmos nós na ausência do Ministério um projecto tão transcendente, tão importante, principalmente nos artigos a que somos chegados, quando pode ser necessaiio a algum dos Srs. Deputados exigir esclarecimentos do Governo, e quando esses esclarecimentos sejam muito necessários para a discussão ; e ainda mesmo que taes esclarecimentos não fossem precisos, é do systema representativo, é da conveniência desta Camará, que o Governo venha assistir ú discussão deste projecto.

Sr. Presidente, repito, nenhum dos Srs. Ministros está presente, e nós não devemos continuar nesta discussão na sua ausência: não sei que isto seja outra cousa mais, do que protrahir todas as regras do systema representativo.

Eu não accuso os Srs. Ministros por não estarem presentes; porque se o não estão, e, porque o seu dever talvez os chame a outra parte : é provável mesmo, que o Ministério se ache na outra Gamara : mas, Sr. Presidente, e natural que nós tenhamos outra occasiâo , em que o Ministério esteja presente, e que nós então possamos discutir na sua presença, obtendo-se então os esclarecimentos que forem necessários a quaesquer membros desta casa , que queiram por exemplo, saber positivamente qual é a opinião do Governo sobre alguns dos pontos a discutir, e para isso é pois necessário, que se achem presentes os Srs. Ministros. SESSÃO N.° -i.

Apoio por tanto o adiamento não só pelas rasões propostas, mas lambem para se tomar mais conhecimento da matéria.

Sr. Presidente, eu hontem não estive na Camará, nem ouvi ler ainda cousa nenhuma: poderei eu ir discutir cousas desta naturesa unicamente , porque ouvira ler ou porque um Sr. Deputado me certifica, o que está escripto? De certo que não; porque nestas cousas mais positivas e' preciso ve-Ias, e medita-las; e' preciso cada um dos Deputados convencer-se por si mesmo a respeito do que está escripto; se todavia se quer discutir cousas desta naturesa sem as termos presentes, contentando-nos unicamente COMI os esclarecimentos, que nos der um Sr. Deputado, quando diz = e' aquillo mesmo, que está no projecto originário =, eu de certo não posso discutir assim, e por isso voto pelo adiamento.

O Sr. Barras: — Sr. Presidente, requeiro a V. Ex.a, que consulte a Camará se a proposta do adiamento está suficientemente discutida.

A Camará decidiu affírmativamente.

Foi rejeitado o adiamento.

O Sr. Silva Cabral: —~Sr. Presidente, eu peço licença em nomo da commissno para retirar o art. ll.° das bases, offerecendo eonso substituição aquel-las, que apresentei hontein.

O Sr. Presidente: O Sr. Deputado pede a palavra para retirar o art. íl.° das bases da commis-são, substituindo-o por aquellas que foram mandadas para a mesa hontem, e que sjj acham impressas no Diário do Governo.

O Sr. /. M. Grande: —Sr. Presidente eu também tinha pedido a palavra sobre a ordem.

O Sr. Presidente: — Pordoe-me o illuslrc Deputado, é verdade, que me pediu a palavra sobre a ordem juntamente com o Sr. Deputado Silva Cabral, sem se saber o que elle queria: agora e', que sei que é um requerimento, que o illuslre Deputado, como retator da com missão, e em nome da mesma faz, que de ceito ha-de entrar em discussão.

O Sr. J. M. Grande: — Sr. Presidente, eu não me opponho ao requerimento do illustre Deputado ; retire-se embora o art. 11.°, entrem em discussão as bases, que elle apresentou, mas conjunctamente com essas entrem as outras, que também foram apresentadas, e que em grande parle unias concordam e outras discordam entre si. Pore'ríí, Sr. Presidente, entendo que umas bases não podem ser discutidas, sem que o sejam todas promiscnamente; por tanto tractemos de todas as bases tanto das que foram offerecidas por um, como por outro lado: entremos na controvérsia francamente ; entremos na discussão tanto dessas bases apresentadas pelo Sr. Deputado, como também de todas as outras, porque assim o pede a imparcialidade, porque assim o pede a lógica, e finalmente porque lambem assim o pede a decência. Entrem todas em discussão ou então não entre nenhuma: por consequência, Sr. Presidente, eu entendo, que hão de entrnr em discussão, não só as bases apresentadas pelo Sr. Deputado Relator da Commissão, mas todas as outras que forarn apresentadas.

O Sr. Presidente: — Ainda não está admiltido á discussão : do que se tracla agora e' de nma emenda ao artigo, porque e o que estava em discussão.