O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[10]

guinte sessão ordinária , continuação da discussão do artigo adiado na sessão de hoje, os artigos 12, e 13 do projecto n.° §8 sobre terrenos incultos, e O projecto n.9 109 sobre a reforma das pensões; e para a sessão extraordinária , que deve principiar ás cinco horas da larde, segundas leituras, e pareceres deCom-rnissões; e levantou a sessão depois das duas horas da tarde.

RESOLUÇÕES E ORDENS DAS CORTES.

Para Filippe Ferreira de Araújo e Castro.

Illustrissimo e Excellenlissitno Senhor, —f As Cortes mandão comraunicar ao Governo que para o corrente mez de Março elegerão Presidente o Reverendo Bispo Conde , Vice Presidente António Marciano de Azevedo j e Secretários Basilio Alberto de Sousa Pinto j Thoma* d' Equino de Carvalho; João Baptista felgueiras j e Rodrigo de Sousa Castello Branco. O que V. Exc.a levará ao conhecimento de Sua Magestade

Deus guarde a V. Exc.a Lisboa Paço das Cortes em o 1.1 'de Março de 1823. — João baptista Fel-gueiras.

Para Sebastião José de Carvalho.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor.— As Cortes resolvem que o Governo informe sobre os motivos por que mandou que o Reverendo Bispo do Funchal levantasse os caídos do tempo de seus antecessores; e que se ainda he tempo, se suspenda a ordem para esse fim expedida. O que V. Exc.* levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exc.a Lisboa Paço das Cortes em o 1.° de Março de 1823. —João Baptista Fel-gueiras.

, Para Manoel Gonsalves de Miranda.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. —AsCortes mandão remèlter ao Governo, para lhe dar a consideração que julgar conveniente , o incluso offereci-znentô que faz o Juiz de Fora do Redondo , João Diogo Penis Parreira, para mudar de serviço pela Pátria, passando da qualidade de juiz á de soldado das fileiras da liberdade peninsular. Ò que V. Exc.* legará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exc.a Lisboa Paço das Cortes em o 1.° de Março de 1823. — João Baptista Fel"

SESSÃO DE 3 DE MARÇO.

A,

_BERTA a,sessão sob a presidência do Sr. Bispo Conde, leu-se e apprevou-se a acta da antecedente.

O Sr. Secretario Fclgueiras deu eonta do expediente, mencionando

/ 1.° Um officio do Ministro dos negócios da fazenda , remettendo sanccionada já. por ElRei a lei decretada em 18 de Fevereiro próximo y sobre a consolidação da divida publica. Mandou-se para o archivo das Cortes.

2.° Um officio do Ministro dos negócios da guerra, remettendo sanccionada já por ElRei a lei decretada em 14 do mesmo mez de Fevereiro próximo, sobre recrutamento de milícias. Mandou-se para ò archivo das Cortes.

Os Srs. Carvalho e Sousa, e Borges Leal, derão parte de doentes, pedindo este ultimo a abonação das faltas feitas por doente nos dias 22 e 28 do passado , e no 1.° do corrente mez. Ficarão as Cortes inteiradas.

Feita a chamada, achárãa-se presentes 106 Depu-tadss, faltando com causa 7, os Srs. Gonçalves Ramos , Gomes Ferrão, Carvalho e Sousa, Borges de Barros, Innocencio António de Miranda, Borges Leal, e Rodrigues Bandeira j e sern causa o Sr. Peixoto.

O Sr. f residente participou que á porta da safa se achavão os commandantes e oficialidade de diversos corpos militares que vinhão faz.er ás Cortes os protestos de sua firmeza na ca-usa da pátria, e offerecer-le contra o rebelde Conde deAmarante, e seus sequazes ; e tendo as Cortes dado a estes corpos a consideração com que recebeu o de n.° 18, forão mandados introduzir na sala por dois Srs. Secretários o coronel e officiaes do regimento n.° l de artilharia, e o tenente coronel commandante das brigadas de artilharia >olante; o coronel e officiaes do batalhão de caçadores nacionaes de Lisboa occidental, o coronel e officiaes de artilheiros nacionaes de Lisboa occidental; o coronel e officiaes de voluntários reaes dê milícias a pé' de Lisboa orientai; o coronel e officiaes do regimento 4» de infantaria; o tenente -coronel é officiaes do batalhão de caçadores nacionaes de Lisbop oriental; o coronel e officiaes do 1.° regimento do termo de Lisboa oriental ; o coronel e officiaes do regimento de infanteria dos voluntários do commercio; o coronel e officiaes da guarda da policia de Lisboa; o coronel e officiaes de cavallaria de voluntários do commercio; o chefe e officiaes da brigada nacional da mariqha; o coronel e officiaes do regimento de voluntários reaes de milícias a pé' de Lisboa occidental; o coronel e officiaes do regimento n.a 4. de cavallaria; o coronel e officiaes do batalhão de artilheiros nacionaes ; os officiaes regressados do Ultramar. De todos se mandou fazer menção honrosa, e que se publicasse no Diário do Governo: e ouvírãò-se com agrado as felicitações e protestos dirigidos ás Cortes pelas sociedades patrióticas, Constituição e Vigilante j e pelo tenente coronel de caçadores de Pernambuco, José de Sá Carneiro Pereira de Castro, e pelo tenente coronel do exercito, António José Baptista de Sá Pereira, mandando-se-?hes fazer a participação does-tillo por um Sr. Secretario.

Por esta occasião disse