O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

706

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

de pedagogos, que são os verdadeiros sacerdotes da civilisação, e todos elles teceram os maiores encomio? ao sr. João de Deus, todos declaravam que era urgente e necessario applicar o seu methodo, para que a instrucção primaria fosse, de facto, uma verdade real, eloquente e tangivel pelos seus effeitos em Portugal.

Não venho pedir um favor nos puderes publicos para João de Deus, para este caracter tão elevado, tão nobre e tão desprendido, que tem a eterna juventude da poesia, do amor e da fraternidade. (Apoiados.)

Venho unicamente chamar a attenção dos poderes publicos para esta obra agigantada e monumental.

Venho pedir ao sr. ministro do reino que se sirva quanto antes de procurar saber o que ha de verdade em tudo o que se diz, e que imprima o criterio official nas descripções que por ahi correm em todos os jornaes. (Apoiados.)

Vejo tambem presente o meu nobre amigo o sr. Jayme Moniz, que é dignissimo director geral da instrucção publica em Portugal, e presido á obra em que estão empenhados os esforços dos esclarecidos e zolosos empregados da sua repartição.

S. ex.ª que tem nobres aspirações ha de ajudar-me n'esta cruzada santa em que todos nós, os soldados da libertação e do progresso, os inimigos das trevas e da ignorancia, estamos de ha muito empenhados.

Não peço ao sr. ministro do reino favores nem mercês: peço simplesmente a s. ex.ª que cumpra o seu dever, e quero esperar que s. ex.ª o saberá cumprir. (Apoiados.)

Quando por toda a parte se contam milagres tão admiraveis como aquelles, cuja descripção temos em todos os jornaes, quando por lodo o paiz se narram tantas maravilhas, não devo o poder central conservar-se indifferente e de braços cruzados; antes a sua obrigação é procurar por todos os meios conhecer se alguma cousa ha a fazer para que d'este invento se tirem não só as justas glorias para o seu autor e para o paiz, mas tambem a verdadeira utilidade para a instrucção do povo. (Apoiados.)

O governo, todos os governos, a entidade moral governo, entendo eu, e entendem todos os liberaes, tem por primeira missão derramar a instrucção primaria por todo o paiz. (Apoiados.)

Sem a instrucção primaria, inutil seria dizel-o, não ha progredimentos possiveis; e nós, que estamos discutindo uma lei eleitoral, alargando o suffragio, porque tantas vezes nos queixâmos da indifferença de uns certos eleitores, a quem aliás chamâmos rudes e inconscientes, o que protestâmos sempre contra essa indifferença, seriamos duplamente culpaveis o contradictorios se negassemos ao povo, aos eleitores, aquelles a quem vamos conferir o suffragio, a maneira de se illustrarem pelos meios mais directos, mais faceis e mais proficuos. (Apoiados.)

Quereis que o paiz esteja educado para a liberdade, que o paiz esteja habilitado para tornar real a sua soberania? Muito bem; a primeira condição é espalhar profusamente a instrucção primaria por toda a nação. (Apoiados.)

Eu não quero alongar estas considerações, e creia v. ex.ª que, por muito que eu respeite e admire os grandissimos talentos do sr. João de Deus, não levantaria a minha voz n'esta casa a respeito d'este assumpto, se não estivesse profundamente convencido das excellencias do methodo.

Portanto em seguida á resposta do nobre ministro do reino, resposta a qual eu quero esperar que me ha de satisfazer, peço a v. ex.ª que me conceda a palavra, não para continuar, mas para encerrar este debate, o qual, como já disse, não pretendo alongar. (Apoiados)

Vozes: — Muito bem, muito bem.

O sr. Ministro do Reino (Rodrigues Sampaio): — Associo-me ás nobres aspirações do illustre deputado, apesar de não ser tão profunda a minha fé como a d'elle nos grandes resultados que espera do novo methodo.

E deixo-me s. ex.ª dizer-lhe a rasão da minha descrença.

Já ouvi dizer muito mais do outro methodo que se chamava repentino. Os poderes publicos não lhe faltaram com o seu auxilio, mas eu não sei hoje o que foi feito d'elle.

(Ápartes.)

Mas não foi abandonado por minha culpa, nem mesmo por culpa do illustre deputado.

E, se esse methodo de que fallou o illustre deputado fosse tão milagroso que se aprendesse em tão pouco tempo, eu quasi que teria do retirar uma reforma de instrucção primaria, porque com pouco trabalho e pouca despeza teriamos lodo o paiz habilitado para ser eleitor e mesmo elegivel.

Eu entendo que o governo deve fazer tudo aquillo que o illustre deputado aconselhou a este respeito, e ainda que a minha fé esteja algum tanto esmorecida entendo que devemos tentar tudo, porque n´essa tentativa não gastâmos grande cabedal o podemos tirar bastante proveito. (Apoiados.)

Consta-me que na repartição de instrucção publica já se apresentou um requerimento do sr. João de Deus, que o assumpto d´esse requerimento, que tem de ser sujeito á minha resolução, se está estudando, e estudado que esteja ha de fazer-se tudo quanto se poder fazer para tirar d'elle algum resultado. Por ora o illustre deputado não indicou senão este estudo.

Esse estudo prometto eu que se ha de fazer, e a repartição respectiva tem n'isso o maior empenho. Creio que tenho satisfeito o desejo do illustre deputado, que não foi mais do que se tentasse tudo para se saber o que ha de verdade e para se derramar a instrucção pelo methodo que for mais facil o breve.

Até hoje não tinha chegado nenhum pedido ao governo a este respeito. As diversas manifestações que se acham nos jornaes, se são para tomar em consideração, não são suficientes para illucidação do assumpto.

É o que tenho que dizer á camara.

O sr. Pires de Lima: — Pedi a palavra para mandar para a mesa um requerimento do engenheiro Candido Xavier Cordeiro, o qual pretende uma disposição legislativa que lhe dê direito a ser classificado engenheiro addido ao corpo de engenheria militar, nos termos do artigo 12.º do decreto com força de lei de 30 de outubro de 1868.

Peço a v. ex.ª que se digne de remetter este requerimento á commissão respectiva, para o tomar na consideração que mereça.

E pois que estou com a palavra aproveito a occasião para dizer alguma cousa sobre o importante incidente levantado pelo meu illustre amigo, o sr. Osorio de Vasconcellos.

Conheço muito escassamente o sr. João de Deus. Tenho com este illustre poeta relações pouco estreitas, o que não me impede de ser ha largos annos admirador sincero do seu brilhante talento, talento de que ha dado sobejas provas nas suas muito vulgarisadas composições lilterarias. (Apoiados.) E faço esta declaração para que se não amesquinhe o intuito, com que vou fallar do novo methodo de leitura inventado por um homem de merito verdadeiro, ao qual comtudo não me prendem laços de amisade intima.

Em annos de mais socegado viver entreguei-me pacientemente aos estudos pedagogicos, mas por tal modo os reputo complexos e difficeis, (Apoiados.) que longe e muito longe estou de me julgar competente e de querer emittir opinião segura em assumpto, que lhe diga respeito. Mas tanto quanto me é licito apreciar o novo methodo de leitura de que se trata declaro que me pareceu descobrir n'elle bellezas e perfeições, que não vi ainda em algum dos methodos usados até hoje n'este paiz.

Esta questão de methodo de aprender a ler e escrever não é tão indifferente como á primeira vista parece.

Lá fóra, a casa da escola é procurada com prazer e com anciedade; entre nós (pelo menos a mim aconteceu-me isso e creio que aos meus collegas aconteceu o mesmo) olha-se para a aula primaria como para um logar de martyrio, ou