O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 108 )

'costa mais baixa, onde'desemboca no mar o Vouga, formando cora a ria de Ovar a barra de Aveiro, passado este ponto não ha tnais porto algum até ao Cabo Mondego. A partir do Cabo Mondego ale ao da Roca, é conhecido de todos os Navegantes, que a forma côncava da costa é summa-tnente perigosa para os navios, que alli se acham aterrados, quando os surprehende a travessia, no qual caso o naufrágio é quasi inevitável ; por consequência, portos e asylos nesta extensão da costa são da maior importância; ahi offerece a natureza dous asylos, um e o porto da Figueira da Foz, porto qu,e poderia ser de muita vantagem, se não estivesse quasi inteiramente obstruído com as áreas, o outro porto e a concha de S, Martinho. Por agora o meu objecto e oceupar-me do porto dá Figueira da Foz. A necessidade do melhoramento deste porto tinha sido reconhecida ha muito tempo, e já ha 4 ou 5 annos o Governo de Sua Magestade mandou ao Inspector das Obras Publicas do Centro do Reino, que examinasse aquelle porto, e se desse ao trabalho de estabelecer o systema de obras, o seu melhoramento. O Inspector das Obras Publicas do Centro do Rei:io acceitou aquelle encargo, examinou as causas, donde provinha aquella obstruc-ção , designou os meios de nllenuar estas causas, « remediar os seus effeitos, e apresentou ao Governo uma Memória, a qual foi approvada ; o Ministério mandou abrir urn concurso para esta obra, o qual se abrio com effeito, e ate se mandou annun-ciar dentro e fora do Reino. Não houve concorrentes, e não os havendo o Governo remetteu ás Cortes esse mesmo trabalho, e na Secretaria da Camará existe um Parecer de Com missão a este respeito, tendente a levar-se a effeito a obra por conta do Governo; visto não haver concorrente algum. Este Parecer porem não teve seguimento; o tempo cor-Teu, e correndo o tempo os males que se pertendiam diminuir ou atalhar, cresceram e muito considerabi-lissimamente. Ha dous annos as grandes cheias do Mondego arruinando uma parte das margens da Murraceira, Ilha qne existe na Foz, trouxeram das margens arruinadas desta Ilha grande quantidade de enf.ulho ao porlo, _o que, junto com as áreas, augmentou os obstáculos, a ponto que está sendo do maior iricómmodo e risco a entrada ha Foz do Mondego. Nestas circutnstancias aconteceu que a actual Companhia de Carvão de Pedra , tendo explorado com mais atlençào em vários pontos as montanhas, que ficam para cima de Buarcos, e cujo prolongamento forma o Cabo Mondego, achou que ahi existem grandes camadas de carvão de pedra, e lendo multiplicado as escavações, estas corresponderam á sua esperança.

A Companhia para poder ter fácil sahida ao seu género, combinou em fazer uma espécie de molhe na anceada de Buarcos , mas calculando as despe-zas necessárias para esta obra , assentou que lhe convinha mais melhorar o porto da Figueira, e tomar a si obra tão importante não só pelo que diz respeito á Navegação costeira, mas á interior, por quanto achando-se a Foz do Mondego inteiramente obstruida, necessariamente obstruído se hade achar o alveo do rio, e sem melhorar esta parte interior do alveo, não e' possível melhorar a Navegação do rio. O Governo não podia desprezar, nem desprezou esta Proposta, e sobre informação

e parecer dó inspector Geral de Obras Publicas do Reino mandou proceder a uru contracto coro o Proponente, contracto que se celebrou,, c ficou dependente da approvação das Cortes. É este Contracto que se acha celebrado, que eu tinha a pedir ao Sr. Ministro do Reino que o fizesse presente á Camará quanto antes, por isso que é de todo b interesse que este negocio se conclua com toda a brevidade, porque dependendo aquelias obias em grande parte da promptificação de madeiras, e devendo estas madeiras ser cortadas em quanto o tempo o permitte, perder-se-ía unianno inteiro, se por acaso este Contracto ficasse sem ser sanccionado nesta Sessão, e seria do maior interesse que o fosse quanto antes. Peço por conseguinte a V. Ex.a que tenha a bondade de remelter este negocio á Camará, e a discussão provará se o Projecto deve ou não ser approvado.