O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

"cios écclesiasticos, mas em qualquer Repartição do Estado, para que elles tivessem aptidão; alguns empreguei eii em Repartições de Fazenda , e lá os ha bem dignos, e ale nos logares d'A(uanuenses temporários nas Administrações Geraes dos diffe-rentes Dislriclos ; porque tendo acabado as Com-rnissòes dos Egressos, e havendo nellas alguns empregados como Amanuenses, entendi que não havia inconveniente nenhum, em que passassem para as Administrações Geraes, para logares correspondentes. Por consequência apoio inteiramente o Requerimento do nobre Deputado; acho que (era toda a razão em querer, que se proporcione o mais depressa possível a sustentação desta classe desgraçada , e entendo, que urna vez, que o Governo queira, tern muitos meios á sua disposição para empregar muitos delles sem gravame do Thesouro, e com vantagem do serviço : se o illustre Deputado em logar de'pedir, que os esclarecimentos sejam pedidos ao Ministério dos Negócios Bcclesiaslicos....

O Sr. lra~^ Preto: — Eu não falío em Ministério nenhum, peço que venha pela Repartição competente, mas agora depois dos esclarecimentos do illustre Deputado, peço que se peçam pelo Ministério da Fazenda.

O Orador : — Pois então eu pediria á Mesa, que expedisse também officio ao Ministério da Fazenda, d'onde podem vir a esse respeito esclarecimentos muito aproveitáveis.

O Sr. Presidente:—Então a Mesa dará esse destino ao Requerirnerito. ,

Foi approvado o fàequerimento»

Leu-se na JVfésa o seguinte :

REQUERIMENTO. — Requeiro, que de novo se offi-cie ao Ministério dos Negócios do Reino, pedindo-lhe com urgência a remessa dos esclarecimentos, que lhe foram pedidos em virtude do meu Requerimento de 2 d'Agosto , que foi approvado por es-ta Camará, ou que declare, se ha inconveniente Bfn os remetter, e que inconveniente seja. — Peço a urgência — 6 de Setembro de 1842. — /. G. da

o

Silvo, Sanchcs* • •

Foi julgado urgente—-e approvado.

O Srf Brandão e Sonsa: — Sr. Presidente, no Correio Português de hontern vem rim artigo de-,baixo do titulo de curiosidades , onde se diz a quantia, que ha de notas de cobre do Contracto do Tabaco selladas na Junta do Credito Publico, ve accrescenta que além destas consta haver outras, qiie não são selladas , e que se previne disto o publico para não ser illudido — como caixa do Contracto do Tabaco cumpre*me asseverar nesta Camará , que não ha nem uma só nota do Contracto do Tabaco, que não seja sellada , e que o Contracto dá um conto de reis por cada urna , que possa .apparecer. Sei bern que se poderá dizer, que esta resposta era para ser dada n.'um Periódico, mas eu creio, que não ha resposta mais solemne , que esta dada a face de um Parlamento como este. (Apoiados).

O Sr. Presidente: — Acabou-se a inscripção, e portanto passamos á ordem do dia.

ORDEM DO DIA.

Continuação da discussão do JÍrt. 1.° do Projecto N.° 6. (Pid. Sessão de hontein).

O Sr. Dias e Sousa :—Sr. Presidente, a discussão que houve hontem na especialidade deste arli-