O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 48

SESSÃO DE 28 DE DEZEMBRO DE 1891

Presidencia do ex.mo sr. Antonio de Azevedo Castello Branco

Secretarios - os ex.mos srs.

José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Antonio Teixeira de Sousa

SUMMARIO

Tres officios: um do ministerio do reino, acompanhando um documento requerido pelo sr. Eduardo José Coelho; outro da associação industrial portugueza, remettendo a copia de uma representação sobre o projecto da reforma da pauta; e outro do sr. Simões de Almeida, com uma representação das fabricas de tecidos de grossarias sobre o mesmo projecto.- Representações apresentadas pelos srs. Custodio de Almeida, Manuel de Arriaga, João Arroyo, Oliveira Martins e Jacinto Candido.- Justificações de faltas dos srs. Freitas Branco, Greenfield de Mello, Ignacio Franco, Manuel de Arriaga, Ferreira Freire, Estevão de Oliveira, Soares de Albergaria, Baptista de Sousa e Souto Rodrigues. - O sr. José Julio Rodrigues censura o procedimento havido, por parte dos poderes publicos, para com o alferes do ultramar, ex-commandante do forte de S. João Baptista de Ajudá, Manuel José Ferreira dos Santos.- A requerimento do sr. José de Castro é posto em discussão, e seguidamente approvado, o projecto de lei n.°184, de 1890.- O sr. Manuel de Arriaga estranha a demora que tem havido na remessa dos documentos que pediu, relativamente nomeação de um conego para a sé de Evora. Insta por esses documentos, de que carece para realisar a sua interpellação. - O sr. Custodio de Almeida acompanha com algumas considerações uma representação que mandou para a mesa. - O sr. Christovão Pinto dirige uma pergunta ao governo sobre o tratado da India, e pondera que, se for estabelecido um regimen provisorio, é conveniente que não se interrompam as negociações começadas.- O sr. ministro das obras publicas declara que transmittirá a pergunta e considerações do sr. deputado aos seus collegas dos negocios estrangeiros e da marinha.- O sr. Jacinto Candido, depois de apresentar uma proposta relativa á constituição da commissão de industria, responde a algumas observações feitas pelo sr. José Julio Rodrigues em referencia á suppressão da escola de desenho industrial de Angra do Heroismo. E approvada a proposta.- O sr. Arroyo, ao mandar para a mesa uma representação relativa ao projecto das pautas, pede que sejam distribuidas em annexos todas as que ainda vierem á camara sobre o mesmo assumpto. - O sr. José Julio Rodrigues, por consentimento da camara, usa novamente da palavra para explicar, em resposta ao sr. Jacinto Candido, as rasões que o levaram a tratar da questão relativa á escola industrial de Angra do Heroismo.
Na ordem do dia continua a interpellação do sr. José Julio ao sr. ministro das obras publicas sobre a reforma do ensino technico industrial, e prosegue no seu discurso, começado na sessão anterior, o sr. Dias Costa, que analysa detidamente a reforma. - Responde-lhe o sr. Adriano Monteiro, que fica ainda com a palavra reservada.- Apresenta uma proposta de lei o sr. ministro da marinha.- Commissão de industria nomeada pela presidencia.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada 44 srs. deputados. São os seguintes : - Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro, Agostinho Lucio e Silva, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio de Azevedo Castello Branco, Antonio Manuel da Costa Lereno, Antonio Maria Cardoso, Antonio Maximo de Almeida Costa e Silva, Antonio Mendes Pedroso, Antonio Sergio da Silva e Castro, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida, Eduardo Augusto da Costa Moraes, Eduardo de Jesus Teixeira, Feliciano Gabriel de Freitas, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, João Alves Bebiano, João de Barros Mimoso, João de Paiva, João Simões Pedroso de Lima, João d Sousa Machado, Joaquim Germano de Sequeira, Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, José Antonio de Almeida, José Augusto Soares Ribeiro de Castro, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José Freire Lobo do Amaral, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Julio Rodrigues, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Greenfield de Mello, José Monteiro Soares de Albergaria, luciano Cordeiro, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Manuel do Arriaga, Manuel Francisco Vargas, Marcellino Antonio da Silva Mesquita, Matheus Teixeira de Azevedo, Pedro Ignacio de Gouveia, Thomás Victor da Costa Sequeira e Visconde de Tondella.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abilio Eduardo da Costa Lobo, Adolpho da Cunha Pimentel, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Alfredo Cesar Brandão, Alfredo Mendes da Silva, Antonio Baptista de Sousa, Antonio Eduardo Villaça, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Maria Jalles, Antonio Maria Pereira Carrilho, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Arthur Hintze Ribeiro, Augusto José Pereira Leite, Augusto Maria Fuschini, Caetano Pereira Sanches de Castro, Carlos Lobo d'Avila, Carlos Roma du Bocage, Christovão Ayres de Magalhães Sepulveda, Elvino José de Sousa e Brito, Estevão Antonio de Oliveira Junior, Eugenio Augusto Ribeiro de Castro, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco de Castro Mattozo da Silva Côrte Real, Francisco José Machado, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Candido da Silva, José Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João José d'Antas Souto Rodrigues, João Marcellino Arroyo, João Maria Gonçalves da Silveira Figueiredo, Joaquim Simões Ferreira, José de Azevedo Castello Branco, José Dias Ferreira, José Frederico Laranjo, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Maria dos Santos, José Maria de Sousa Horta e Costa, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz Gonzaga dos Reis Torgal, Manuel d'Assumpção, Manuel Constantino Theophilo Augusto Ferreira, Manuel Pinheiro Chagas, Marianno Cyrillo de Carvalho, Pedro Victor da Costa Sequeira e Tito Augusto de Carvalho.
Não compareceram á sessão os srs.: - Albano de Mello Ribeiro Pinto, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Antonio Jardim de Oliveira, Antonio José Arroyo, Antonio José Ennes, Antonio José Pereira Borges, Antonio Pessoa de Barros e Sá, Antonio Teixeira de Sousa, Aristides Moreira da Motta, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Urbano Monteiro de Castro, Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppe, Augusto Cesar Elmano de Cunha e Costa, Augusto da Cunha Pimentel, Augusto Vidal de Castilho Barreto e Noronha, Barão de Paçô Vieira (Alfredo), Bernardino Pacheco Alves Passos, Bernardino Pereira Pinheiro, Conde do Covo, Conde de Villa Real, Eduardo Abreu, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, Eduardo José Coelho, Emygdio Julio Navarro, Fernando Mattozo Santos, Fidelio de Freitas Branco, Fortunato Vieira das Neves, Francisco de Barros Coelho e Campos, Francisco José de Medeiros, Francisco Severino

57