O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

800

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

ou menos claro ao suffragio universal, porque desde o momento em que podem ser eleitores todos os cidadãos que sabem ler e escrever, n'uma epocha mais ou menos proxima havemos de ter necessariamente o suffragio universal. (Apoiados.)

Introduz-se assim o principio do suffragio universal sem assustar os conservadores e sem repugnancia do paiz; e tanto mais que não póde deixar de ser sympatbica a concessão do direito de votar a quem sabe ler e escrever.. Porém, emquanto não reorganisarmos completamente a nossa administração sobre a base de tirarmos ao regedor de parochia e ao administrador do concelho as armas com que elles atacam a consciencia dos eleitores, eu acceito o preceito, pela simples e unica rasao de que me é mais facil conquistar quaesquer melhoramentos na legislação administrativa do paiz, do que alcançar a conversão em lei d'este preceito, que ha de ser fecundo e de largas consequencias para o futuro.

Procedendo d'esta fórma, eu repito outra vez á illustre commissão que não tive o mais leve intuito de a esclarecer com as minhas observações.

As propostas que mando para a mesa significam apenas o desejo de chamar a sua attenção para assumptos que reputo importantes: e estimaria que a illustre commissão, em homenagem á legislação que nos rege, ao espirito publico e aos nossos costumes, concordasse em que os recursos da eleição da commissão de recenseamento fossem resolvidos pelo poder judicial. (Apoiados.)