O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

686

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Por ter saído com algumas incorrecções um projecto de lei apresentado pelo sr. deputado Marçal Pacheco na sessão de 13 do corrente, novamente se publica.

Senhores. — Pelo contrato de 21 de abril de 186-4, celebrado entre o governo portuguez e a companhia do caminho de ferro de sueste de Portugal e approvado pela carta de lei de 23 de maio do mesmo anno, foi determinada a construcção da linha ferrea do Algarve, comprehendida entre Reja e Faro.

Começaram em larga escala os trabalhos, mas as circumstancias em que infelizmente se encontrou a companhia impediram-n'a de cumprir as obrigações estipuladas, e. d'aqui veiu a originar-se a necessidade de rescindir aquelle contrato: o que foi levado a effeito pelo decreto de 23 de maio de 1866.

Ainda estão presentes no espirito de todos as difficuldades penosas que teve de superar o thesouro da nação para satisfazer as indemnisações quasi imperiosamente reclamadas pela companhia constructora. Só a parte d'essas indemnisações, relativa aos trabalhos e obras na linha do Algarve, nos custou a quantia de 750:000$000 réis, approximadamente.

A conveniencia de abrir á exploração a secção d'esta linha, entre Beja e Casevel, trouxe a necessidade de des-